filmeu

Disciplina Introdução à Inteligência Artificial

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como objetivo conferir competências introdutórias no campo da Inteligência Artificial, dotando os alunos de conhecimentos sólidos e estruturados que lhes permitam entender conceitos teóricos e desenvolver código para resolução de problemas práticos de IIA.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Noções básicas de IA vários domínios.
    • Procura de caminhos, orientação e navegação: grafos, algoritmos de Dijkstra e A*, grelhas e malhas de navegação, funções de custo.
    • Decisões: árvores de decisão, máquinas de estados, árvores de comportamento, outras abordagens.
    • Aprendizagem: noções básicas, previsão de ações, classificadores de Bayes, outras abordagens.
    • Jogos de tabuleiro: noções básicas, família de algoritmos minimax, MCTS, outras abordagens. 
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Domínio das noções básicas de Inteligência Artificial.
    2. Domínio de conceitos básicos e intermédios de movimento inteligente e procura de caminhos.
    3. Domínio de conceitos intermédios e avançados na tomada de decisões através de máquinas de estado, árvores de comportamento, entre outros.
    4. Domínio de tópicos de Inteligência Artificial em jogos de tabuleiro.
    5. Capacidade de resolver problemas envolvendo os conceitos adquiridos, tanto a nível abstrato como ao nível prático (programação).
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    • A lecionação é constituída por aulas teórico-práticas.
    • A componente teórica é essencialmente expositiva, sendo a teoria apresentada em conjunto com exemplos concretos.
    • Na componente prática são desenvolvidos e resolvidos problemas práticos ao nível da programação relacionados com a teoria lecionada.
    • Nesta unidade curricular a avaliação inclui os seguintes elementos:
      • Avaliação teórica, sob a forma de teste escrito, exercícios, com peso de 30% na nota final (nota mínima: 9.5 valores).
      • Avaliação prática (projetos/problemas de programação/apresentações), com peso de 70% na nota final (nota mínima: 9.5 valores).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Russel, Stuart; Norvig, Peter: Inteligência Artificial: Uma abordagem Moderna. Tradução da 3ª. Campus Editora. 2013
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios