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Disciplina Economia Política e Globalização

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC trata de temas que tem ampla conexão com outras carreiras e disciplinas. Ou seja, algumas das habilidades críticas desenvolvidas com a disciplina são essenciais para a introdução em um amplo domínio de trabalho que inclui conhecimentos fundamentais do sistema económico regente e das suas interfaces com o sistema internacional e condicionantes políticos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Globalização: definições, conceitos e debates. Desenvolvimento Crítico e Debates Teóricos Aplicação dos Conhecimentos e Análise de Estudos de Caso Exercício Dirigido A dimensão regional e a globalização. Desenvolvimento Crítico e Debates Teóricos Aplicação dos Conhecimentos e Análise de Estudos de Caso Exercício Dirigido A economia internacional a partir da globalização. Desenvolvimento Crítico e Debates Teóricos Aplicação dos Conhecimentos e Análise de Estudos de Caso Exercício Dirigido Movimentos e manifestações contra a globalização. Desenvolvimento Crítico e Debates Teóricos Aplicação dos Conhecimentos e Análise de Estudos de Caso Exercício Dirigido Variações da globalização e repercussões no sistema económico internacional. Desenvolvimento Crítico e Debates Teóricos Aplicação dos Conhecimentos e Análise de Estudos de Caso Exercício Dirigido
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta Unidade Curricular inclui a abordagem conceitual da Globalização e diferentes repercussões e transformações no ambiente econômico. Estão também em questão as formas de Globalização, os significados, com foco nos elementos que tocam a conjuntura econômica internacional, a participação de atores de diferentes naturezas e a manifestação da questão no sistema internacional. Objetivos de aprendizagem: 1.Compreender o conceito de Globalização e a conjuntura a que se refere, incluindo os condicionantes econômicos. 2. Compreender as diversas variações do termo e significados para o sistema econômico internacional. 3. Compreender, a partir de casos, condicionantes importantes para a análise do sistema econômico internacional. 4. Analisar os modelos distintos econômicos à luz das teorias de globalização. 5. Aplicar o entendimento de globalização nos diversos objetos e casos. 6. Analisar os casos pertinentes com foco em processos de internacionalização que toquem o ambiente público-privado.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Esse curso conta com o desenvolvimento de portfolio individual ao longo do período, a partir de atividades voltadas para o sistema "learning by doing". Metodologias ativas de ensino são aplicadas em todo o conteúdo, de modo que os debates teóricos reforcem os feedbacks por par e mediados, as simulações preencham a lacuna de transição entre a teoria e prática, as experimentações em grupo permitam desenvolver skills pertinentes ao mercado de trabalho. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    da Silva, Jennyfer Ferreira; Martins, Michelle Márcia Viana (2025) : Economia circular: Repensando estratégias no comércio internacional, Texto para Discussão, No. 3090, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília Chohan, Usman W., Trump: A Second Administration in Seven Economic Paradoxes (January 01, 2025). Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=5078763 Palley, T. I. (2018). Three globalizations, not two: Rethinking the history and economics of trade and globalization. European Journal of Economics and Economic Policies: Intervention, 15(2) Wang, H., & Miao, L. (2022). Understanding Globalization, Global Gaps, and Power Shifts in the 21st Century: CCG Global Dialogues (p. 213). Springer Nature. Triandafyllidou, A. (2024). Migration and globalization: dynamics and contradictions. In Handbook of Migration and Globalisation (pp. 1-23). Edward Elgar Publishing.      
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação será realizada com base em um portfólio desenvolvido ao longo do curso e entregue na semana 14 via Plataforma Moodle, seguindo a estrutura abaixo:
        •    Ensaio teórico robusto (30%) que relacione os textos das semanas 1, 4, 7, 10 e 13, com extensão entre 1.000 e 2.000 palavras, incluindo as referências finais no formato APA. Após cada uma das quatro primeiras semanas teóricas, o aluno deverá publicar no Moodle um rascunho parcial do ensaio (mínimo de dois rascunhos em quatro), mostrando a evolução do trabalho). O ensaio completo será entregue apenas ao final, dentro do portfólio, junto com os prints que comprovam a publicação dos rascunhos anteriores.
        •    Lista das atividades realizadas em sala (30%) com evidências de participação (prints do Moodle, fotos das atividades, prints de resultados, etc.), acompanhada de uma análise dos skills desenvolvidos.
        •    Linha do tempo (timeline) (30%) com todas as contribuições individuais para o trabalho em grupo (semanas 3, 6, 9, 12), descrevendo a participação individual e apresentando o resultado final do trabalho.
        •    Autoavaliação (10%) refletindo sobre a participação do aluno: frequência, desempenho, dificuldades e desafios enfrentados, evolução ao longo do curso, skills desenvolvidos, atributos positivos e aspectos a melhorar. Deve incluir uma frequência detalhada por semana, indicando presenças e ausências, com justificativas quando aplicável, e demonstrar como foi feito o cumprimento das atividades previstas. É obrigatório retirar no Moodle, por meio de prints, o relatório referente às atividades do aluno na disciplina, anexando-o como parte da autoavaliação no portfólio.
    A presença no curso é indispensável. As atividades devem ser realizadas ao longo do curso, respeitando sempre o prazo máximo de uma semana após a realização, tanto para atividades individuais quanto para as de grupo.

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