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Disciplina Instituições e Organizações Internacionais

  • Apresentação

    Apresentação

    Como uma disciplina de primeiro ano de formac¿a¿o, a unidade permite abordar as componentes, significados e possi¿veis estruturas das Organizac¿o¿es Internacionais. Em suas variadas verso¿es e temas, a UC permite ao aluno ter uma importante visa¿o e dimensa¿o de um mercado de trabalho amplo e com enfoque anali¿tico e diploma¿tico, desde instituic¿o¿es interestatais a¿quelas de participac¿a¿o cidada¿ ou privada.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O que sa¿o organizac¿o¿es internacionais.

    2. Organizac¿o¿es Internacionais e o Sistema

      Internacional.

    3. Os distintos papeis institucionais e os processos institucionais das Organizac¿o¿es Internacionais

    4. Organizac¿o¿es Internacionais, temas e pra¿ticas.

    5. Interac¿o¿es e as Organizac¿o¿es Internacionais.

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC Instituic¿o¿es e Organizac¿o¿es Internacionais e¿ dedicada ao estudo das caracteri¿sticas fundamentais, processos, normas e resultados associados a¿s organizac¿o¿es internacionais. Esta¿o previstos, pois, o estudo de suas possi¿veis naturezas e os efeitos que geram no seu exerci¿cio, em conjunto ou isoladamente, no sistema internacional. Objetivos de aprendizagem:

    1.  Avaliar a participac¿a¿o de OIS na configuração de sistemas e subsistemas internacionais.
    2. Compreender o que sa¿o os diferentes tipos de Organizac¿o¿es Internacionais, os papeis das instituic¿o¿es internacionais. 
    3. Compreender a dina¿mica, a origem e as tende¿ncias que sa¿o pertinentes a¿s Organizac¿o¿es Internacionais.
    4. Aplicar os conhecimentos nos estudos de caso de instituic¿o¿es internacionais, com efeito na eficie¿ncia dessas organizac¿o¿es 
    5. Analisar a performance de instituic¿o¿es internacionais e as relac¿o¿es entre os atores preponderantes em cada ambiente.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino ativas desempenham um papel crucial no processo dessa disciplina, promovendo a participac¿a¿o ativa dos alunos e estimulando o aprendizado auto¿nomo. Estrate¿gias como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) te¿m destaque. O PBL envolve desafiar os alunos a resolver problemas complexos, estimulando o pensamento cri¿tico e a colaborac¿a¿o. Ja¿ a Sala de Aula Invertida incentiva a pre¿-leitura e a pesquisa independente antes das aulas, reservando o tempo em sala para discusso¿es e atividades pra¿ticas. Essas abordagens proporcionam um ambiente dina¿mico e envolvente, onde os alunos se tornam agentes ativos no processo de aprendizado, promovendo uma compreensa¿o mais profunda e duradoura dos conteu¿dos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ambos, T. C., & Tatarinov, K. (2022). Building responsible innovation in international organizations through intrapreneurship. Journal of Management Studies , 59 (1), 92-125. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/joms.12738

    Crockett, S (2012) The Role of International Organisations in World Politics. E-International Relations Students.

    OECD (2016), International Regulatory Co-operation: The Role of International Organisations in Fostering Better Rules of Globalisation, OECD Publishing, Paris.

    Ramos Barrera, M. G. (2022). Estados, Organizaciones Internacionales y Tecnologi¿as de la Informacio¿n: Actores de una Red No Moderna. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/55333

    Schiavone, G. (2016). International organizations: A dictionary and directory . Springer.

     

     

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