Apresentação do Curso
O curso de licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Lusófona foi a primeira licenciatura em Portugal nesta área científica. Depois de 20 anos de funcionamento ininterrupto, o curso constitui-se como uma das principais referências da Universidade Lusófona e um pólo de atração crescente para alunos provenientes de todo o Mundo Lusófono e da União Europeia.
O curso tem um núcleo de unidades curriculares obrigatórias, o Major, reconhecendo, no entanto, ao aluno a possibilidade de completar a sua formação através da escolha de disciplinas opcionais, integrando, ou não, Minores de outras áreas científicas. Oferece, ainda, 4 Minores a alunos provenientes de outros cursos, em:
- Ciência Política
- Relações Internacionais
- Política e Comunicação
- Administração Pública
A licenciatura funciona em regime diurno e em regime pós-laboral e cada turma dispõe de um dia semanal sem componente letiva para que os alunos possam dedicar-se às atividades de investigação individual e aos trabalhos de grupo e de equipa.
Razões para frequentar este curso
- Colocamos a objetividade e o rigor da Ciência ao serviço da Cidadania e da Política.
- Contamos com um Corpo Docente maioritariamente Doutorado e em regime de tempo integral.
- Publicações científicas próprias e forte dinâmica de investigaçao com integração de alunos.
- Rede internacional de projetos e parcerias.
Despacho do curso
Despacho n.º 13426/2008, de 13 de maio, alterado pelo Despacho n.º 11423/2015, de 12 de outubro
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
11/12/2014
Registo
R/A-Ef 3000/2011
Auto-Avaliação
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Prof.ª Doutora Liliana Domingues Reis Ferreira
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
06 Filosofia
11 História
17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
18 Português
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
O curso de licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais tem como objetivo principal fornecer aos alunos as ferramentas conceptuais ou os modelos teóricos que lhes permitam compreender e analisar as várias dimensões da Ciência Política, enquanto ciência do Poder, e os eixos segundo os quais se desenvolvem as Relações Internacionais.
No que concerne à metodologia, o curso privilegia a criação de condições propícias à aprendizagem em ambientes interculturais e transdisciplinares.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
O curso de licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais, para além do natural enriquecimento pessoal e da compreensão crítica da dimensão política na vida social, assegura aos discentes o desenvolvimento de competências para a sua integração no mercado de trabalho nas áreas que são privilegiadas pelos curricula das unidades curriculares que compõem o plano de estudos.
Num Mundo globalizado, onde, no caso português, ganha pertinência a criação de sinergias decorrentes da inserção na União Europeia e da condição Lusófona, os discentes devem dispor dos conhecimentos necessários para a compreensão das interdependências mundiais e regionais de forma a que o seu âmbito de trabalho e/ou de investigação não fique excessivamente centrado na dimensão nacional. Para tal, os discentes devem desenvolver capacidades no que diz respeito à seleção e utilização de fontes de dados, designadamente através da inventariação das bases de dados de organizações nacionais e internacionais, visando a produção de uma informação atual e atualizada.
O licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais terá a capacidade de utilizar os elementos teóricos, entretanto transformados em conhecimentos, para captar a complexidade da vida nacional e internacional e proceder à análise de questões teóricas e práticas decorrentes de um sistema internacional global.
Os alunos são preparados para adquirir as competências intelectuais necessárias à construção de argumentos próprios. Ficarão, igualmente, em condições de os expor com clareza e com espírito crítico, tendo presente as implicações éticas na área da política e das relações internacionais e assumindo uma atitude assertiva que visa a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Estudos Futuros
O curso de licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais é o ponto de partida para o prosseguimento dos estudos nos Mestrados em Ciência Política, Cidadania e Governação e em Diplomacia e Relações Internacionais, existentes na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Saídas Profissionais
As saídas profissionais do curso de licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais abarcam um vasto leque de setores da sociedade, uma vez que o licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pode vir a exercer atividades no âmbito da análise política, do conhecimento dos contextos sociopolíticos presente na elaboração de estudos de mercado, da preparação e implementação de campanhas políticas e da dinamização de projetos de partidos políticos e de movimentos de cidadãos.
As competências adquiridas constituem uma mais-valia para o acesso aos vários sectores: público, privado, governamental e não-governamental, sendo de considerar a importância destes licenciados para a valorização da administração, quer ao nível do Poder Central quer do Poder Local.
Áreas Científicas
Ciência política e cidadania | Ciências sociais e do comportamento | Ciências sociais, comércio e direito