filmeu

Disciplina Socioeconomia Política da União Europeia

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular (UC) tem como objetivo inicial mostrar o modo como a integração europeia contribuiu para o desenvolvimento económico regional e como este foi moldado por processos políticos e sociais. Evidencia a relação entre o desenvolvimento económico, político e social, focando-se nas suas interpenetrações. A dinâmica institucional é também abordada numa relação direta com a explanação do processo de integração nas vertentes económica e política. Em suma, o programa pretende descrever, analisar e avaliar o processo de integração europeia e compreender os fatores que o condicionaram e as sinergias que o favoreceram.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Análise, aprofundamento e consolidação conceptual;

    - Módulo 1: Sociedade das Nações;

    - Módulo 2: Unificação económica (pós II Grande Guerra);

    - Módulo 3: Comunidade Europeia do Carvão e do Aço - CECA;

    - Módulo 4: Comunidade Económica Europeia - CEE;

    - Módulo 5: Estratégias de integração económica;

    - Módulo 6: Mercado Comum;

    - Módulo 7: União Económica e Monetária;

    - Módulo 8: Integração e governação socioeconómica;

    - Um olhar prospetivo sobre a socioeconomia política da UE.

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC possui quatro objetivos fundamentais: i) dar a conhecer o processo de integração europeia, enfatizando as conjunturas políticas e económicas que conduziram a mudanças estruturais na UE; ii) relacionar a evolução do processo com os tratados instituidores, mostrando a interação entre as dinâmicas políticas e económicas e a forma como são moldadas por processos sociais; iii) reconhecer e descrever o funcionamento do sistema político, tendo em conta as instituições e a participação dos cidadãos; e iv) e avaliar as limitações do sistema e os dilemas que o projeto europeu enfrenta, considerando o contexto internacional.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Debates, simulações e exercícios escritos em sala serão uma força motriz das metodologias de suporte ao processo de ensino-aprendizagem. A realização de conferências e/ou visitas de estudo, com relatório, aproximará os estudantes das tarefas a desempenhar nas suas futuras profissões.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bulmer, Simon; Parker, Owen; Bache, Ian; George, Stephen; Burns, Charlotte (2020). Politics in the European Union. 5ª Edição, Oxford: Oxford University Press.

    Cini, Michelle; Borragán, N. Pérez-Solórzano (2019). European Union Politics. 6ª Edição, Oxford: Oxford University Press.

    Engelbrekt, Antonina B.; Bremberg, Niklas; Michalski, Anna; Oxelheim, Lars (2020). The European Union in a Changing World Order. Londres: Palgrave Macmillan.

    Moniz, Jorge Botelho (org.) (2022). O Futuro da União Europeia: Política, Economia, Estado de Direito e Religião. Col. Contributos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

    Neutel, Fernanda (2019). A Construção da União Europeia. Da Segunda Guerra Mundial à Emergência de uma Fronteira Externa Comum. Lisboa: Edicões Sílabo.

    Nugent, Neill (2017). The Government and Politics of the European Union. 8ª Edição, Londres Palgrave Macmillan.

    Pinder, John; Usherwood, Simon (2018). The European Union: A Very Short Introduction. 4ª Edição, Oxford: Oxford University Press.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios