filmeu

Disciplina Sistemas Políticos Comparados

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular insere-se na área da Ciência Política focando os sistemas político-constitucionais de vários estados de relevo na cena internacional, bem como a sua evolução. A pertinência da unidade curricular no ciclo de estudos é fundamental, em virtude da necessidade dos licenciados compreenderem os principais sistemas político-constitucionais e saberem quais as principais caraterísticas que os distinguem.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceitos Estruturantes Política comparada e método comparativo
     Sistema político: definição de Parson, Easton, Duverger
     Elementos do sistema político 
    Sistema Político Português pós-25 de Abril Génese Caraterísticas Revisões Constitucionais
    Visão Prospetiva 
    Realidades no Mundo Global Europa pós-Guerra Fria: Partidos e nova ordem Novos movimentos sociais Populismo Terrorismo
     Continente americano: A Casa no Alto da Colina e a América Latina Neopopulismo no centro e sul
     União Europeia Estudo dos sistemas escolhidos pelos alunos Comparação e relacionamento com a qualidade da democracia.
     PALOP Estudo dos sistemas escolhidos pelos alunos Comparação e relacionamento com a qualidade da democracia

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular proporciona aos alunos o domínio das ferramentas concetuais necessárias para a iniciação ao estudo comparativo dos sistemas políticos nos seus ambientes interno e externo. Assim, para além do estudo das etapas ou fases do método comparativo, procede-se a uma contextualização conjuntural. Além disso, os sistemas políticos a estudar não se reduzem aos europeus e contemplam sistemas de outros continentes, com um enfoque especial nos modelos vigentes nos PALOP, atendendo ao facto de vários alunos serem provenientes desses países. Como a designação da unidade curricular deixa implícito, os alunos deverão desenvolver a capacidade de compreensão e utilização dos conceitos básicos da política comparada de forma a elaborarem um estudo comparativo entre os sistemas políticos nos seus vários componentes: Constituição, regime, sistema de governo, sistema de partidos, sistema eleitoral, forma de Estado e forma de Governo

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras para o processo de ensino/aprendizagem prendem-se com o recurso a uma estratégia de política comparada, uma vez que cabe ao docente a apresentação do sistema político português e os alunos dispõem da possibilidade de escolha de um outro sistema político para comparação com o modelo português.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almond, G., Dalton, R., Powell, G. & Strom, K. (org.) (2006). Comparative politics today. New York: Pearson / Longman
    Bale, T. (2005). European politics. A comparative introduction. London: Palgrave/Macmillan
    Freire, A. (2011). O Sistema político português, séculos XIX-XXI: Continuidades e Rupturas. Lx: ICS
    Hague, R. & Harrop, M. (2007). Comparative government and politics. An introduction. London: Palgrave
    Lijphart, A. (2012). Modelos de democracia. Formas de gobierno y resultados em trinta y seis países. Barcelona: Ariel
    Miranda, J. (2015). Da revolução à Constituição. Cascais: Princípia
    Moreira, A. (2014). Ciência Política. Coimbra: Almedina
    Newton, K. & Deth, J. (2007). Foundations of comparative politics. Cambridge: U.P
    Pasquino, G. (2005). Sistemas políticos comparados. Cascais: Principia
    Pinto, A. (2021). O regresso das ditaduras. Lx: FFMS
    Pinto, J. (2020). Estados (Des)unidos da Europa. A hora do futuro. Lx: Sílabo
    Pinto, J. (2014). O Poder em Portugal. Coimbra: Almedina

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios