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Disciplina Atelier de Composição Sonora

  • Apresentação

    Apresentação

    Partindo dos fundamentos do som e da música, esta unidade curricular pretende fornecer conhecimentos teóricos e competências práticas na área da criatividade sonora. São analisados os diferentes tipos de sons — tidos como materiais para a criação — assim como os seus diversos contextos e aplicações artísticas. Especial enfoque é dado à composição sonora e musical, assim como ao som para imagem em movimento. Num ciclo de estudos com forte componente teórica e técnica, esta unidade curricular propicia um momento de exploração da criatividade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Fundamentos de som e música
      • Elementos da música e do som: altura, duração, intensidade, ritmo, timbre, harmonia, textura.
      • Os modos de escuta.
    2. Materiais sonoros
      • Sons instrumentais
      • Sons da paisagem sonora circundante
      • Sons sintetizados
      • O objecto sonoro
      • Captação de fontes sonoras
    3. Criação sonora e musical
      • Elementos de composição sonora e musical
      • Experimentar e esboçar
      • Escutar e compor
      • Tempo e forma
    4. Som e música para imagem
      • Relação som-imagem: a audiovisão
      • Introdução ao sound design
      • Sincronia e assincronia
      • A camadas sonoras: a voz, os ruídos e a música

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta disciplina pretende motivar um questionamento dos diversos planos que intervém na formação de estruturas sonoras, sejam elas musicais ou apenas paisagens sonoras e sons. Os estudantes ganham conhecimentos no domínio da interacção do sons e música com outros produtos, como os audiovisuais, aumentando a sua capacidade reflexiva e de entendimento do sentido e níveis interpretativos por parte dos públicos. O processo, a prática e a criação são aqui pilares para capacitar os estudantes a aumentar as suas competências artísticas e de sonoplastia, bem como aumentar a sua acuidade auditiva.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta unidade curricular, eminentemente prática, assenta primeiramente na apresentação em sala de aula dos conteúdos programáticos e sua discussão. É depois activado o modo de laboratório/atelier/workshop para aplicação dos conhecimentos, e no qual o aluno desenvolverá a autonomia com suporte do docente. Os trabalhos elaborados serão apresentados à turma, criando-se um ambiente de partilha e de apreciação crítica.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Beauchamp, R. (2014). Designing Sound for Animation. CRC Press.
    • Chion, M. (1994). Audio-vision: Sound on Screen. Columbia University Press.
    • Holmes, T. (2020). Electronic and Experimental Music: Technology, Music, and Culture (Sixth Edition). Taylor & Francis.
    • Huber, D. M. (2018). Modern Recording Techniques (Ninth Edition). Taylor & Francis.
    • Manning, P. (2013). Electronic and Computer Music. Oxford University Press.
    • Michels, U. (2003). Atlas de Música I. Gradiva.
    • Roads, C. (2001). Time Scales of Music. In Microsound (pp. 1–41). MIT Press.
    • Truax, B. (1984). Acoustic Communication. Ablex Publishing Corporation.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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