-
Apresentação
Apresentação
Através de uma introdução às relações som-imagem e à “audiovisão” (termo de Michel Chion), começaremos por considerar o cinema como arte sonora - ou o cinema do ponto de vista do som. De seguida, apresentaremos uma seleção de filmes - casos interessantes que sustentam a ideia do cinema como arte sonora. Serão também apresentados, de forma transversal, temas e questões em que os campos da arte, da cultura e da comunicação se cruzam e se interpenetram - utilizando como objeto o trabalho de artistas portugueses contemporâneos e também através do visionamento e discussão de documentários de arte sobre esses artistas, acompanhados da leitura de textos críticos sobre o seu trabalho.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT907-1671
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. CINEMA ENQUANTO ARTE SONORA I
1. Algumas questões estéticas
2. Os poderes do som
3. Conceitos de compreensão / conceitos operatórios
II. O CINEMA ENQUANTO ARTE SONORA II: casos interessantes
1. «Fugiu Um Condenado à Morte» (Robert Bresson, 1956)
2. «Eraserhead» (David Lynch, 1977): estudo de caso
3. Outros
IV. ARTE, CULTURA E COMUNICACÃO
1. Conceitos de comunicação
2. Conceitos estéticos, conceitos de teoria da arte
3. Escolha semestral de autores
3.1 Ponto prévio: os artistas trabalham muito
4. Fotografia
5. Pintura
6. Escultura
-
Objetivos
Objetivos
Compreensão da importância do som enquanto medium e objecto artístico, em particular no cinema. Conhecimento das relações entre as criações artísticas e a comunicação. Reconhecimento do fenómeno artístico como um fenómeno cultural. Reconhecimento da influência da técnica na produção artística. Análise das obras numa perspectiva cruzada (artística, cultural e comunicativa).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As lições consistirão em: a) apresentação geral dos conteúdos enunciados; b) desenvolvimentos com ilustrações, visionamentos, leituras e debate.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ADORNO, Theodor W (2003). Sobre a Indústria da Cultura. Lisboa, Portugal: Angelus Novus.
BRAGANÇA DE MIRANDA, José A. (2002). Teoria da Cultura. Lisboa, Portugal: Século XXI
CHION, Michel (1990). A Audiovisão. Lisboa: Texto&Grafias, 2011
GIL, José (2005). Escritos sobre arte e artistas. Lisboa, Portugal: Relógio DÁgua
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não