filmeu

Disciplina Artes Sónicas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC equipa os alunos com conhecimentos sobre práticas artísticas que exploram o som de modo experimental, e incorporam a invenção do próprio meio no processo criativo. Simultaneamente, fornece conhecimentos científicos que os ajudam a distinguir como qualquer trabalho sonoro ou audio-visual conduz a percepção. Os conteúdos teóricos do programa destinam-se a inspirar o desenvolvimento dos trabalhos práticos. Simultaneamente, ajudam os alunos a contextualizar o seu trabalho no panorama das artes sónicas. O acompanhamento tutorial do trabalho prático foca-se na relação entre motivações, processo criativo e percepção. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Práticas artísticas

    • Sistemas e instrumentos sonoros, visuais e audio-visuais
    • Instalações sonoras
    • Sistemas de notação gráfica

    2. Ferramentas de análise

    • Interacção / esforço cognitivo
    • Dinâmica sonora e visual / atenção
    • Relações audio-visuais / esforço cognitivo & atenção
    • Semântica/ atenção

    3. Trabalho prático (cumulativo)

    • Opção A:
      Criação dum mecanismo visual > Composição de paisagem sonora > Performance ou instalação
    • Opção B:
      Criação dum mecanismo sonoro > Performance ou instalação > Composição de peça sonora
    • Opção C:
      Gravação dum percurso sonoro > Sistema de notação gráfica que o reinterpreta > Peça sonora; articulação com animação de luz, no espaço físico
    • Comum a A/ B/ C:
      Website com investigação, documentação, contextualização e análise do trabalho
  • Objetivos

    Objetivos

    - Adquirir conhecimentos sobre uma diversidade de práticas artísticas que incluem o som como material de trabalho.
    - Desenvolver a capacidade de analisar um trabalho criativo relacionando ciências da percepcção, teoria audio-visual e teoria do som.
    - Desenvolver processos criativos experimentais, que explorem relações entre som, movimento de luz, performance e espaço.
    - Desenvolver autonomia na investigação e aprendizagem.
    - Desenvolver a capacidade de contextualizar o trabalho criativo pessoal no panorama das artes sónicas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos e métodos de trabalho são adaptados às particularidades, interesses e competências de cada estudante.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Blesser, B., Salter, L.R. - Spaces Speak, Are you listening? MIT Press, 2007.
    • Moritz, William - The Dream of Color Music, And Machines That Made it Possible. Animation World Magazine, 1997. 
    • Nyman, M. - Experimental Music: Cage and Beyond. Cambridge University Press, 1999.
    • Sá, Adriana & Tanaka, Atau - A Parametric Model for Audio-Visual Instrument Design, Composition and Performance. Live Visuals - History, Theory, Practice, Routledge, 2022. ISBN 9781032252681 
    • Sá, Adriana - The variables of Spatial Presence: a parametric model. Proceedings of xCoAx. Milan: 2019.
    • Sá, Adriana - Designing Musical Expression. Proceedings of xCoAx. Porto, 2017.
    • Sá, Adriana et al. - Live Interfaces: Seeds of Debate. International Conference on Live Interfaces 2014, pp. 14-28. Lisboa: Universidade do Porto, Universidade NOVA de Lisboa & University of Sussex, 2015.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios