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Disciplina Migrações, Identidades e Multiculturalismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Os movimentos migratórios são uma constante ao longo da História. No entanto, mais recentemente, o aumento da conflitualidade, a ausência de oportunidades económicas e diferenças de rendimento, bem como o encurtamento das distânicas e a aceleração da circulação de ideias têm contribuído para uma intensificação dos fluxos migratórios intra e inter-continentais. Neste contexto, é importante compreender os determinantes destes fluxos migratórios, e de que formas impactam os países de origem, trânsito e destino. Por outro lado, nas sociedades ocidentais, os fluxos migratórios expõe a relação entre os conceitos de cultura, identidade e comunidade e têm suscitado importantes debates em torno das questões do multiculturalismo, e o próprio conceito de cidadania.

    Esta UC pretende introduzir os alunos aos principais conceitos e abordagens teóricas que informam o debate sobre as migrações. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao conceito de migração - movimentos populacionais no tempo e no espaço;

    2. Principais abordagens teóricas e conceptuais;

    3. Migrantes, refugiados e requerentes de asilo;

    4. Os impactos nos países de origem, trânsito e destino;

    5. Globalização, migrações e multiculturalismo;

    6. Diversidade cultural, religiosa e étnica nas sociedades contemporâneas.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:

    1. Identificar as diferentes formas de movimentos populacionais;

    2. Compreender as principais causas e implicações das migrações nacionais e internacionais.

    3. Conhecer  as teorias, os  estudos e os debates sobre as migrações, a identidade, e o multiculturalismo.

    4. Aplicar os principais conceitos e teorias da unidade curricular ao estudo dos problemas/fenómenos migratórios atuais.

    5. Entender as diferentes políticas desenhadas pelos Estados com vista à gestão dos fluxos migratórios.

    6. Discutir as implicações quotidianas dessas políticas para os migrantes e as populações autóctones.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teóricas-práticas serão organizadas por conteúdos temáticos, estimulando-se o envolvimento direto dos estudantes através de debates sobre aqueles conteúdos. Nas aulas práticas, os alunos deverão aplicar os conceitos e abordagens teóricas a casos de estudo. 

    No âmbito da avaliação contínua, os alunos deverão realizar questões de aula (QA), em que demonstrem a compreensão dos conceitos abordados mediante a sua aplicação na discussão de casos de estudo. 

    A avaliação compreende duas modalidades em alternativa: avaliação contínua (AC) ou avaliação através de exame.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Betts, A. (2013). Survival Migration: Failed Governance and the Crisis of Displacement. Cornell University Press.

    Cantat, C., Pécoud, A. & Thiollet, H. (2023). "Migration as Crisis." American Behavioural Scientist, 1-23. 

    Castles, S., De Haas, H. & Miller, M. J. (2019). The Age of Migration: International Population Movements in the Modern World. Bloomsbury Publishing. 

    Kivisto, P. Incorporating Diversity: Rethinking Assimilation in a Multicultural Age, Routledge, 2016.

    Massey, D. M., Arango, J., Higu, G., Kouaouci, A., Pellegrino, A. & Taylor, J. E. (2009). Worlds in Motion: Understanding International Migration at the End of the Millenium. Oxford UNiversity Press. 

    Niemann, A. & Zaun, N. (2023). Introduction: EU external migration policy and EU migration governance. Journal of Ethnic and Migration Studies 49(12), 2965-2985. 

    Ruiz, M. C. and Ness, I. eds, The Oxforf Handbook of Migration Crisis, 2019.   

    Zúquete, J. P. Os Identitários: O Movimento contra o Globalismo e o Islão. 

     

     

     

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