filmeu

Disciplina Migrações, Identidades e Multiculturalismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Os movimentos migratórios são uma constante ao longo da História. No entanto, mais recentemente, o aumento da conflitualidade, a ausência de oportunidades económicas e diferenças de rendimento, bem como o encurtamento das distânicas e a aceleração da circulação de ideias têm contribuído para uma intensificação dos fluxos migratórios intra e inter-continentais. Neste contexto, é importante compreender os determinantes destes fluxos migratórios, e de que formas impactam os países de origem, trânsito e destino. Por outro lado, nas sociedades ocidentais, os fluxos migratórios expõe a relação entre os conceitos de cultura, identidade e comunidade e têm suscitado importantes debates em torno das questões do multiculturalismo, e o próprio conceito de cidadania. Esta UC pretende introduzir os alunos aos principais conceitos e abordagens teóricas que informam o debate sobre as migrações. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao conceito de migração - movimentos populacionais no tempo e no espaço; 2. Principais abordagens teóricas e conceptuais; 3. Migrantes, refugiados e requerentes de asilo; 4. Os impactos nos países de origem, trânsito e destino; 5. Globalização, migrações e multiculturalismo; 6. Diversidade cultural, religiosa e étnica nas sociedades contemporâneas.  
  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Identificar as diferentes formas de movimentos populacionais; 2. Compreender as principais causas e implicações das migrações nacionais e internacionais. 3. Conhecer  as teorias, os  estudos e os debates sobre as migrações, a identidade, e o multiculturalismo. 4. Aplicar os principais conceitos e teorias da unidade curricular ao estudo dos problemas/fenómenos migratórios atuais. 5. Entender as diferentes políticas desenhadas pelos Estados com vista à gestão dos fluxos migratórios. 6. Discutir as implicações quotidianas dessas políticas para os migrantes e as populações autóctones.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teóricas-práticas serão organizadas por conteúdos temáticos, estimulando-se o envolvimento direto dos estudantes através de debates sobre aqueles conteúdos. Nas aulas práticas, os alunos deverão aplicar os conceitos e abordagens teóricas a casos de estudo.  No âmbito da avaliação contínua, os alunos deverão realizar questões de aula (QA), em que demonstrem a compreensão dos conceitos abordados mediante a sua aplicação na discussão de casos de estudo.  A avaliação compreende duas modalidades em alternativa: avaliação contínua (AC) ou avaliação através de exame.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Betts, A. (2013). Survival Migration: Failed Governance and the Crisis of Displacement. Cornell University Press. Cantat, C., Pécoud, A. & Thiollet, H. (2023). "Migration as Crisis." American Behavioural Scientist, 1-23.  Castles, S., De Haas, H. & Miller, M. J. (2019). The Age of Migration: International Population Movements in the Modern World. Bloomsbury Publishing.  Kivisto, P. Incorporating Diversity: Rethinking Assimilation in a Multicultural Age, Routledge, 2016. Massey, D. M., Arango, J., Higu, G., Kouaouci, A., Pellegrino, A. & Taylor, J. E. (2009). Worlds in Motion: Understanding International Migration at the End of the Millenium. Oxford UNiversity Press.  Niemann, A. & Zaun, N. (2023). Introduction: EU external migration policy and EU migration governance. Journal of Ethnic and Migration Studies 49(12), 2965-2985.  Ruiz, M. C. and Ness, I. eds, The Oxforf Handbook of Migration Crisis, 2019.    Zúquete, J. P. Os Identitários: O Movimento contra o Globalismo e o Islão.       
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios