filmeu

Disciplina Arte, Cultura e Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Através de uma introdução às relações som-imagem e à “audiovisão” (termo de Michel Chion), começaremos por considerar o cinema como arte sonora - ou o cinema do ponto de vista do som. De seguida, apresentaremos uma seleção de filmes - casos interessantes que sustentam a ideia do cinema como arte sonora. Serão também apresentados, de forma transversal, temas e questões em que os campos da arte, da cultura e da comunicação se cruzam e se interpenetram - utilizando como objeto o trabalho de artistas portugueses contemporâneos e também através do visionamento e discussão de documentários de arte sobre esses artistas, acompanhados da leitura de textos críticos sobre o seu trabalho.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. CINEMA ENQUANTO ARTE SONORA I

    1. Algumas questões estéticas 

    2. Os poderes do som

    3. Conceitos de compreensão / conceitos operatórios

    II. O CINEMA ENQUANTO ARTE SONORA II: casos interessantes 

    1. «Fugiu Um Condenado à Morte» (Robert Bresson, 1956) 

    2. «Eraserhead» (David Lynch, 1977): estudo de caso

    3. Outros

    IV. ARTE, CULTURA E COMUNICACÃO

    1. Conceitos de comunicação

    2. Conceitos estéticos, conceitos de teoria da arte

    3. Escolha semestral de autores

    3.1 Ponto prévio: os artistas trabalham muito

    4. Fotografia

    5. Pintura

    6. Escultura

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão da importância do som enquanto medium e objecto artístico, em particular no cinema. Conhecimento das relações entre as criações artísticas e a comunicação. Reconhecimento do fenómeno artístico como um fenómeno cultural. Reconhecimento da influência da técnica na produção artística. Análise das obras numa perspectiva cruzada (artística, cultural e comunicativa).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As lições consistirão em: a) apresentação geral dos conteúdos enunciados; b) desenvolvimentos com ilustrações, visionamentos, leituras e debate.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ADORNO, Theodor W (2003). Sobre a Indústria da Cultura. Lisboa, Portugal: Angelus Novus.

    BRAGANÇA DE MIRANDA, José A. (2002). Teoria da Cultura. Lisboa, Portugal: Século XXI

    CHION, Michel (1990). A Audiovisão. Lisboa: Texto&Grafias, 2011

    GIL, José (2005). Escritos sobre arte e artistas. Lisboa, Portugal: Relógio DÁgua

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios