filmeu

Disciplina Arte, Cultura e Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Através de uma introdução às relações som-imagem e à “audiovisão” (termo de Michel Chion), começaremos por considerar o cinema como arte sonora - ou o cinema do ponto de vista do som. De seguida, apresentaremos uma seleção de filmes (ou partes des filmes) - casos interessantes que sustentam a ideia do cinema como arte sonora. Serão também tratados, de forma transversal, temas e questões em que os campos da arte, da cultura e da comunicação se cruzam e se interpenetram - utilizando como objecto o trabalho de artistas portugueses contemporâneos e isso também recorrendo a visionamentos e discussão de documentários de arte sobre esses artistas, acompanhados da leitura de textos críticos sobre o seu trabalho.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O cinema enquanto arte sonora: fundamentos estéticos e conceptuais. 1.1 Os "poderes" do som 1.2 Relacões som-imagem (cena ou sequência) 2. Estudo de casos: Bresson, Lynch e outros autores. 3. Conceitos de comunicação, arte e cultura. 4. Intersecções entre práticas artísticas e processos comunicacionais. 5. Abordagem transversal a diferentes meios: fotografia, pintura, escultura, som e imagem em movimento. 6. Leitura e discussão crítica de textos e documentários sobre artistas portugueses contemporâneos.
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão da importância do som enquanto medium e objecto artístico, muito em particular no cinema. Conhecimento das relações entre as criações artísticas e a comunicação (conceitos e práticas). Reconhecimento do fenómeno artístico como um fenómeno cultural. Reconhecimento da influência das artes técnicas na produção artística. Análise das obras numa perspectiva cruzada (artística, cultural e comunicativa).
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As aulas combinam exposição teórica, visionamento de filmes e análise de casos, leituras comentadas e debates orientados. A metodologia privilegia a aprendizagem crítica e reflexiva, integrando práticas de escuta e observação audiovisual que favorecem a participação ativa e o desenvolvimento de competências de análise estética e cultural.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ADORNO, Theodor W (2003). Sobre a Indústria da Cultura. Lisboa, Portugal: Angelus Novus. BRAGANÇA DE MIRANDA, José A. (2002). Teoria da Cultura. Lisboa, Portugal: Século XXI CHION, Michel (1990). A Audiovisão. Lisboa: Texto&Grafias, 2011 GIL, José (2005). Escritos sobre arte e artistas. Lisboa, Portugal: Relógio DÁgua    
  • Avaliação

    Avaliação

    A definir no início das sessões.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios