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Disciplina Políticas Públicas Européias e Internacionais

  • Apresentação

    Apresentação

    Políticas Públicas Europeias e Internacionais é uma unidade curricular do curso de Ciência Política e Relações Internacionais. O seu conteúdo programático atua na problematização do Estado e na gestão das necessidades colectivas. As políticas públicas intervêm e são orientadas para a resolução de problemas através de atores públicos e privados. A unidade curricular tem enorme relevância na formação de politólogos já que proporciona a aprendizagem dos processos e etapas necessários à elaboração de políticas públicas europeia e internacionais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I.A evolução das políticas internacionais.

    1.Os Estados-nação e as interdependências.

    2. Globalismo e globalização.

    3. Organizações internacionais e a pertença subsidiária.

    4. As políticas de interesse mundial.

    II.  As principais políticas públicas europeias.

    1. O processo de integração europeia e as várias políticas europeias.

    2. Subsidiariedade e solidariedade. 

    3. A governança na União Europeia.

    III. Os atuais desafios das políticas públicas europeias e internacionais.

  • Objetivos

    Objetivos

    As respostas aos desafios europeus e internacionais exigem solidariedade e desenvolvimento de políticas subsidiárias. A emergência climática e a resposta à pandemia da Covid-19 trouxeram novas exigência às políticas públicas europeias e internacionais. Os alunos devem adquirir o conhecimento das políticas públicas europeias e internacionais e dos processos políticos multinível assim como, e principalmente, adquirir competências para a análise critica dessas políticas e do rumo que adquiriram.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta unidade curricular privilegia as metodologias de ensino que promovem o trabalho autónomo e diligente- técnica do estudo de caso e trabalho de grupo- não obstante a utilização de técnicas e instrumentos pedagógicos tradicionais ao ensino do conhecimento teórico: técnica da lição/exposição e técnica do brainstorming. A unidade curricular terá avaliação contínua com análise de frequência e participação/ trabalhos de grupo com debate e 1 teste de avaliação. A nota de final de frequência será atribuída em função dos seguintes parâmetros: Assiduidade e participação/ trabalhos, apresentação e debates 40%; Teste de avaliação final 60%. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Andresen, S. (2013). 'International Regime Effectiveness', in R. Falkner (ed.), The Handbook of Global Climate and Environment Policy, Malden: John Wiley & Sons.   Barnett, M. and Finnemore, M. (2004). Rules for the World: International Organizations in Global Politics. Ithaca, NY: Cornell University Press. Colomer, J.M. (2016). How Global Institutions Rule the World. Basingstoke: Palgrave. Howlett, M. et al. (2009). Studying Public Policy. (3.a ed). Oxford: Oxford Univ. Press. Araújo, Luísa, Rodrigues, Maria de Lurdes (2017). Modelos de análise das políticas públicas. Sociologia, Problemas e Prática. (83). Rodrigues, Maria de Lurdes, Adão e Silva, Pedro (2012). Políticas Públicas em Portugal. Lisboa: editora Leya. Sandholtz, W. and Stone Sweet, A. (1998). European Integration and Supranational Governance. Oxford: Oxford University Press. Weimer, D., Vining, Aidan (2017). Policy Analysis: Concepts and Practice. (6th Ed). Londres: Routledge & CRC Press Logo - Taylor & Francis Group.

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