-
Apresentação
Apresentação
Com a aprovação na cadeira de Sociologia dos Media, o aluno terá compreendido as relações entre os media e diferentes formas de olhar para a sociedade.
O estudante terá ganho aptidões que o qualificam para prosseguir estudos, aprofundando as várias temáticas abordadas noutras UCs.
Saberá compreender melhor o seu papel, enquanto (futuro) profissional dentro da área dos media, numa área socialmente complexa.
Saberá analisar mais detalhadamente os produtos mediáticos em seu redor.
Saberá compreender e reflectir criticamente sobre a relação dialógica entre media e sociedade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT907-7046
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A importância da sociologia para o estudo dos meios de comunicação
Principais teorias e escolas de estudo sobre a comunicação
As organizações de comunicação social, profissões e práticas
Os produtos/ conteúdos de media, representações e poder
As audiências dos media, consumos e usos
O papel tóxico da comunicação: fake news, computational propaganda, campanhas e conteúdos de promoção de ideologias extremistas
O papel crítico da comunicação: os media alternativos, narrativas alternativas aos extremismos, comunicação para o desenvolvimento.
-
Objetivos
Objetivos
Mostrar uma visão geral da relação entre o estudo dos media e o restante das ciências sociais. Contextualizar historicamente a preocupação sociológica com os media. Apresentar algumas das principais problemáticas contemporâneas sobre os media, bem como as críticas que suscitam. Mostrar a importância dos meios de comunicação para a vida política das sociedades. Considerar a economia política dos meios de comunicação social, e o papel do capitalismo nas condições mediáticas contemporâneas. Considerar abordagens alternativas à produção mediática mainstream e o seu papel na sociedade em rede.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Desenvolvimento de trabalho de investigação empírico - estudo etnográfico ou auto-etnografia - com enfoque nos usos dos media por parte dos alunos e/ou participantes no estudo.
Produção de curto vídeo de síntese sobre trabalho empírico, para apresentação em aula.
Inquéritos online feitos em aula sobre os temas do programa, com resultados apresentados e discutidos em tempo real com os alunos.
Demonstração de vídeos de projectos de investigação CICANT (Rethink Before You Act, LusofonAtIva, etc)
Uso intensivo do Moodle para publicação de conteúdos relacionados com as aulas e para alguma interacção com os alunos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Burgess, J., Marwick A. & Poell, T. (2018). The SAGE Handbook of Social Media. SAGE Publications.
Deuze, M. (2019). Making Media: Production, Practices and Professions. Making Media.
Grayling, A.W. & Rosenberg, L. (2024). Our Next Reality: How the AI-Powered Metaverse Will Reshape the World. Nicholas Brealey Publishing.
Hesmondhalgh, D. (2019). The Cultural Industries, 4th edition. The Cultural Industries, 4th Edition.
McQuail D. & Deuze M. (2020). McQuail’s Media and Mass Communication Theory (7th edition). SAGE Publications.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não