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Disciplina Estudos Culturais

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular investiga a identificação teórica dos conceitos relativos a uma teoria da cultura e das formações culturais; a identificação de paradigmas operativos no debate contemporâneo em torno dos Estudos Culturais e dos Estudos do Som; a aquisição de competências críticas e analíticas na abordagem da economia cultural do som; o reconhecimento conceptual de técnicas e dispositivos aurais como codificadores culturais; a identificação e contextualização sistemática de ecologias aurais activas na cultura contemporânea.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Problematização do conceito de cultura

    1.1  Estudos culturais e Sound Studies

    1.2  Perspectivas científicas do som. Ciência e percepção

    1.3  Técnica, instituição e produção simbólica 

    1.4  A cultura como economia política da percepção: o caso da audição

    1.5  Paisagens aurais, comunidade e poder. 

    2.    Do som ao símbolo. Do símbolo ao som

    2.1. A notação musical e a introdução da electricidade. 

    2.2   As origens da música e a informática musical

    3. Estéticas Musicais

    3.1   Rock e Droga

    3.2  Jazz: racismo e revolução

    3.3  músicas planetárias: etnocentrismo e eurocentrismo 

    3.4 John Cage

    3.5   De Varèse à Música electrónica

    4. Tensões formadoras da cultura aural ocidental: visão sinóptica  

    4.1  Distinção harmonia / ruído

    4.2  Distinção voz / logos

    5. A "Redenção do ouvido" e a etnografia aural pós-moderna: multiculturalismo, cosmopolitismo, globalização.

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se motivar:

    - um questionamento dos diversos planos que enquadram as culturas sonoras no património dos Estudos Culturais;

    - o interrogatório dos fenómenos da especificidade aural contemporânea;

    - a percepção dos modos de inscrição cultural da tecnologia sonora contemporânea

    - a propedêutica (suportada numa preocupação genealógica) da cultura sonora contemporânea e a sua relação com as instituições culturais; 

    - a aquisição de ferramentas conceptuais aptas ao confronto crítico dos dispositivos aurais contemporâneos e os modos de expressão cultural correspondentes.

    - a aquisição de parâmetros para a inscrição significativa da própria prática (actual ou futura) no panorama do debate cultural contemporâneo.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Apresentação teórica e discussão em aula. Exemplos e exercícios práticos. Todos os pontos do programa envolvem instâncias textuais ou sonoras que permitirão enraízar analítica ou ilustrativamente os pontos a desenvolver. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adorno, T., The Culture Industry, Londres, 1991 

    Attali, J., Bruits. Essai sur l'économie politique de la musique, Paris, 2001

    Bennett, A., Cultures of Popular Music, Maidenhead, 2005

    Bijsterveld, K., Dijck, J., Sound Souvenirs, Amsterdam, 2009

    Cage, J. Silence. Lectures and Writings, Hannover, 1963 

    During, S., Cultural Studies: A critical introduction, Londres, 2005

    Erlmann, V. (ed.), Hearing Cultures. Essays on Sound, Listening and Modernity, Oxford, 2004

    Johnson, J., Listening in Paris. A Cultural Story, Berkeley, 1995

    Kahn, D., Noise, Water, Meat, Cambridge (Mass), 1999

    LaBelle, B., Acoustic Territories. Sound Culture and Everyday Life, New York, 2010

    Miranda, J.A.B., Teoria da Cultura, Edições Séc. XXI, 2002

    Russolo, L., "El Arte de los Ruídos", in Sín Título, nº 3, 1996

    Sterne, J. The Audible Past. Cultural Origins of Sound Reproduction, Durham, 2003

     

     

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