filmeu

Disciplina Narrativas Sonoras e Tecnologias

  • Apresentação

    Apresentação

    1.1 Abordagem e discussão sobre o som enquanto elemento presente na atmosfera e a sua interação com o meio. 2. Desconstrução do meio sonoro 2.1 Análise do complexo sonoro urbano e desconstrução das várias camadas sonoras. 2.2 introdução captação e edição para um evento sonoro e áudio visual. 2.3. Aplicação do som aos eventos ou acontecimentos. 3. Alteração a partir da escuta de um determinado acontecimento. 4. Perspetiva e pontos de escuta 5. A escuta como centro de criação de um território e de um espaço acústico. 6. Criação de um guião de uma narrativa sonora a partir de uma experiência aural (territorial), um percurso; uma narrativa sonora a partir de uma ficção (livro, romance) ou a partir de imagens 7. Procedimentos tecnológicos para a realização desta narrativa. 7.1 Introdução ao Pro tools;
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    a) Compreender o potencial comunicacional do discurso áudio no contexto multimédia; b) Compreender os mecanismos semioticos que permitem a articulação do som/escrita; c) Demonstrar autonomia no domínio das aplicações áudio (software) no que respeita edição de áudio e MIDI, mistura, design sonoro em Pro Tools d) Demonstrar autonomia na consolidação de um projeto utilizando o discurso áudio como elemento integrante de um projeto multimédia, potenciando a eficácia comunicacional deste.
  • Objetivos

    Objetivos

    A disciplina tem como objectivo geral favorecer o desenvolvimento de competências na concepção de materiais multimédia para edição e pós produção de som, no que se refere especificamente às técnicas de produção e pós-produção áudio. A disciplina permite igualmente, desenvolver e potenciar a criatividade, quer na capacidade para inovar e aprofundar aplicações derivadas das mais recentes tecnologias áudio, quer através da capacidade de analisar criticamente as estratégias comunicacionais e o papel da comunicação multimédia na sociedade actual. Ao longo do programa proposto, estudar-se-ão aspectos associados aos mecanismos que permitem a articulação som/imagem favorecendo a aquisição de competências na consolidação de narrativas sonoras com recurso a aplicações de edição áudio e design sonoro. 
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Exposição de teorias, práticas e técnicas. Observação e estudo de exemplos. Prática intensiva de DAW. Desenvolvimento de projectos de som, música e pós produção áudio.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CANCELLARO, Joseph (2006), Exploring Sound Design for Interactive Media, sl,Thomas Delmar Learning. ALTEN, Stanley (2010), Audio in Media, Wadsworth ¿ Boston, Cengage Learning. GIBBS, Tony (2007), The Fundamentals of Sonic Art and Sound Design, Laussane, AVA Publishing SA.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios