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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular insere-se na área da Ciência Política focando os sistemas político-constitucionais de vários estados de relevo na cena internacional, bem como a sua evolução. A pertinência da unidade curricular no ciclo de estudos é fundamental, em virtude da necessidade dos licenciados compreenderem os principais sistemas político-constitucionais e saberem quais as principais caraterísticas que os distinguem.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT11-1-1628
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceitos Estruturantes Política comparada e método comparativo
Sistema político: definição de Parson, Easton, Duverger
Elementos do sistema político
Sistema Político Português pós-25 de Abril Génese Caraterísticas Revisões Constitucionais
Visão Prospetiva
Realidades no Mundo Global Europa pós-Guerra Fria: Partidos e nova ordem Novos movimentos sociais Populismo Terrorismo
Continente americano: A Casa no Alto da Colina e a América Latina Neopopulismo no centro e sul
União Europeia Estudo dos sistemas escolhidos pelos alunos Comparação e relacionamento com a qualidade da democracia.
PALOP Estudo dos sistemas escolhidos pelos alunos Comparação e relacionamento com a qualidade da democracia
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Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular proporciona aos alunos o domínio das ferramentas concetuais necessárias para a iniciação ao estudo comparativo dos sistemas políticos nos seus ambientes interno e externo. Assim, para além do estudo das etapas ou fases do método comparativo, procede-se a uma contextualização conjuntural. Além disso, os sistemas políticos a estudar não se reduzem aos europeus e contemplam sistemas de outros continentes, com um enfoque especial nos modelos vigentes nos PALOP, atendendo ao facto de vários alunos serem provenientes desses países. Como a designação da unidade curricular deixa implícito, os alunos deverão desenvolver a capacidade de compreensão e utilização dos conceitos básicos da política comparada de forma a elaborarem um estudo comparativo entre os sistemas políticos nos seus vários componentes: Constituição, regime, sistema de governo, sistema de partidos, sistema eleitoral, forma de Estado e forma de Governo
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras para o processo de ensino/aprendizagem prendem-se com o recurso a uma estratégia de política comparada, uma vez que cabe ao docente a apresentação do sistema político português e os alunos dispõem da possibilidade de escolha de um outro sistema político para comparação com o modelo português.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almond, G., Dalton, R., Powell, G. & Strom, K. (org.) (2006). Comparative politics today. New York: Pearson / Longman
Bale, T. (2005). European politics. A comparative introduction. London: Palgrave/Macmillan
Freire, A. (2011). O Sistema político português, séculos XIX-XXI: Continuidades e Rupturas. Lx: ICS
Hague, R. & Harrop, M. (2007). Comparative government and politics. An introduction. London: Palgrave
Lijphart, A. (2012). Modelos de democracia. Formas de gobierno y resultados em trinta y seis países. Barcelona: Ariel
Miranda, J. (2015). Da revolução à Constituição. Cascais: Princípia
Moreira, A. (2014). Ciência Política. Coimbra: Almedina
Newton, K. & Deth, J. (2007). Foundations of comparative politics. Cambridge: U.P
Pasquino, G. (2005). Sistemas políticos comparados. Cascais: Principia
Pinto, A. (2021). O regresso das ditaduras. Lx: FFMS
Pinto, J. (2020). Estados (Des)unidos da Europa. A hora do futuro. Lx: Sílabo
Pinto, J. (2014). O Poder em Portugal. Coimbra: Almedina
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não