filmeu

Disciplina Socioeconomia Política da União Europeia

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular (UC) tem como objetivo inicial mostrar o modo como a integração europeia contribuiu para o desenvolvimento económico regional e como este foi moldado por processos políticos e sociais. Evidencia a relação entre o desenvolvimento económico, político e social, focando-se nas suas interpenetrações. A dinâmica institucional é também abordada numa relação direta com a explanação do processo de integração nas vertentes económica e política. Em suma, o programa pretende descrever, analisar e avaliar o processo de integração europeia e compreender os fatores que o condicionaram e as sinergias que o favoreceram.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Análise, aprofundamento e consolidação conceptual;

    - Módulo 1: Sociedade das Nações;

    - Módulo 2: Unificação económica (pós II Grande Guerra);

    - Módulo 3: Comunidade Europeia do Carvão e do Aço - CECA;

    - Módulo 4: Comunidade Económica Europeia - CEE;

    - Módulo 5: Estratégias de integração económica;

    - Módulo 6: Mercado Comum;

    - Módulo 7: União Económica e Monetária;

    - Módulo 8: Integração e governação socioeconómica;

    - Um olhar prospetivo sobre a socioeconomia política da UE.

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC possui quatro objetivos fundamentais: i) dar a conhecer o processo de integração europeia, enfatizando as conjunturas políticas e económicas que conduziram a mudanças estruturais na UE; ii) relacionar a evolução do processo com os tratados instituidores, mostrando a interação entre as dinâmicas políticas e económicas e a forma como são moldadas por processos sociais; iii) reconhecer e descrever o funcionamento do sistema político, tendo em conta as instituições e a participação dos cidadãos; e iv) e avaliar as limitações do sistema e os dilemas que o projeto europeu enfrenta, considerando o contexto internacional.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Debates, simulações e exercícios escritos em sala serão uma força motriz das metodologias de suporte ao processo de ensino-aprendizagem. A realização de conferências e/ou visitas de estudo, com relatório, aproximará os estudantes das tarefas a desempenhar nas suas futuras profissões.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bulmer, Simon; Parker, Owen; Bache, Ian; George, Stephen; Burns, Charlotte (2020). Politics in the European Union. 5ª Edição, Oxford: Oxford University Press.

    Cini, Michelle; Borragán, N. Pérez-Solórzano (2019). European Union Politics. 6ª Edição, Oxford: Oxford University Press.

    Engelbrekt, Antonina B.; Bremberg, Niklas; Michalski, Anna; Oxelheim, Lars (2020). The European Union in a Changing World Order. Londres: Palgrave Macmillan.

    Moniz, Jorge Botelho (org.) (2022). O Futuro da União Europeia: Política, Economia, Estado de Direito e Religião. Col. Contributos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

    Neutel, Fernanda (2019). A Construção da União Europeia. Da Segunda Guerra Mundial à Emergência de uma Fronteira Externa Comum. Lisboa: Edicões Sílabo.

    Nugent, Neill (2017). The Government and Politics of the European Union. 8ª Edição, Londres Palgrave Macmillan.

    Pinder, John; Usherwood, Simon (2018). The European Union: A Very Short Introduction. 4ª Edição, Oxford: Oxford University Press.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios