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Apresentação
Apresentação
1.1 Abordagem e discussão sobre o som enquanto elemento presente na atmosfera e a sua interação com o meio. 2. Desconstrução do meio sonoro 2.1 Análise do complexo sonoro urbano e desconstrução das várias camadas sonoras. 2.2 introdução captação e edição para um evento sonoro e áudio visual. 2.3. Aplicação do som aos eventos ou acontecimentos. 3. Alteração a partir da escuta de um determinado acontecimento. 4. Perspetiva e pontos de escuta 5. A escuta como centro de criação de um território e de um espaço acústico. 6. Criação de um guião de uma narrativa sonora a partir de uma experiência aural (territorial), um percurso; uma narrativa sonora a partir de uma ficção (livro, romance) ou a partir de imagens 7. Procedimentos tecnológicos para a realização desta narrativa. 7.1 Introdução ao Pro tools;
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT907-24770
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
a) Compreender o potencial comunicacional do discurso áudio no contexto multimédia; b) Compreender os mecanismos semioticos que permitem a articulação do som/escrita; c) Demonstrar autonomia no domínio das aplicações áudio (software) no que respeita edição de áudio e MIDI, mistura, design sonoro em Pro Tools d) Demonstrar autonomia na consolidação de um projeto utilizando o discurso áudio como elemento integrante de um projeto multimédia, potenciando a eficácia comunicacional deste.
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Objetivos
Objetivos
A disciplina tem como objectivo geral favorecer o desenvolvimento de competências na concepção de materiais multimédia para edição e pós produção de som, no que se refere especificamente às técnicas de produção e pós-produção áudio. A disciplina permite igualmente, desenvolver e potenciar a criatividade, quer na capacidade para inovar e aprofundar aplicações derivadas das mais recentes tecnologias áudio, quer através da capacidade de analisar criticamente as estratégias comunicacionais e o papel da comunicação multimédia na sociedade actual. Ao longo do programa proposto, estudar-se-ão aspectos associados aos mecanismos que permitem a articulação som/imagem favorecendo a aquisição de competências na consolidação de narrativas sonoras com recurso a aplicações de edição áudio e design sonoro.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição de teorias, práticas e técnicas. Observação e estudo de exemplos. Prática intensiva de DAW. Desenvolvimento de projectos de som, música e pós produção áudio.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
CANCELLARO, Joseph (2006), Exploring Sound Design for Interactive Media, sl,Thomas Delmar Learning. ALTEN, Stanley (2010), Audio in Media, Wadsworth ¿ Boston, Cengage Learning. GIBBS, Tony (2007), The Fundamentals of Sonic Art and Sound Design, Laussane, AVA Publishing SA.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não