Disciplina História dos Meios de Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de História dos Meios de comunicação define-se através do estudo de matérias relacionadas com a evolução técnica e o impacto social dos meios de comunicação ao longo do tempo. Utilizando factos históricos, os contextos sociais, técnicos e económicos são percebidos como a génese do desenvolvimento e sustentação dos meios de comunicação social. O programa da disciplina é formado a partir do aprofundamento de 5 pilares. O primeiro com a compreensão da importância e do significado histórico dos media. O segundo pilar baseia-se na evolução de uma tradição oral até ao aparecimento da escrita. Em seguida, estuda-se o audiovisual, seguido do advento dos novos media. Estes 4 pilares formam uma perspetiva de divisão contextual da história dos meios de comunicação e permitem compreender as dinâmicas que estiveram na base do amadurecimento dos sistemas mediáticos gerados pela emergência e aceitação social dos meios de comunicação social. Num pilar final, destacam-se as teorias da comunicação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Da teoria da comunicação à teoria da receção.
    1. Compreender os meios de comunicação e a importância do estudo da sua história;
    2. Da tradição oral à escrita/impressão;
      1. O ouvir e o ver na cultura humana;
      2. A cultura da oralidade e da escrita;
      3. Origem e desenvolvimento da imprensa;
      4. A emergência de uma esfera pública e a propriedade intelectual;
    3. O audiovisual;
      1. A cultura do som e o registo sonoro;
      2. As redes mediáticas como elemento de alavancagem dos modelos de desenvolvimento e negócio das comunicações;
      3. O telégrafo e o telefone;
      4. A rádio;
      5. TV e cinema;
      6. A emergência do broadcast;
    4. Agenda-Setting:
      1. Modelos; efeito de dependência; efeitos centrífugos e centrípetos.
    5. Gatekeeping:
    6. As Teorias Clássicas:
    7. Compreender o Papel da Informação no Mundo Contemporâneo
    8. Da comunicação de massas ao mundo em rede
    9. O advento dos novos media
      1. O novo mundo digital e o informacionalismo;
      2. A cultura da mobilidade;
    10. O ecossistema mediático do sec.XXI.
  • Objetivos

    Objetivos

    É fundamental que os alunos adquiram conhecimentos sobre a evolução e dinâmica dos meios de comunicação capazes de permitir a reflexão sobre as relações que se criam na intersecção entre meios de comunicação, tecnologia, sociedade e cultura.

    Objetivos:

    • Criar uma base de reflexão para compreender a importância do estudo da história dos meios de comunicação;

    • Conhecer a evolução das funções dos meios de comunicação social;

    • Compreender e refletir sobre a importância das culturas temporais dominantes na associação com os sistemas orais, visuais (impressos e de imagem) e audiovisuais;

    • Adquirir capacidade reflexiva sobre a relação entre o ser humano e os meios de comunicação social em todas as suas dimensões;

    • Compreender a noção de comunicação mediada na sua existência no contexto da comunicação de massa e pessoal;

    • Conhecer as principais teorias da comunicação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os estudantes são convidados em processo de avaliação a desenvolverem trabalhos de investigação sobre área relacionadas com a temática da disciplina que possam funcionar com conteúdos de meios de comunicação, como podcasts.

    Fomenta-se a criatividade estética em associação à exigência do rigor no conteúdo da mensagem.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Burke, P., Briggs, A., & Ytreberg, E. (2020). A social history of the media (4th ed.). Polity Press.

    DeFleur, M. & DM (2022) Mass Communicat. Theories; Explaining Origins, Processes, And Effects. Lond.: Routledge.

    Hall, N., & Ellis, J. (Eds.). (2019). Hands on Media History: A new methodology in the humanities and social sciences. Routledge.

    Floyd, K., Schrodt, P., Erbert, L. A., & Scharp, K. M. (2022). Exploring communication theory: Making sense of us (2nd ed.). Taylor & Francis.

    Filho, C. M. (2020). Teorias da comunicação, hoje. Paulus Editora

    Kitller, F (1999). Gramophone, Film, Typewriter. Palo alto: Stanford Univ Press.

    Klyukanov, I. E., & Sinekopova, G. V. (2019). Communication theory through the ages. Routledge.

    McLuhan, E. & McLuhan, M. (2011). Theories of Communication. NY: Peter Lang.

    Stanley, Robert H. (2020). Making Sense of Media: A Cultural-Historical Approach, Michigan: Independently published.

    Sterne, J. (2003). The Audible Past. Durham: Duke University Press.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios filmeu