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Disciplina Sistemas Políticos Comparados

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular insere-se na área da Ciência Política focando os sistemas político-constitucionais de vários estados de relevo na cena internacional, bem como a sua evolução. A pertinência da unidade curricular no ciclo de estudos é fundamental, em virtude da necessidade dos licenciados compreenderem os principais sistemas político-constitucionais e saberem quais as principais caraterísticas que os distinguem.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceitos Estruturantes Política comparada e método comparativo
     Sistema político: definição de Parson, Easton, Duverger
     Elementos do sistema político 
    Sistema Político Português pós-25 de Abril Génese Caraterísticas Revisões Constitucionais
    Visão Prospetiva 
    Realidades no Mundo Global Europa pós-Guerra Fria: Partidos e nova ordem Novos movimentos sociais Populismo Terrorismo
     Continente americano: A Casa no Alto da Colina e a América Latina Neopopulismo no centro e sul
     União Europeia Estudo dos sistemas escolhidos pelos alunos Comparação e relacionamento com a qualidade da democracia.
     PALOP Estudo dos sistemas escolhidos pelos alunos Comparação e relacionamento com a qualidade da democracia

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular proporciona aos alunos o domínio das ferramentas concetuais necessárias para a iniciação ao estudo comparativo dos sistemas políticos nos seus ambientes interno e externo. Assim, para além do estudo das etapas ou fases do método comparativo, procede-se a uma contextualização conjuntural. Além disso, os sistemas políticos a estudar não se reduzem aos europeus e contemplam sistemas de outros continentes, com um enfoque especial nos modelos vigentes nos PALOP, atendendo ao facto de vários alunos serem provenientes desses países. Como a designação da unidade curricular deixa implícito, os alunos deverão desenvolver a capacidade de compreensão e utilização dos conceitos básicos da política comparada de forma a elaborarem um estudo comparativo entre os sistemas políticos nos seus vários componentes: Constituição, regime, sistema de governo, sistema de partidos, sistema eleitoral, forma de Estado e forma de Governo

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras para o processo de ensino/aprendizagem prendem-se com o recurso a uma estratégia de política comparada, uma vez que cabe ao docente a apresentação do sistema político português e os alunos dispõem da possibilidade de escolha de um outro sistema político para comparação com o modelo português.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almond, G., Dalton, R., Powell, G. & Strom, K. (org.) (2006). Comparative politics today. New York: Pearson / Longman
    Bale, T. (2005). European politics. A comparative introduction. London: Palgrave/Macmillan
    Freire, A. (2011). O Sistema político português, séculos XIX-XXI: Continuidades e Rupturas. Lx: ICS
    Hague, R. & Harrop, M. (2007). Comparative government and politics. An introduction. London: Palgrave
    Lijphart, A. (2012). Modelos de democracia. Formas de gobierno y resultados em trinta y seis países. Barcelona: Ariel
    Miranda, J. (2015). Da revolução à Constituição. Cascais: Princípia
    Moreira, A. (2014). Ciência Política. Coimbra: Almedina
    Newton, K. & Deth, J. (2007). Foundations of comparative politics. Cambridge: U.P
    Pasquino, G. (2005). Sistemas políticos comparados. Cascais: Principia
    Pinto, A. (2021). O regresso das ditaduras. Lx: FFMS
    Pinto, J. (2020). Estados (Des)unidos da Europa. A hora do futuro. Lx: Sílabo
    Pinto, J. (2014). O Poder em Portugal. Coimbra: Almedina

     

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