filmeu

Disciplina Teoria das Relações Internacionais

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade apresenta os mais relevantes paradigmas e as principais teorias das Relações Internacionais. De forma geral, a abordagem será cronológica, de forma a permitir que os estudantes possam entender a evolução - mudanças e continuidades - das respectivas teorias. As várias correntes de pensamento enquadradas pelo idealismo, realismo, neo-realismo e os demais paradigmas serão consideradas. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceitos e análise: introdução à teorização

    Paz e guerra
    O Idealismo e as origens das Teorias das RI

    Realismo Clássico

    Neo-realismo
    Institucionalismo liberal

    Interdependência e Cooperação

    Teorias da integração
    Paz Interdemocrática
    Instituições e tomada de decisão

    Teorias marxistas das RI

    Construtivismo 

  • Objetivos

    Objetivos

    Adquirir competências especializadas e estruturantes sobre as RI, interpretar a interação entre os actores que intervêm nos fenómenos internacionais. Relacionar os paradigmas das Relações Internacionais com o ambiente internacional. Desenvolver aptidões para adquirir bases conceptuais que permitam  compreender a evolução científica das Relações Internacionais a nível universitário. Adquirir conhecimentos interpretativos sobre a problemática da política internacional, capacitar os elementos alvo para a análise crítica do sistema mundial e para os elementos de integração societal, a partir da interdependência e das relações entre os diversos tipos de atores. Preparar os alunos para o desempenho de missões na área das Relações Internacionais. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A par da aulas de transmissão de conhecimento teórico, estimular-se-á a discussão e a aplicação prática dos conceitos e teorias

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    GASPAR, Carlos (2021). Teoria das Relações Internacionais. Lisboa: Livros Horizonte 

    CRAVINHO, João Gomes (2002). Visões do mundo: as relações internacionais e o mundo contemporâneo. Lisboa: ICS-Imprensa de Ciências Sociais. 

    KRASNER, Stephen D. (1999). Sovereignty: organized hypocrisy. Princeton, N. J.: Princeton University Press. 

    LAKE, David A. e POWELL, Robert, eds. (1999). Strategic choice and international relations. Princeton, N. J.: Princeton University Press. 

    STEIN, Arthur A. (1990). Why nations cooperate: circumstance and choice in international relations. Ithaca, New York: Cornell University Press. 

    WEBER, Cynthia (2010). International Relations Theory: A Critical Introduction.3rd ed..London: Routledge. 

    WENDT, Alexander (992). Anarchy is what states make of it: the social construction of state politics. International Organization 46 (Spring): 391-425.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios