-
Apresentação
Apresentação
A Governança Global pretende contribuir para o desenvolvimento das capacidades analíticas e críticas dos alunos dotando-os das ferramentas conceptuais e teóricas necessárias a uma compreensão aprofundada do fenómeno da governação global, nas suas várias dimensões e do seu papel no desenvolvimento da sociedade internacional global e das relações internacionais contemporâneas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT11-2-23592
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à governança global
1.1. O que é a governança global?
1.2. Perspetivas teóricas sobre a governança global
2. A arquitetura da governança global
2.1. Organizações internacionais e governança global
2.2. Direito internacional e governança global
2.3. Sociedade civil e governança global
2.4. Poder na governança global
3. A agenda da governança global
3.1. Direitos humanos
3.2. Conflito internacional
3.3. Crises humanitárias
3.4. Saúde
3.5. Desenvolvimento
3.6. Internet e comunicações globais
3.7. Migrações
3.8. Ambiente
4. Apreciação crítica da governação global
-
Objetivos
Objetivos
No final do semestre, os alunos devem ser capazes de:
- Analisar e discutir os principais fenómenos da governação internacional;
- Aplicar o quadro teórico-conceptual da governação internacional a diversos estudos de caso;
- Identificar as principais características da governação internacional e como esta estrutura e condiciona o desenvolvimento da sociedade internacional;
- Compreender, explicar e participar nos vários debates críticos em torno da governação internacional, seu papel nas relações internacionais e seu potencial desenvolvimento futuro.
- Identificar adequadamente fontes de informação relevantes para a temática estudada e analisar essa informação de forma crítica e integrada.
- Revelar capacidade de comunicação escrita e oral.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Para o melhor entendimento desta Unidade Curricular serão ainda abordados estudos de caso, como ferramentas empíricas de relevo, para a operacionalização dos conceitos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bevir, Mark. (2011). The Sage Handbook of Governance. Berkeley: Sage
Bevir, M. (2012). Governance: A very short introduction. OUP Oxford.Biersteker, T. (2019). The role of transnational policy networks in informal governance. Manuscript: Graduate Institute of International and Development Studies.
Cornforth, C., & Brown, W. A. (Eds.). (2013). Nonprofit governance: Innovative perspectives and approaches. Routledge.
Müller, P. S., & Lederer, M. (2003, October). Demarcating politics challenging global governance: a critical perspective. In ELRC/CPOGG workshop at Harvard Law School. Princeton [in English].
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não