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Disciplina Artes Digitais e Interativas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC estimula abordagens criativas experimentais, ao mesmo tempo que promove a aquisição de competências metodológicas e projetuais. Propõe-se diversas etapas de trabalho. A primeira etapa (TP#1) consiste numa investigação sobre práticas artísticas pioneiras, incluindo a utilização dum modelo de visualização paramétrica que facilita a análise da experiência perceptual. A segunda etapa (TP#2) consiste na criação de sons relacionados com as obras analisadas, tendo em conta o dito modelo paramétrico. Esses sons são posteriormente utilizados em composições interactivas, a realizar em URLs (TP#3) e em Unity (TP#4). Finalmente, formam-se grupos com vista ao desenvolvimento de projectos mais complexos (TP#5), que podem incluir componentes digitais, analógicas ou híbridas. O trabalho culmina com a apresentação de sistemas interativos, performances e instalações.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Enquadramento teórico
      • Noção de agenciamento e composição interativa. Mapeamentos simples vs. complexos.
      • Análise digital do som vs. perceção humana.
      • Níveis de comunicação: propósito determinado vs. indeterminado. Obra aberta.
      • Parâmetros para análise da experiência percetual:
        • interação/ esforço cognitivo
        • dinâmica/ atenção
        • relação áudio-visual/ integração multisensorial
        • semântica
        • espaço físico
      • Noção de ‘spatial presence’ e arena performativa.
    • Trabalho prático
      • Individual
        • URL com investigação sobre duas obras pioneiras & sua nálise paramétrica.
        • Criação de diversos sons relacionados com essas obras & análise dessas relações.
        • Composição interativa em URL (image mapping).
        • Composição interativa em Unity (com template). Articulação com inputs analógicos (opcional). Documentação em URL.
      • Coletivo
        • URL com planificação e contextualização de uma performance / instalação / sistema interativo.
        • Concretização do projeto.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    • Desenvolver conhecimentos sobre sistemas e instrumentos, performances e instalações interativas ligadas às artes sónicas.
    • Adquirir competências básicas para a criação de composições interativas em websites e em Unity (software 3D).
    • Compreeder a noção de 'mapping' no contexto da configuração de interfaces.
    • Entender o potencial criativo da complexidade e indeterminação no âmbito dessa configuração.
    • Desenvolver a capacidade de conceber interfaces híbridas. 
    • Desenvolver competências de investigação e aprendizagem autónoma.
    • Desenvolver competências metodológicas e conceptuais, a par com idiomas criativos originais.
    • Desenvolver a capacidade de projetar a experiência do fruidor, relacionando ciências da perceção, teoria audio-visual, design de interação e teoria dos media.
    • Desenvolver competências para a apresentação e documentação dum projeto, com difusão na internet.
    • Desenvolver a capacidade de contextualizar o trabalho com referências da história de arte.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    É permitido utilizar o Chat GPT (assim como o Google ou a Wikipedia) para encontrar fontes bibliográficas - desde que se consultem e refiram as fontes originais. É sempre necessário avaliar e selecionar os resultados de qualquer pesquisa, considerar diversas fontes de informação, exercer pensamento crítico e extrapolar. O Chat GPT também pode ser utilizado para a revisão de ortografia e gramática, desde que essa revisão seja subsequentemente verificada pelo estudante. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bolter, J. D. & Gromala, D. (2003). Windows and Mirrors, Interaction Design, Digital art, and the Myth of Transparency . Mit Press.
    • Blackman, S; Wang, J. (2014). Unity for Absolute Beginners. Springer Science + New Media New York.
    • Paul, C. (2015). Digital Art (3th ed.). London: Thames & Hudson.
    • Sá, A. and Tanaka, A. (2022). A Parametric Model for Audio-Visual instrument Design, Composition and Performance. In S. Gibson, S. Arisona, D. Leishman, A. Tanaka (Eds.) Live Visuals: History, Theory, Practice (pp. 240-266). Routledge.  https://doi.org/10.4324/9781003282396
    • Sá, A.(2024). Transdisciplinarity, Composition, Expression: Reflections of a Spherical Way of Thinking. In Leonardo, 57(1), 33-39.  MIT Press. https://doi.org/10.1162/leon_a_02472
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