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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular (UC) tem como objetivo inicial mostrar o modo como a integração europeia contribuiu para o desenvolvimento económico regional e como este foi moldado por processos políticos e sociais. Evidencia a relação entre o desenvolvimento económico, político e social, focando-se nas suas interpenetrações. A dinâmica institucional é também abordada numa relação direta com a explanação do processo de integração nas vertentes económica e política. Em suma, o programa pretende descrever, analisar e avaliar o processo de integração europeia e compreender os fatores que o condicionaram e as sinergias que o favoreceram.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT11-2-3686
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Análise, aprofundamento e consolidação conceptual; - Módulo 1: Comunidade Europeia do Carvão e do Aço - CECA; - Módulo 2: Comunidade Económica Europeia - CEE; - Módulo 3: Mercado Comum; - Módulo 4: União Económica e Monetária; - Módulo 5: Integração e governação socioeconómica; - Módulo 6: Competitividade, sustentabilidade e autonomia europeia : Relatório Draghi
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Objetivos
Objetivos
A UC possui quatro objetivos fundamentais: i) dar a conhecer o processo de integração europeia, enfatizando as conjunturas políticas e económicas que conduziram a mudanças estruturais na UE; ii) relacionar a evolução do processo com os tratados instituidores, mostrando a interação entre as dinâmicas políticas e económicas e a forma como são moldadas por processos sociais; iii) reconhecer e descrever o funcionamento do sistema político, tendo em conta as instituições e a participação dos cidadãos; e iv) e avaliar as limitações do sistema e os dilemas que o projeto europeu enfrenta, considerando o contexto internacional.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Debates, simulações e exercícios escritos em sala serão uma força motriz das metodologias de suporte ao processo de ensino-aprendizagem. A realização de conferências e/ou visitas de estudo, com relatório, aproximará os estudantes das tarefas a desempenhar nas suas futuras profissões.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bulmer, Simon; Parker, Owen; Bache, Ian; George, Stephen; Burns, Charlotte (2020). Politics in the European Union. 5ª Edição, Oxford: Oxford University Press. Cini, Michelle; Borragán, N. Pérez-Solórzano (2019). European Union Politics. 6ª Edição, Oxford: Oxford University Press. Draghi, Mario (2024). The Future of European Competitiveness — A Competitiveness Strategy for Europe. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2025 Engelbrekt, Antonina B.; Bremberg, Niklas; Michalski, Anna; Oxelheim, Lars (2020). The European Union in a Changing World Order. Londres: Palgrave Macmillan. Moniz, Jorge Botelho (org.) (2022). O Futuro da União Europeia: Política, Economia, Estado de Direito e Religião. Col. Contributos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Nugent, Neill (2017). The Government and Politics of the European Union. 8ª Edição, Londres Palgrave Macmillan.
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Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
1º Teste de avaliação
(finais de) 10-2025
40%
2º Teste de avaliação
(meados de) 12-2025
40%
Extensão universitária (com relatório) & assiduidade e participação em aula
Ao longo do semestre
20%
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Mobilidade
Mobilidade
Não




