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Disciplina Pensamento Político

  • Apresentação

    Apresentação

    A complexidade do conhecimento, em geral, e do das Ciências Sociais e Humanas, em particular, exige que os alunos saibam identificar a especificidade do pensamento político Todavia, a natureza complexa dos fenómenos políticos, assim como as suas diferentes formas de expressão, requer a consciencialização tanto  da natureza  interdisciplinar do pensamento político como das suas inúmeras modalidades de expressão. Esta consciência é tanto mais necessária quanto o desenvolvimento tecnológico permite a disseminação do pensamento através de novos meios de comunicação.  

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Unidade Curricular analisa a contestabilidade dos conceitos de pensamento, político e pensamento político, a sua natureza inter- e multidisciplinar e a autonomia possível em relação à ética, religião e direito. Também distingue o pensamento político normativo-prescritivo, expresso na teoria política, filosofia, ideologia, utopias e distopias, do empírico descritivo pré-científico e científico e identifica alguns dos seus mais importantes objetos, tais como, entre outros, a justiça, lei, guerra, liberdade, o poder, os direitos e regimes políticos. A UC sublinha ainda os diferentes modos de expressão do pensamento político, na poesia, literatura, banda desenhada, escultura, pintura, cinema, música, videojogos e o impacto da inteligência artificial na determinação do âmbito dos seus sujeitos e na inovação dos meios da sua divulgação.  Finalmente, mostra o contributo da ciência política no desenvolvimento do pensamento político.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da unidade curricular, os alunos deverão:

    1. Identificar a natureza e os principais conceitos do pensamento político;

    2. Conhecer as diferentes modalidades, formas de expressão e divulgação do pensamento político

    3. Aplicar conteúdos abstratos a casos concretos.   

    4. Avaliar criticamente os principais conceitos do pensamento político.

    6. Desenvolver a capacidade de raciocínio crítico e criativo. 

    7. Estabelecer relações críticas com as inúmeras fontes de informação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    1. Aulas teórico-práticas com a apresentação de conteúdos programáticos através de excertos de textos e meios audiovisuais (PowerPoint). As aulas teórico-práticas serão organizadas por conteúdos temáticos de acordo com o programa, prevendo-se o envolvimento direto dos estudantes através de debates.  

    2. Diário online da turma em que os alunos contribuem com a seleção e desenvolvimento de uma ideia ou questão significativa, resultante de diferentes fontes de informação (aulas, redes sociais).  

    A avaliação é contínua e requer:

    Teste de avaliação (50%).

    Realização de uma recensão crítica de cinco páginas sobre um tema do pensamento político seja qual for a forma de expressão (35%).

    Participação nas aulas e na elaboração do diário (15%)

    Os alunos que obtiverem uma classificação inferior a 9,5 na avaliação contínua realizam obrigatoriamente o exame final.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

     

     

     

    Franklin, M.I. Resound on Political Relations: On Music, Culture and Politicis. New York: Palgrave MacMillan, 2005.  

    Freeden, M. Ideologies and Political Theory: A Conceptual Approach: Oxford: Oxford University Press, 1996

    Hamenstädt, U. (ed.). The Interplay Between Political Theory and Movies: Bridging Two Worlds.  Germany: Springer, 2019.  

    Literat, I. e Kligler-Vilenchik, N. How Popular Culture Prompts Youth Collective Political Expression and Cross-Cutting Political Talk on Social Media: A Cross-Platform Analysis, Social Media + Society April-June, 2021, 1–14.

    Rosen, M. and Wolff, J. Political Thought, Oxford: Oxford University Press, 1999.

INSCRIÇÃO AVULSO
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