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Apresentação
Apresentação
Os movimentos migratórios são uma constante ao longo da História. No entanto, mais recentemente, o aumento da conflitualidade, a ausência de oportunidades económicas e diferenças de rendimento, bem como o encurtamento das distânicas e a aceleração da circulação de ideias têm contribuído para uma intensificação dos fluxos migratórios intra e inter-continentais. Neste contexto, é importante compreender os determinantes destes fluxos migratórios, e de que formas impactam os países de origem, trânsito e destino. Por outro lado, nas sociedades ocidentais, os fluxos migratórios expõe a relação entre os conceitos de cultura, identidade e comunidade e têm suscitado importantes debates em torno das questões do multiculturalismo, e o próprio conceito de cidadania.
Esta UC pretende introduzir os alunos aos principais conceitos e abordagens teóricas que informam o debate sobre as migrações.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT11-2-23597
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao conceito de migração - movimentos populacionais no tempo e no espaço;
2. Principais abordagens teóricas e conceptuais;
3. Migrantes, refugiados e requerentes de asilo;
4. Os impactos nos países de origem, trânsito e destino;
5. Globalização, migrações e multiculturalismo;
6. Diversidade cultural, religiosa e étnica nas sociedades contemporâneas.
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Objetivos
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Identificar as diferentes formas de movimentos populacionais;
2. Compreender as principais causas e implicações das migrações nacionais e internacionais.
3. Conhecer as teorias, os estudos e os debates sobre as migrações, a identidade, e o multiculturalismo.
4. Aplicar os principais conceitos e teorias da unidade curricular ao estudo dos problemas/fenómenos migratórios atuais.
5. Entender as diferentes políticas desenhadas pelos Estados com vista à gestão dos fluxos migratórios.
6. Discutir as implicações quotidianas dessas políticas para os migrantes e as populações autóctones.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas teóricas-práticas serão organizadas por conteúdos temáticos, estimulando-se o envolvimento direto dos estudantes através de debates sobre aqueles conteúdos. Nas aulas práticas, os alunos deverão aplicar os conceitos e abordagens teóricas a casos de estudo.
No âmbito da avaliação contínua, os alunos deverão realizar questões de aula (QA), em que demonstrem a compreensão dos conceitos abordados mediante a sua aplicação na discussão de casos de estudo.
A avaliação compreende duas modalidades em alternativa: avaliação contínua (AC) ou avaliação através de exame.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Betts, A. (2013). Survival Migration: Failed Governance and the Crisis of Displacement. Cornell University Press.
Cantat, C., Pécoud, A. & Thiollet, H. (2023). "Migration as Crisis." American Behavioural Scientist, 1-23.
Castles, S., De Haas, H. & Miller, M. J. (2019). The Age of Migration: International Population Movements in the Modern World. Bloomsbury Publishing.
Kivisto, P. Incorporating Diversity: Rethinking Assimilation in a Multicultural Age, Routledge, 2016.
Massey, D. M., Arango, J., Higu, G., Kouaouci, A., Pellegrino, A. & Taylor, J. E. (2009). Worlds in Motion: Understanding International Migration at the End of the Millenium. Oxford UNiversity Press.
Niemann, A. & Zaun, N. (2023). Introduction: EU external migration policy and EU migration governance. Journal of Ethnic and Migration Studies 49(12), 2965-2985.
Ruiz, M. C. and Ness, I. eds, The Oxforf Handbook of Migration Crisis, 2019.
Zúquete, J. P. Os Identitários: O Movimento contra o Globalismo e o Islão.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não