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Disciplina Administração Regional e Autárquica

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Administração Regional e Autárquica, inseriada no elenco das UCs do 1º Ciclo de Ciência Politica e Relações Internacionais, torna-se relevante, na medida em que poderá contribuir para fornecer conhecimentos que habilitem os alunos a atuar no âmbito das Administrações Regional e Autárquica e a interagir com as mesmas. Os conhecimentos a adquirir são: Situar a Administração Regional e Autárquica no quadro da administração do Estado e conhecer a sua evolução diacrónica Analisar o funcionamento das administrações regional e autárquica, bem como as formas de eleição dos titulares; Comparar diferentes modelos nos países da UE; Estudar as mais recentes abordagens sobre a gestão das cidades e regiões, com vista ao desenvolvimento local e regional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      Enquadramento jurídico-institucional - Pessoas coletivas públicas; Desconcentração e descentralização; Tutela; Administração Regional e Autárquica em Portugal: evolução histórica; Poder local democrático na Constituição de 1976; Regiões Autónomas, regionalização administrativa do Continente; Estatutos político-administrativos das Regiões Autónomas; Eleições para as Assembleias Legislativas Regionais.; Assembleia Legislativa Regional; Governo Regional; Representante da República; Eleições para os órgãos dos Municípios e das Freguesias; Atribuições e competências; Assembleia Municipal, Câmara Municipal e Presidente da Câmara; Assembleia de Freguesia, Junta de Freguesia e Presidente da Junta; Instituições Supramunicipais;Diferentes modelos de administração regional e local na União Europeia; Administração territorial e globalização; Administração territorial e desenvolvimento; Governação Regional e Local em tempos de crise. Os PRR e a ARA. A descentralização e as Autarquias Locais.  
  • Objetivos

    Objetivos

      Os objectivos desta UC, aparecem enunciados na apresentação desta UC. Esta UC para além dos conhecimentos que pretende que os alunos adquiram sobre o poder Regional e o Poder Autárquico: com base na Constituição, como funciona; a relevância do funcionamento destes dois "poderes" para o próprio funcionamento do país como um todo. Pretende-se ainda, que os alunos adquiram capacidades para compreender as interações no âmbito dos diferentes níveis territoriais das instituições do Estado; Possam e seja capazes de avaliar criticamente os modelos alternativos em que estas podem assentar; identificar as respetivas funções e responsabilidades sociais. Competências para atuar no âmbito das administrações regionais e autárquicas, como decisor político ou na qualidade de quadro dessas instituições. Serem capazes de analisar do ponte de vista constitucional, os diferentes momentos da Administração Regional e Autárquica.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A avaliação pressupõe a realização de 2 testes escritos de avaliação de conhecimentos obrigatórios; presença e participação em aula. 1º Teste 45% + 2º Teste 45% + Presença e Participação em Aula 10%
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ALMEIDA, Luís Filipe Mota; SOUSA, Luis de, RAMOS, Manuel Ferreira(Coords). Poder Local em Tempos de COVID-19.Vol.I e II. Coimbra: Almedina. 2021. AMARAL, Diogo Freitas do . Curso de Direito Administrativo. 4.ª ed. Coimbra: Almedina. 2016.  CADERNOS DE PODER LOCAL. Autarquias. Regiões Administrativas, Municípios e Freguesias. que competências? Lisboa: Divulgação do Livro SA. 2018. MAGALHÃES, Rui; RODRIGUES, Miguel; COSTA, Cláudia S. A Responsabilidade Política dos Eleitos Locais. Coimbra: Edições Almedina, SA. 2020. MIRANDA, Jorge. Cidadania Sempre. Lisboa: Universidade Católica Editora. 2022. REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. História do Municipalismo. Poder Local e Poder Central no Mundo Ibérico. III Seminário Internacional. Funchal: SETC/CEHA. 2006. RELVAS, Miguel & JÚLIO, Paulo. O outro lado da Governação: a reforma da Administração Local. Porto: Porto Editora.2015.  SALEIRO, António. O Mito do Poder Local. Manual para Autarcas e Estudantes. Lisboa: Associação DEASCE Rossio. 2016.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    1º Teste de avaliação

    a)

    45%

    2º Teste de Avaliação

    a)

    45%

    Presença e Participação em Aula

    ---

    10%

    a) Os dias dos testes serão marcados com os alunos no primeiro dia de aulas.

     

     

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