filmeu

Disciplina Políticas Públicas Européias e Internacionais

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Políticas Públicas Europeias e Internacionais visa proporcionar aos estudantes uma análise compreensiva sobre os processos de policy-making no contexto da política europeia e internacional. Primeiramente, assente na problematização do Estado e na gestão das necessidades colectivas, as políticas públicas evoluíram no sentido de maior convergência, solidariedade e subsidiariedade na tentativa de dar respostas à emergência climática, à crise migratória, à gestão pandémica ou à adoção da inteligência artificial. As políticas públicas europeias e internacionais afirmaram-se enquanto instrumento de regulação e de resolução de problemas públicos e privados, envolvendo organizações governamentais e não-governamentais, num contexto exigente, diversificado e global.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Conceitos e cenários 1.1 Política e políticas públicas 1.2. Formulação de políticas públicas – principais teorias e modelos   II. A evolução das políticas internacionais 2.1. Estado-nação e interdependências 2.2. Políticas públicas e globalização 2.3. Organizações internacionais e pertença subsidiária 2.4. Políticas de interesse global – compreendendo o século XXI   III. Políticas públicas europeias 3.1. Processo de integração europeia e políticas europeias 3.2. Subsidiariedade e solidariedade 3.3. Sistema de governança na União Europeia   IV. Dicotomias nas políticas públicas europeias e internacionais 4.1. Globalização versus proteccionismo 4.2. Multilateralismo versus nacionalismo 4.3. Desafios globais e políticas locais (sustentabilidade, guerra, nova era tecnológica, participação política)
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Definir o que são políticas públicas e identificar os principais modelos de análise e abordagens teóricas; 2. Recolher informação sobre políticas públicas europeias e internacionais, ganhando consciência sobre a complexidade dos problemas e dos processos políticos (utilização de informação estatística, científica e económica na formulação e aplicação de políticas públicas); 3. Desenvolver uma análise comparativa sobre políticas públicas europeias e internacionais – conceitos, origens, objetivos, tendências e impactos nas instituições políticas e sociedade civil; 4. Compreender os desafios inerentes à formulação e aplicação de políticas públicas; 5. Analisar os sistemas de governança (europeu e internacional) e avaliar criticamente os resultados das políticas públicas
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Para além das sessões dedicadas a fornecer aos estudantes os conceitos-chave e enquadramento teórico específicos da UC Políticas Públicas Europeias e Internacionais, esta UC adopta também uma abordagem mista ao processo ensino-aprendizagem – TBL (team based learning) e PBL (project based learning). Através da constituição de grupos de trabalho, os estudantes são encorajados a desenvolverem projetos e/ou actividades em grupo, nos quais são orientados pelo docente para (1) definir objetivos, estratégias e prazos de execução, (2) praticar a negociação, debater e refletir sobre as problemáticas propostas, (3) avaliar criticamente e expor os resultados com clareza. Com enfoque nas apresentações de grupo, discussão crítica de textos e trabalhos escritos, nomeadamente, os estudantes colocam-se no centro do processo de aprendizagem.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Araújo, L. & Rodrigues, M. L. (2017). Modelos de análise das políticas públicas. Sociologia, Problemas e Prática. (83). Cairney, Paul (2021). Understanding public policy : theories and issues (2nd ed). London : Bloomsbury Academic. J. Richardson and S. Mazey (eds.). (2015). European Union: power and policy-making. Routledge. Martens, K.; Niemann, D.; Kaasch, A. (Eds.). (2021). International Organizations in Global Social Governance.Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978-3-030-65439-9 Zahariadis, N., Buonanno, L. (2017). The Routledge Handbook of European Public Policy. Taylor and Francis.  
  • Avaliação

    Avaliação

     

    Descrição

     

    Ponderação

    Assiduidade e participação ativa nas aulas

     

    10%

    Atividades

     

    20%

    Trabalhos de grupo


    Frequência

     

    30%


    40%

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios