filmeu

Disciplina Atelier de Sonoplastia para a Imagem

  • Apresentação

    Apresentação

    Os objetivos do design de som para a imagem:

    • Teoria do som para filmes - som e imagem na mídia audiovisual não são divisíveis. Embora possa existir uma harmonia entre os dois sentidos, suas convenções estão sujeitas a manipulação e subversão pelo design do som. Este curso acompanha a história tecnológica e estética do som para filmes, fundamentando os alunos em seu referencial teórico.
    • Som de produção - Espera-se que os estudantes obtenham exposição teórica e prática à gravação de som na produção. Particularmente na preparação para o segundo semestre do curso seguinte, técnicas e práticas básicas são abordadas nesta aula.
    • Música / Teoria do Design - A teoria musical básica é fundamental para o design de som inteligente, especialmente quando se usa relacionamentos tonais para desenvolver o humor e estabelecer ritmos sônicos.
    • Software Facility - embora o software seja abordado em outras aulas, é imperativo que os alunos trabalhem no software de edição de som em todas as aulas de design.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teoria do som para filmes

    • Psicoacústica
      • Física do som, mecanismo auditivo, interação cerebral
    • História estética
      • Era silenciosa, estética wagneriana, diálogo, música popular no cinema, foleys e efeitos sonoros, desenvolvimento de ambientes, edição modernos
    • História Tecnológica
      • Traçar o som do cilindro de cera para Dolby 7.1 e Atmos
    • Fenomenologia
      • Comparar dois filmes, observar o uso da metáfora para criar experiências fenomenológicas para os espectadores
    • Teorias Modernas
      • Semiótica estrutural, diegese, relação retórica entre o dito e o mostrado

    Som de produção

    • Microfones
      • transdutores, padrões de captação, requisitos de energia
    • Booming
      • praticar em várias configurações

    Teoria da música

    • Teoria básica
      • escalas, tons, notação rítmica, intervalos, melodia, harmonia, dissonância, consonância, círculo dos quintos

    Programas

    • Instrução e prática com o ProTools midi e edição para todas as tarefas de somc
  • Objetivos

    Objetivos

    • Teoria - Os alunos aprendem a linguagem cinematográfica fundamental do som e sua evolução tecnológica. Eles entenderão as qualidades e efeitos psicoacústicos do som, da física do som ao processamento auditivo e ramificações emocionais. O aluno poderá analisar criticamente os filmes com atenção ao som e à narrativa. Os alunos debaterão questões estéticas e acessarão a teoria do som do filme no que se refere à semiótica e diegese, com foco no som do filme como expressão fenomenológica. Além desses fundamentos históricos e teóricos, os alunos aprenderão sobre o ambiente profissional e as posições de emprego em departamentos sólidos.
    • Som de produção - Os alunos aprendem e praticam o básico da gravação de som no local, em preparação para a segunda aula do semestre.
    • Teoria Musical - Os alunos aprendem o básico de afinação, escalas, modos, ritmo, intervalos, harmonia e dissonância.
    • Software - os alunos têm prática adicional no ProTools para esta aula.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Este curso é um diálogo constante, uma narrativa onde as teorias do som do cinema são articuladas com exemplos no teatro/sala de aula e constantemente abertas à discussão em aula. O estúdio de som surround é um ambiente inovador para esse envolvimento e proporciona um local de reflexão e treino auditivo através da audição e visualização crítica. Cada semana é articulada com leituras. Quando os alunos escrevem os seus trabalhos e apresentam as suas conclusões aos colegas, são forçados a articular a teoria aprendida e a interagir com os seus pares.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BECK, Jay (2008), Lowering the Boom: Critical Studies in Film Sound, University of Illinois Press.

    CHION, Michel (1994),  AudioVision, New York, Columbia University Press.

    CHION, Michel (1998), The Voice in Cinema New York, Columbia University Press.

    CHION, Michel (2009), Film: A Sound Art. Columbia University Press.

    COOK, Nicholas (1998), Analysing Musical Multimedia, Oxford, Oxford University Press.

    FISCHER, Lucy (1977), Enthusiasm: From Kino-Eye to Radio-Eye. Film Quart, Vol. 31 No. 2, Winter, 1977-1978;

    HUBER, David M., RUNSTEIN, Robert E. (2005), Modern Recording Techniques, Oxford, Focal Press-Elsevier.

    KERNER, Marvin M (2009),The Art of the Sound Effects Editor , Boston, Focal Press

    SONNENSCHEIN, David (2001), Sound Design: The Expressive Power of Music, Voice, and Sound Effects in Cinema, Studio City, Michael Wiese Productions..

    WEIS, Elisabeth (1985), Film Sound: Theory and Practice, New York, Columbia University Press.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios