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Disciplina Computação Audiodigital: Cinema e Vídeo

  • Apresentação

    Apresentação

    Conhecer técnica e conceptualmente o processo de criação audiovisual.

    Aplicações e técnicas de captação, de design sonoro com recurso à síntese de som, de forma a compreender os mecanismos que permitem a articulação entre som e imagem.

    Saber planificar e definir projetos e métodos de trabalho no campo da edição e pós-produção áudio em articulação com a pós-produção de vídeo.

    Compreender a linguagem da edição de vídeo aplicada ao som.

    Utilizar expressivamente os diferentes conteúdos apreendidos através do desenvolvimento de projetos audiovisuais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Semiótica do discurso áudio.

    Perspetivas semióticas da música na comunicação audiovisiual.

    Edição e pós-produção áudio (Avançado);

    Técnicas de Mistura (Avançado);

    Edição e síntese sonora aplicada em contexto vídeo.

    Plug-Ins de efeitos especiais.

    Automação de efeitos sonoros.

    Técnicas de normalização dinâmica em LUFS (EBU R128) e True Peak.

    Síntese e design sonoro.

    Criação sonora: montagem de narrativas/estruturas sonoras.

    Composição sonora.

    Restauro áudio.

  • Objetivos

    Objetivos

    Identificar todas as fases do processo de edição, bem como os seus métodos e técnicas, através do software de edição não-linear.
    Demonstrar autonomia no domínio das aplicações áudio e respectivas ferramentas, no que respeita especificamente à edição, mistura/masterização e criação sonora (design sonoro), em contexto audiovisual.
    Compreender os mecanismos semióticos que permitem compreender a articulação som/imagem, demonstrando autonomia na consolidação de um projecto utilizando o discurso áudio como elemento integrante de um documento multimédia, potenciando a eficácia comunicacional deste.
    Capacidade de operar em pós-produção independentemente do equipamento utilizado.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Workshops direcionados ao programa da UC.

    Masterclasses com profissionais do mercado.

    Produção de conteúdos semelhantes ao exercício final e análise crítica dos mesmos, numa perspectiva de "hands on".

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AMENT, Vanessa (2009), The Foley Grail: The Art of Performing Sound for Film, Games, and Animation, Oxford, Focal Press.


    CANCELLARO, Joseph (2006), Exploring Sound Design for Interactive Media, sl, Thomas Delmar Learning.

    FARNELL, Andy (2010), Designing Sound, Cambridge, Massachusetts, MIT Press.

    GIBBS, Tony (2007), The Fundamentals of Sonic Art and Sound Design, Laussane, AVA Publishing SA.

    GOTTLIEB, Gary, (2007), Shaping Sound in the Studio and Beyond: audio aesthetics and technology, Boston, Thompson Course Technology.

INSCRIÇÃO AVULSO
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