filmeu

Disciplina Edição do Som: Técnicas de Estúdio

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de insere-se no plano geral de formação em Edição de Som da licenciatura e tem como principais objectivos fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos avançados sobre a edição e mistura de sons e músicas em ambiente digital, domínio técnico das ferramentas de trabalho em softwares de produção de som e música, tais como igualização, espacialização, efeitos, estéreo, compressão, reverberações, delays, processamento dinâmico e técnicas de mistura final, sempre em ambiente de estúdio. Pretende-se que os alunos desenvolvam trabalho em projectos para cinema, utilizando as técnicas de mistura multicanal - Surround 5.1.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Módulo Prático Técnicas Avançadas para trabalhar em Ambiente de Estúdio Técnicas de Criação de Projectos Multicanal Técnicas Avançadas para Edição de Música e Som para Imagem Técnicas Avançadas de utilização de Plug-ins, Equalização, Processamento Dinâmico, Reverbeação e Delays Recuperação de Gravações em Mau Estado Extração de Ruídos Exports e Deliveries para diferentes Media Noções Pré Masterização
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivo da unidade curricular: Esta unidade curricular tem como objectivo a aquisição de conhecimentos técnicos de trabalho em estúdio, quer em trabalhos de música ou em trabalhos de pós-produção áudio para trabalhos de televisão, cinema, animação. Objectivos específicos: Criação e desenvolvimento de projetos áudio, tomando em linha de conta todas as fases dos mesmos; Analise técnica e criativa de trabalhos realizados pelos alunos; Capacidade de integração do trabalho específico de som em ambiente de estúdio.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Análise crítica de trabalhos reconhecidos, com foco na semiótica e estética do som. Realização de exercícios de prática combinados com as metodologias teóricas e as análises crºiticas trabalhadas nas aulas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    GOTTLIEB, Gary (2007) - Shaping Sound in the Studio and Beyound: Audio Aesthetics and Technology. Boston: Delmar. LANGFORD, Simon (2013) - Digital Audio Editing - Correcting and Enhacing Audio in ProTools, Logic Pro, Cubase e Studio One, Focal Press PURCELL, JOHN (2013) - Dialogue Editing for Motion Pictures - A Guide to the Invisible Art, Focal Press BARLETT, Bruce (2009) - Pratical Recording Techniques, Burlington, Focal Press. FONSECA, Nuno (2006) - Introdução à Engenharia do Som, Lisboa, Lidel.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Avaliação de participação

    18-12-2025

    10%

    Projeto final de avaliação

    09-01-2026

    55%

    Poema Sonoro

    12-12-2025

    35%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios