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Apresentação
Apresentação
Partindo dos fundamentos do som e da música, esta unidade curricular pretende fornecer conhecimentos teóricos e competências práticas na área da criatividade sonora. São analisados os diferentes tipos de sons — tidos como materiais para a criação — assim como os seus diversos contextos e aplicações artísticas. Especial enfoque é dado à composição sonora e musical, assim como ao som para imagem em movimento. Num ciclo de estudos com forte componente teórica e técnica, esta unidade curricular propicia um momento de exploração da criatividade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT907-24771
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Fundamentos de som e música
- Elementos da música e do som: altura, duração, intensidade, ritmo, timbre, harmonia, textura.
- Os modos de escuta.
- Materiais sonoros
- Sons instrumentais
- Sons da paisagem sonora circundante
- Sons sintetizados
- O objecto sonoro
- Captação de fontes sonoras
- Criação sonora e musical
- Elementos de composição sonora e musical
- Experimentar e esboçar
- Escutar e compor
- Tempo e forma
- Som e música para imagem
- Relação som-imagem: a audiovisão
- Introdução ao sound design
- Sincronia e assincronia
- A camadas sonoras: a voz, os ruídos e a música
- Fundamentos de som e música
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Objetivos
Objetivos
Esta disciplina pretende motivar um questionamento dos diversos planos que intervém na formação de estruturas sonoras, sejam elas musicais ou apenas paisagens sonoras e sons. Os estudantes ganham conhecimentos no domínio da interacção do sons e música com outros produtos, como os audiovisuais, aumentando a sua capacidade reflexiva e de entendimento do sentido e níveis interpretativos por parte dos públicos. O processo, a prática e a criação são aqui pilares para capacitar os estudantes a aumentar as suas competências artísticas e de sonoplastia, bem como aumentar a sua acuidade auditiva.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta unidade curricular, eminentemente prática, assenta primeiramente na apresentação em sala de aula dos conteúdos programáticos e sua discussão. É depois activado o modo de laboratório/atelier/workshop para aplicação dos conhecimentos, e no qual o aluno desenvolverá a autonomia com suporte do docente. Os trabalhos elaborados serão apresentados à turma, criando-se um ambiente de partilha e de apreciação crítica.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Beauchamp, R. (2014). Designing Sound for Animation. CRC Press.
- Chion, M. (1994). Audio-vision: Sound on Screen. Columbia University Press.
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Farnell, A. (2010). Designing Sound. MIT Press.
- Holmes, T. (2020). Electronic and Experimental Music: Technology, Music, and Culture (Sixth Edition). Taylor & Francis.
- Huber, D. M. (2018). Modern Recording Techniques (Ninth Edition). Taylor & Francis.
- Manning, P. (2013). Electronic and Computer Music. Oxford University Press.
- Michels, U. (2003). Atlas de Música I. Gradiva.
- Moore, A. (2016). Sonic Art: An Introduction to Electroacoustic Music Composition. Routledge.
- Roads, C. (2001). Time Scales of Music. In Microsound (pp. 1–41). MIT Press.
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Taruskin, R. (2006). Music from the Earliest Notations to the Sixteenth Century: The Oxford History of Western Music. Oxford University Press.
- Truax, B. (1984). Acoustic Communication. Ablex Publishing Corporation.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não