filmeu

Disciplina Narrativas Sonoras e Tecnologias

  • Apresentação

    Apresentação

    1.1 Abordagem e discussão sobre o som enquanto elemento presente na atmosfera e a sua interação com o meio. 2. Desconstrução do meio sonoro 2.1 Análise do complexo sonoro urbano e desconstrução das várias camadas sonoras. 2.2 introdução captação e edição para um evento sonoro e áudio visual. 2.3. Aplicação do som aos eventos ou acontecimentos. 3. Alteração a partir da escuta de um determinado acontecimento. 4. Perspetiva e pontos de escuta 5. A escuta como centro de criação de um território e de um espaço acústico. 6. Criação de um guião de uma narrativa sonora a partir de uma experiência aural (territorial), um percurso; uma narrativa sonora a partir de uma ficção (livro, romance) ou a partir de imagens 7. Procedimentos tecnológicos para a realização desta narrativa. 7.1 Introdução ao Pro tools;
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    a) Compreender o potencial comunicacional do discurso áudio no contexto multimédia; b) Compreender os mecanismos semioticos que permitem a articulação do som/escrita; c) Demonstrar autonomia no domínio das aplicações áudio (software) no que respeita edição de áudio e MIDI, mistura, design sonoro em Pro Tools d) Demonstrar autonomia na consolidação de um projeto utilizando o discurso áudio como elemento integrante de um projeto multimédia, potenciando a eficácia comunicacional deste.
  • Objetivos

    Objetivos

    A disciplina tem como objectivo geral favorecer o desenvolvimento de competências na concepção de materiais multimédia para edição e pós produção de som, no que se refere especificamente às técnicas de produção e pós-produção áudio. A disciplina permite igualmente, desenvolver e potenciar a criatividade, quer na capacidade para inovar e aprofundar aplicações derivadas das mais recentes tecnologias áudio, quer através da capacidade de analisar criticamente as estratégias comunicacionais e o papel da comunicação multimédia na sociedade actual. Ao longo do programa proposto, estudar-se-ão aspectos associados aos mecanismos que permitem a articulação som/imagem favorecendo a aquisição de competências na consolidação de narrativas sonoras com recurso a aplicações de edição áudio e design sonoro. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição de teorias, práticas e técnicas. Observação e estudo de exemplos. Prática intensiva de DAW. Desenvolvimento de projectos de som, música e pós produção áudio.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CANCELLARO, Joseph (2006), Exploring Sound Design for Interactive Media, sl,Thomas Delmar Learning. ALTEN, Stanley (2010), Audio in Media, Wadsworth ¿ Boston, Cengage Learning. GIBBS, Tony (2007), The Fundamentals of Sonic Art and Sound Design, Laussane, AVA Publishing SA.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios