filmeu

Disciplina História dos Meios de Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de História dos Meios de comunicação define-se através do estudo de matérias relacionadas com a evolução técnica e o impacto social dos meios de comunicação ao longo do tempo. Utilizando factos históricos, os contextos sociais, técnicos e económicos são percebidos como a génese do desenvolvimento e sustentação dos meios de comunicação social. O programa da disciplina é formado a partir do aprofundamento de 5 pilares. O primeiro com a compreensão da importância e do significado histórico dos media. O segundo pilar baseia-se na evolução de uma tradição oral até ao aparecimento da escrita. Em seguida, estuda-se o audiovisual, seguido do advento dos novos media. Estes 4 pilares formam uma perspetiva de divisão contextual da história dos meios de comunicação e permitem compreender as dinâmicas que estiveram na base do amadurecimento dos sistemas mediáticos gerados pela emergência e aceitação social dos meios de comunicação social. Num pilar final, destacam-se as teorias da comunicação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Da teoria da comunicação à teoria da receção.
    1. Compreender os meios de comunicação e a importância do estudo da sua história;
    2. Da tradição oral à escrita/impressão;
      1. O ouvir e o ver na cultura humana;
      2. A cultura da oralidade e da escrita;
      3. Origem e desenvolvimento da imprensa;
      4. A emergência de uma esfera pública e a propriedade intelectual;
    3. O audiovisual;
      1. A cultura do som e o registo sonoro;
      2. As redes mediáticas como elemento de alavancagem dos modelos de desenvolvimento e negócio das comunicações;
      3. O telégrafo e o telefone;
      4. A rádio;
      5. TV e cinema;
      6. A emergência do broadcast;
    4. Agenda-Setting:
      1. Modelos; efeito de dependência; efeitos centrífugos e centrípetos.
    5. Gatekeeping:
    6. As Teorias Clássicas:
    7. Compreender o Papel da Informação no Mundo Contemporâneo
    8. Da comunicação de massas ao mundo em rede
    9. O advento dos novos media
      1. O novo mundo digital e o informacionalismo;
      2. A cultura da mobilidade;
    10. O ecossistema mediático do sec.XXI.
  • Objetivos

    Objetivos

    É fundamental que os alunos adquiram conhecimentos sobre a evolução e dinâmica dos meios de comunicação capazes de permitir a reflexão sobre as relações que se criam na intersecção entre meios de comunicação, tecnologia, sociedade e cultura.

    Objetivos:

    • Criar uma base de reflexão para compreender a importância do estudo da história dos meios de comunicação;

    • Conhecer a evolução das funções dos meios de comunicação social;

    • Compreender e refletir sobre a importância das culturas temporais dominantes na associação com os sistemas orais, visuais (impressos e de imagem) e audiovisuais;

    • Adquirir capacidade reflexiva sobre a relação entre o ser humano e os meios de comunicação social em todas as suas dimensões;

    • Compreender a noção de comunicação mediada na sua existência no contexto da comunicação de massa e pessoal;

    • Conhecer as principais teorias da comunicação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os estudantes são convidados em processo de avaliação a desenvolverem trabalhos de investigação sobre área relacionadas com a temática da disciplina que possam funcionar com conteúdos de meios de comunicação, como podcasts.

    Fomenta-se a criatividade estética em associação à exigência do rigor no conteúdo da mensagem.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Burke, P., Briggs, A., & Ytreberg, E. (2020). A social history of the media (4th ed.). Polity Press.

    DeFleur, M. & DM (2022) Mass Communicat. Theories; Explaining Origins, Processes, And Effects. Lond.: Routledge.

    Hall, N., & Ellis, J. (Eds.). (2019). Hands on Media History: A new methodology in the humanities and social sciences. Routledge.

    Floyd, K., Schrodt, P., Erbert, L. A., & Scharp, K. M. (2022). Exploring communication theory: Making sense of us (2nd ed.). Taylor & Francis.

    Filho, C. M. (2020). Teorias da comunicação, hoje. Paulus Editora

    Kitller, F (1999). Gramophone, Film, Typewriter. Palo alto: Stanford Univ Press.

    Klyukanov, I. E., & Sinekopova, G. V. (2019). Communication theory through the ages. Routledge.

    McLuhan, E. & McLuhan, M. (2011). Theories of Communication. NY: Peter Lang.

    Stanley, Robert H. (2020). Making Sense of Media: A Cultural-Historical Approach, Michigan: Independently published.

    Sterne, J. (2003). The Audible Past. Durham: Duke University Press.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios