filmeu

Disciplina Produção de Som

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina Produção de Som visa favorecer a consolidação de conhecimentos e competências em torno dos equipamentos de estúdio, técnicas de edição áudio/ MIDI , síntese sonora e mistura nos contextos da produção audiovisual e musical. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.1 Microfones e padrões direccionais;

    1.2. Técnicas genéricas de captação mono, estéreo e multicanal;

    1.3. Interfaces áudio: conceitos teóricos associados à conversão AD/DA;

    1.4. Teorema Nyquist;

    1.5. Equipamentos de estúdio: mesa de mistura (signal flow), equalizadores, processadores dinâmicos, efeitos e de modulação.

    2. Introdução ao protocolo MIDI;

    2.1 Configuração de Sistemas e Ligações;

    2.2. Mensagens e Controladores MIDI;

    3. Síntese Sonora

    3.1. Breve contextualização histórica: do analógico ao digital;

    3.2. Síntese Subractiva;

    3.3. Sistemas Híbridos VCO/ DCO;

    3.4. Síntese Aditiva;

    3.5. Síntese FM;

    3.6. Síntese Granular;

    3.7. Sampling;

    3.8. Modelização Física;

    4. Produção Áudio

    4.1. Introdução ao AVID Pro tools;

    4.2. Edição Áudio/MIDI;

    4.3. Instrumentos Virtuais para Design Sonoro;

    4.4. Técnicas Mistura e Masterização;

    4.5. Automação de Efeitos Sonoros.

    4.6. Técnicas de Normalização Dinâmica;

    5. Projectos Multimédia

    5.1. Produção Musical e Audiovisual;

  • Objetivos

    Objetivos

    A disciplina tem como objectivo geral favorecer o desenvolvimento de competências na concepção de materiais multimédia e discográficos, no que se refere especificamente às técnicas de produção áudio no âmbito da síntese sonora, produção e composição musical MIDI. São apresentados as várias metodologias de criação sonora por meios electroacústicos e aplicações informáticas. Deste modo, os alunos desenvolverão competências com elevado grau de autonomia quer na concepção de narrativas sonoras em contexto audiovisual quer na consolidação de bandas sonoras musicais quer na produção de projectos discográficos no que se refere à mistura e masterização. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A disciplina organiza-se segundo sessões teóricas de exposição oral para consolidação de conhecimentos teorico-práticos em torno dos conceitos teóricos associados ao áudio digital e equipamentos de gravação e reprodução de som em contexto de estúdio. Estas sessões são apoiadas através de equipamentos de projeção audiovisual, síntese sonora, sistemas sonoros de reprodução, estações informáticas individuais, software de produção e teclados MIDI. Materiais bibliográficos de apoio ao estudo e informação complementar associado ao funcionamento das aulas são disponibilizados através da plataforma e-Learning Moodle.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CASE, Alexander (2007), Sound FX: unlocking the creative potential of recording studio effects, Oxford, Focal Press-Elsevier.

    FONSECA, Nuno (2006), Introdução à Engenharia do Som, Lisboa, Lidel.

    HUBER, David M., RUNSTEIN, Robert E. (2017), Modern Recording Techniques, Oxford, Focal Press-Elsevier.

    RUMSEY, Francis, McCORMICK, Tim (2009), Sound and Recording, Oxford, Focal, Press-Elsevier. 

    RUSS, Martin, (2009), Sound Synthesis and Sampling, Oxford, Focal Press-Elsevier.

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios