filmeu

Disciplina Direitos Humanos e Segurança Internacional

  • Apresentação

    Apresentação

    “Os Direitos Humanos têm sido ao longo dos tempos, um sinal de valorização da dignidade humana enquanto pressuposto de manifestação e incremento dos princípios mais elementares de cidadania. Contudo, apesar deste esforço, como decorre da História – inclusive dos períodos mais recentes -, nem sempre o Ser Humano tem sido alvo das preocupações de outros Seres Humanos” (Campos, 2019, p.15).

    A segurança dos povos e nações faz parte do roteiro dacomunidade internacional, em ordem ao cumprimentos dos direitos humanos. Esta UC surge da necessidade, cada vez maior, de refletir e apresentar pressupostos, que evidenciem a necessidade de conjugar esforços, em ordem à promoção da segurança internacional, tendo em conta os diferentes atores: políticos, económicos, sociais, religiosos e de segurança. Tudo isto só faz sentido, se tiver um papelpreponderante na promoção da dignidade humana.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O que são Direitos Humanos?; História dos Direitos Humanos; Principais Instrumentos de Direitos Humanos; A Comunidade Internacional e os Direitos Humanos; Direitos Humanos Desenvolvimento e Segurança; A dignidade humana e os Direitos Fundamentais; Trabalho digno, crescimento económico, fluxos migratórios, refugiados e segurança internacional; Os Direitos Humanos na era digital; Cooperação: Liberdade, justiça e Paz no Mundo; Diversidade e Multiculturalismo – uma questão de Direitos Humanos; O meio ambiente, os Direitos Humanos e a agenda 2030, em ordem à paz e segurança internacionais; O século XXI e os novos desafios aos Direitos Humanos.

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC de Direitos Humanos e Segurança Internacional, inserida no elenco das UCs do 1º Ciclo de Ciência Política e Relações Internacionais, visa articular os problemas da dignidade humana, tais como: migrações/refugiados; desenvolvimento sustentável; desigualdade, acesso à educação, combate à pobreza como desafios estruturais e outros, que têm implicações na segurança internacional.

    Assim sendo, pretende-se que os alunos sejam capazes de equacionar criticamente, as questões da dignidade humana com os modelos político-económicos existentes, em ordem à segurança e paz internacionais. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     As aulas assumirão características diversificadas, de acordo com o momento da apresentação dos conteúdos, sendo apoiadas em bibliografia atualizada e material realizado pelo professor. Haverá momentos de interação argumentativa, principalmente no final de cada tópico. Para a avaliação, será privilegiada uma metodologia de avaliação contínua.

     A avaliação, pressupõe a realização de 2 testes de avaliação de conhecimentos obrigatórios e presença e participação nas aulas: 1º Teste - 45% 2º Teste - 45% Presença e participação nas aulas - 10%

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baldé. Aua (2017). O Sistema Africano de Direitos Humanos e a experiência dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa; Baltazar, Maria da Saudade, Ramos, Isabel Joaquina, Saúde, Sandra (Coords) (2020). Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança. Edições Sílabo, Lda; Campos, Fernando (2019). Na Senda dos Direitos Humanos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas; Duque, Raquel, Noivo, Diogo, Almeida e Silva, Teresa de (2016). Segurança Contemporânea. Lisboa: Pactor; Garcia, Maria da Glória (2016). Como defender hoje a Dignidade Humana. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa; Lara, António de Sousa (Coord.) (2014). Crise, Estado e Segurança. Lisboa: Edições MGI; Miranda, Jorge (2020). Direitos Fundamentais. 3ª Edição revista e atualizada. Coimbra: Edições Almedina, S.A.; Miranda, Jorge (2022). Cidadania, sempre. Lisboa: Universidade Católica Editora; Wells, H.G. (2020). Os Direitos do Homem. Silveira: E-Primatur.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios