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Apresentação
Apresentação
A disciplina assume-se como um atelier de formação avançada nos domínios da gravação e mistura de projectos musicais e audiovisuais. Os variados conceitos associados ao áudio digital serão aprofundados ao mesmo tempo que se favorece o desenvolvimento de competências na utilização dos variados meios de gravação e configuração de sistemas de hardware/ software tanto em contexto de estúdio, como nos conetxtos que exijam captações exteriores. Os alunos serão estimulados a consolidarem todas as etapas do processo de produção de projectos musicais e audiovisuais e assim demonstrarem total automonia na concepção de materiais sonoros.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT907-11783
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Estudo avançado de microfones e sistemas de pré-amplificação: especificações técnicas e aplicabilidade;
2. Soma analógica e digital: considerações práticas;
3. Sistemas de conversão AD/DA e configuração de sistemas DSP/ HDX;
4. Sistemas de medição: VU, dBFS, dBTP, dBu, dBv, LUFS, RMS;
5. Análise de gráficos: análise espectral (AVG TIME, PEAK, SUMM), análise vectorial, campo sonoro (antifase), correlação de fase;
6. Técnicas de captação estéreo e multicanal (surround): Blumlein, XY, AB, MS, ORTF, Decca Tree, ORTF+AB, DoubleMS, OCT, Hamazaki, IRT Cross e Ambinonics;
7. Técnicas específicas de captação de instrumentos musicais;
8. Supressão de fenómenos associados ao phasing/ comb-flitering;
9. Técnicas avançadas de mistura/ masterização em estéreo e surround 7.1;
10. Técnicas avançadas de supressão de ruído e restauro;
11. Técnicas de captação para rádio/ cinema/ televisão: foley, location e field recording;
12. Introdução à mistura de projetos em som imersivo (Dolby Atmos to Binaural);
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Objetivos
Objetivos
A disciplina tem como objectivo geral favorecer o desenvolvimento de competências na concepção de materiais multimédia, no que se refere especificamente às técnicas de captação/ registo, produção e pós-produção áudio de projectos audiovisuais e musicais. A disciplina aprofunda conceitos previamente apreendidos nos domínios do áudio digital, técnicas de captação e mistura/ masterização. No entanto, procura-se potenciar a criatividade agora em novos contextos da produção musical e reprodução multicanal (surround) para cinema. Deste modo, o alunos devarão demonstrar competência e autonomia na consolidação de: a) narrativas sonoras a partir de variadas referências artísticas; b) projectos musical (gravação de instrumentos musicais); c) Projecto de gravação, pós-produção em surround.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A disciplina organiza-se segundo sessões teóricas de exposição oral para consolidação de conhecimentos teorico-práticos em torno das técnicas de gravação e mistura. Esdtas sessões são apoiadas através de equipamentos de projeção audiovisual e sistemas sonoros de reprodução. Materiais bibliográficos de apoio ao estudo e informação complementar associado ao funcionamento das aulas são disponibilizados através da plataforma e-Learning Moodle. As sessões práticas serão maioritariamente leccionadas em contexto de estúdio de gravação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
CASE, Alexander (2007), Sound FX: unlocking the creative potential of recording studio effects, Oxford, Focal Press-Elsevier.
HUBER, David M., RUNSTEIN, Robert E. (2017), Modern Recording Techniques, Oxford, Focal
KATZ, Bob (2002), Mastering Audio: the art and the science, Oxford, Focal Press.
IZHAKI. Roey (2008), Mixing Audio: concepts, practices and tools, Burlington, MA, Focal Press-Elsevier;
KATZ, Bob (2007), Mastering Audio: the art and the scienceI, Burlington, Focal Press.
OWSINSKY, Bobby (2017), The Audio Mastering Handbook 4th Edition, Boston, Thompson Course Technology.OWSINSKY, Bobby (2017), The Recording Engineers Handbook, Boston, Thompson Course Technology.
OWSINSKY, Bobby (2022), The Mixing Engineers Handbook 5th Edition, Vallejo, MIX Books.
RUMSEY, Francis, McCORMICK, Tim (2009), Sound and Recording, Oxford, Focal
Press-Elsevier.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim