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Disciplina Diplomacia e Política Externa

  • Apresentação

    Apresentação

    Diplomacia e Política Externa é uma unidade curricular do curso de CPRI ministrada no 2º semestre do 2º ano. Está integrada na área das relações internacionais e o seu estudo mostra-se muito relevante para o conhecimento da atividade diplomática e para o seu reconhecimento como instrumento ao serviço da política externa. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Os conceitos e noções gerais de diplomacia e política externa. 

    2. Os atores, meios e instrumentos. 

    3. O processo de acreditação diplomática.

    4. Fatores que condicionam a política externa. 

    5. Funções e áreas de intervenção. 

    6. O Conceito Estratégico de Defesa Nacional.

    7. O desenvolvimento histórico da diplomacia. 

    8. A evolução do conceito geo-estratégico português

    9. A questão colonial do final do século XIX.: a Conferência de Berlim, o Mapa Rosa e o Ultimato Inglês. 

    10. Política Externa Portuguesa durante a Primeira República. 

    11. Da implantação do Estado Novo à fratura revolucionária de 1974. 

    12. Diplomacia e Política Externa - os novos modelos e desafios.

    13. A europeização da política externa portuguesa. 

    14, Portugal e o espaço ibérico. Análise da participação de Portugal nas organizações internacionais - ONU, NATO, UE e CPLP. 

    15. A crise europeia e a guerra na Ucrânia  - o regresso à política externa portuguesa com prioridade no mar. 

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Definir e distinguir diplomacia e política externa.

    2. Analisar, ao longo do processo histórico, os principais momentos de política externa portuguesa

    3. Identificar e prospectivar os novos modelos e novos desafios da diplomacia e da política externa.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os métodos a utilizar serão essencialmente o expositivo e interrogativo tendo em conta a natureza das matérias. As técnicas pedagógicas a utilizar serão: a técnica da exposição; técnica do ice-breaker; técnica do brainstorming; técnica do estudo de caso; técnica de trabalho de grupo e técnica de debate. Para a avaliação contínua: Ficha de Ocorrências e Ficha de Observação. Testes de Avaliação com medição qualitativa e quantitativa.

    A unidade curricular terá avaliação contínua com análise de frequência e participação e 2 testes de avaliação. A nota será atribuída em função dos seguintes parâmetros: Assiduidade e participação - 10% 2 Testes de avaliação - 90% (45% cada).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Calvet De Magalhães, José (2005). Manual Diplomático. Lisboa: Ed. Bizancio.

    Holsti, K.J. (1994). Internacional Politics A Framework For Analysies (7ed.). Londres: Prentice-hall.

    Kissinger, H. (1996). Diplomacia. Lisboa: Ed.Gradiva.

    Mongiardim, Maria Regina de.(2007). Diplomacia. Coimbra: Ed. Almedina.

    Pinto, J. F. (2005). Do Império Colonial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: continuidades e descontinuidades. Lisboa: Instituto Diplomático.

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