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Disciplina Arqueologia e Paisagens Sonoras

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina pretende examinar diferentes formas de pensar o mundo sonoro e provocar um tipo de escuta profunda focada em questões relevantes para a sociedade e a cultura. Visando introduzir os alunos ao campo dos Estudos do Som e familiarizá-los com os debates e questões atuais nesta área, o objetivo é ajudá-los a desenvolver uma compreensão mais ampla sobre a relação entre a experiência sensorial - a escuta - e o ambiente social, natural, político e histórico. Os alunos irão explorar uma variedade de práticas de escuta enquanto examinam as dimensões criativas, políticas e sociais do som. Os tópicos abordados incluem aspetos específicos da cultura auditiva como: som, silêncio e ruído; arte sonora e a sua ligação a questões éticas, políticas e ecológicas; arqueologia e ecologia acústica; sons ambientais, pré-históricos, arquitetónicos e urbanos; gravação de som e análise da paisagem sonora, entre outros. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Introdução: Pensar com os Ouvidos
    2. Arqueologia Acústica
    3. Paisagem Sonora, Identidade e Comunidade 
    4. Métodos e Processos Criativos da Escuta
    5. Voz e Oralidade 
    6. Poéticas do Ruído
    7. Comodificação do Silêncio
    8. Arquitetura aural e a “voz” dos edifícios
    9. Antropologia e Geografia Sónica
    10. O uso do Som nos Media
    11. Arte Sonora enquanto Arte Pública 
    12. Ecologia e Ambiente na Arte Sonora Contemporânea
  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos ficarão habilitados a identificar os principais conceitos dos Estudos do Som e a apontar as diferentes práticas sonoras, bem como os seus discursos e principais agentes que os descrevem. No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de demonstrar compreensão sobre os desafios da escuta e das gravações de campo como métodos de investigação. Pretende-se também desafiar os alunos a repensar as suas ideias sobre o universo sonoro, bem como a desenvolver novos interesses em torno da cultura auditiva. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Ao examinar diferentes perspectivas sobre o mundo sonoro e promover uma escuta profunda, as metodologias desta unidade curricular irão proporcionar aos alunos oportunidades de imersão na experiência sonora, estimulando uma compreensão mais profunda das complexas interações entre som, sociedade e cultura. Isso requer uma abordagem interdisciplinar que envolve práticas de escuta ativa, análise crítica de obras de arte sonora, debates éticos e políticos e exploração das dimensões ambientais e arquitetónicas do som. Será incentivada a participação ativa dos alunos, permitindo-lhes explorar a paisagem sonora de forma prática e refletir sobre o seu significado social, político e histórico. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Augoyard, Jean-François and Torgue, Henry. 2005. Sonic Experience – A Guide to Everyday Sounds, McGill-Queen’s University Press, Québec

    Blesser, B. & L.-R. Salter, 2007. Spaces Speak, Are You Listening? Experiencing aural architecture. Cambridge,MA: MIT Press.

    LaBelle, B., 2010. Acoustic Territories / Sound Culture and Everyday Life. New York: Continuum International.

    Schafer, R. Murray. 1994 (1977). The Soundscape: Our Sonic Environment and the Tuning of the World. Rochester: Destiny Books

    Thompson, Emily, 2002, The Soundscape of Modernity: architectural acoustics and culture of listening in America, 1900-1933. Cambridge: MIT Press

     

     

     

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