-
Apresentação
Apresentação
UC de História dos Meios de comunicação define-se através do estudode matérias relacionadas com a evolução técnica e o impacto social dosmeios de comunicação ao longo do tempo. Utilizando factos históricos, os contextos sociais, técnicos e económicos são percebidos como a génese do desenvolvimento e sustentação dos meios de comunicação social. O programa da disciplina é formado a partir do aprofundamento de 5 pilares. O primeiro com a compreensão da importância e do significado histórico dos media. O segundo pilar baseia-se na evolução de uma tradição oral até ao aparecimento da escrita. Em seguida, estuda-se o audiovisual, seguido do advento dos novos media. Estes 4 pilares formam uma perspetiva de divisão contextual da história dos meios de comunicação e permitem compreender as dinâmicas que estiveram na base do amadurecimento dos sistemas mediáticos gerados pela emergência e aceitação social dos meios de comunicação social. Num pilar final, destacam-se as teorias da comunicação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT907-1405
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Compreender os meios de comunicação e a importância do estudo da sua história;
2. Da tradição oral à escrita/impressão; O ouvir e o ver na cultura humana; A cultura da oralidade e da escrita; Origem e desenvolvimento da imprensa; A emergência de uma esfera pública e a propriedade intelectual;3.O audiovisual; A cultura do som e o registo sonoro; As redes mediáticas como elemento de alavancagem dos modelos de desenvolvimento e negócio das comunicações; O telégrafo e o telefone; A rádio; TV e cinema; A emergência do broadcast ;
4.Agenda-Setting: Modelos; efeito de dependência; efeitos centrífugos e centrípetos.
5.Gatekeeping:
6.As Teorias Clássicas:
7.Compreender o Papel da Informação no Mundo Contemporâneo
8.Da comunicação de massas ao mundo em rede
9.O advento dos novos media: O novo mundo digital e o informacionalismo ;A cultura da mobilidade;
10.O ecossistema mediático do sec.XXI.
-
Objetivos
Objetivos
É fundamental que os alunos adquiram conhecimentos sobre a evolução e dinâmica dos meios de comunicação capazes de permitir a reflexão sobre as relações que se criam na intersecção entre meios de comunicação, tecnologia, sociedade e cultura.
Objetivos:
-Criar uma base de reflexão para compreender a importância do estudo da história dos meios de comunicação;
-Conhecer a evolução das funções dos meios de comunicação social;
-Compreender e refletir sobre a importância das culturas temporais dominantes na associação com os sistemas orais, visuais (impressos e de imagem) e audiovisuais;
-Adquirir capacidade reflexiva sobre a relação entre o ser humano e os meios de comunicação social em todas as suas dimensões;-Compreender a noção de comunicação mediada na sua existência no contexto da comunicação de massa e pessoal;
-Conhecer as principais teorias da comunicação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os estudantes sa¿o convidados em processo de avaliac¿a¿o a desenvolverem trabalhos de investigac¿a¿o sobre a¿rea relacionadas com a tema¿tica da disciplina que possam funcionar com conteu¿dos de meios de comunicac¿a¿o, como podcasts.
Fomenta-se a criatividade este¿tica em associac¿a¿o a¿ exige¿ncia do rigor no conteu¿do da mensagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Burke, P., Briggs, A., & Ytreberg, E. (2020). A social history of the media (4th ed.). Polity Press.
DeFleur, M. & DM (2022) Mass Communicat. Theories; Explaining Origins, Processes, And Effects . Lond.: Routledge.
Hall, N., & Ellis, J. (Eds.). (2019). Hands on Media History: A new methodology in the humanities and social sciences . Routledge.
Floyd, K., Schrodt, P., Erbert, L. A., & Scharp, K. M. (2022). Exploring communication theory: Making sense of us (2nd ed.). Taylor & Francis.
Filho, C. M. (2020). Teorias da comunicação, hoje . Paulus Editora
Kitller, F (1999). Gramophone, Film, Typewriter. Palo alto: Stanford Univ Press. Klyukanov, I. E., & Sinekopova, G. V. (2019). Communication theory through the ages . Routledge.
McLuhan, E. & McLuhan, M. (2011). Theories of Communication . NY: Peter Lang.
Stanley, Robert H. (2020). Making Sense of Media: A Cultural-Historical Approach, Michigan: Independently published.
Sterne, J. (2003). The Audible Past. Durham: Duke University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não