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Disciplina História das Ideias e Teorias Políticas

  • Apresentação

    Apresentação

    A turbulência social, cultural geopolítica e ideológica que afecta as relações pacíficas entre os cidadãos das (complexas) sociedades contemporâneas, exige que os alunos de Ciência Política e Relações Internacionais desenvolvam a capacidade de pensamento crítico e informado sobre a qualidade política das ideias, doutrinas e ideologias disseminadas na esfera pública. Neste contexto, o conhecimento propiciado pela unidade curricular História e Teoria das Ideias Políticas, da Antiguidade Clássica à Contemporaneidade, pode contribuir para mitigar os efeitos de ideias, teorias e doutrinas ameaçadoras do bem-estar dos cidadãos dessas (complexas) sociedades.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      1. Conceitos de ideia, ideologia, doutrina e teoria.

      2. Antiguidade Clássica Greco-Romana  

      2.1. Democracia ateniense vs autoritarsimo espartano

      2.2. Governo dos homens vs. governo das leis

      2.3. Republicanismo vs. Época Imperial

      3. Época Medieval: a justificação religiosa do poder político

      4. Renascimento.

      4.1. A autonomia do político em relação à ética e religião.

      4.2. A reforma protestante.

      5. Época Moderna.

      5.1. Contratualismo(s): Estado de Natureza vs Sociedade Política.

      5.2. Direitos Humanos Universais

      6. Época Contemporânea:

      6.1. Iluminismo vs. conservadorismo

      6.2. Autoritarismo(s), totalitarismo(s) e democracia(s)

      6.3. Liberdades individuais vs. liberdades colectivas.

      6.4. Discrimações justificadas e injustificadas.

      6.2. Direitos dos animais, da natureza e das futuras gerações. 

      7. Novas teorias:

      7.1. Feminismo.

      7.2. Ecologismo

  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos deverão:

    Compreender de que forma as ideias se podem traduzir em ideologias, doutrinas e teorias.

    Conhecer os principais autores, as ideias, teorias e obras essenciais na constituição do pensamento político ocidental.

    Analisar criticamente as ideias, teorias e doutrinas políticas .

    Desenvolver a capacidade de argumentação e o espírito crítico.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas teóricas com a apresentação de conteúdos programáticos através excertos de textos da bibliografia.

    As aulas teórico serão organizadas por conteúdos temáticos de acordo com o programa, prevendo-se o envolvimento directo dos estudantes através de debate sobre aqueles conteúdos. A elaboração de fichas de leitura faz parte integrante da avaliação final. Essa ficha de leitura pode  ser sobre um artigo, um livro ou um filme relacionado com os conteúdos disciplinares. Filmes como Voando sobre um Ninho de Cucos, realizado por Milos Forman, ou a Lista de Schindler, realizado por Spielberg, relacionam-se com os conteúdos da UC.

    A Avaliação compreende duas modalidades em alternativa: avaliação contínua (AC) ou avaliação através de exame.

    Na AC, o valor de ponderação dos vários elementos é o seguinte:

    50% - teste escrito de avaliação.

    40% - elaboração de ficha de leitura de um artigo, capítulo de livro ou filme.

    10% - participação nas aulas.

     

    A avaliação por exame consistirá num teste escrito.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Arendt, H. As Origens do Totalitarismo, trad. de Roberto Raposo, D. Quixote,: Lisboa, 2ª ed, 2004 [ 1948 ], ISBN:972-20-2909-6.

    Kant, I. Resposta à Pergunta: O que é o Iluminismo?, in A Paz Perpétua e Outros Opúsculos, Trad. Artur Morão, Edições 70: Lisboa, 1988 [1784], ISBN: 972-44-0539-7.

    Maquiavel, N. O Príncipe, trad. introdução e notas de Diogo Pires Aurélio,  Temas e Debates, Círculo de Leitores: Maia 2012, ISBN: 978-989-644-193-7.

    Pereira, M. H. R. Hélade. Antologia da Cultura Grega.   Universidade de Coimbra: Coimbra, 1982.

    Pereira, M. H. R. Romana. Antologia da Cultura Latina.  Universidade de Coimbra: Coimbra, 1986.

    Ryan, A. On Politics. A History of Political thought from Herodotus to the Present. Allen Lane: United Kingdom,  2012, ISBN. 978-0-713-99364-6. 

    Touchard, J. História das Ideias Políticas, vols. I, II, III, IV. Publicações Europa-América: Mem Martins,  2003.

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