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Disciplina Estudos de Segurança e para a Paz

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de "Estudos da Segurança e para a Paz" oferece uma compreensão aprofundada das dinâmicas que permeiam a segurança internacional e a promoção da paz. Envolvendo uma ampla variedade de tópicos, desde a análise de políticas de segurança nacional até a resolução de conflitos internacionais, esta disciplina capacita os estudantes a adentrarem os domínios de intervenção cruciais para a preservação da estabilidade global. A sua inclusão no ciclo de estudos de Ciência Política e Relações Internacionais é de extrema relevância, pois proporciona uma perspectiva holística que transcende as meras relações entre Estados. Além disso, prepara os futuros profissionais para lidarem com as complexidades e desafios emergentes na busca por um mundo mais seguro em suas vertentes profissionais globais e diversas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Compreendendo a dinâmica do conflito.
    2. Análise de Políticas de Segurança e Defesa.
    3. Estudo de Métodos de Prevenção e Resolução de Conflitos.
    4. Construção da Paz e Reconciliação.
    5. Promoção da Segurança Humana.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Compreensão das Dinâmicas de Conflito: Desenvolver uma compreensão aprofundada das causas, natureza e evolução dos conflitos internacionais.

    2. Análise de Políticas de Segurança e Defesa: Examinar as políticas de segurança nacional e internacional, incluindo estratégias de defesa e ações militares.

    3. Estudo de Métodos de Prevenção de Conflitos: Explorar estratégias e técnicas para identificar e prevenir potenciais conflitos, incluindo diplomacia, mediação e ações preventivas.

    4. Capacidade de Resolução de Conflitos: Desenvolver habilidades práticas em negociação, mediação e resolução de conflitos em contextos internacionais.

    5. Construção de Paz e Reconciliação: Compreender os processos e estratégias para construir e manter a paz após conflitos, incluindo a reconstrução pós-conflito e a reconciliação entre partes em conflito.

    6. Promoção de Segurança Humana: analisar sistemas de proteção das populações em áreas afetadas por conflitos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino ativas desempenham um papel crucial no processo dessa disciplina,
    promovendo a participação ativa dos alunos e estimulando o aprendizado autônomo. Estratégias como a
    Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom) têm
    destaque. O PBL envolve desafiar os alunos a resolver problemas complexos, estimulando o
    pensamento crítico e a colaboração. Já a Sala de Aula Invertida incentiva a pré-leitura e a pesquisa
    independente antes das aulas, reservando o tempo em sala para discussões e atividades práticas.
    Essas abordagens proporcionam um ambiente dinâmico e envolvente, onde os alunos se tornam
    agentes ativos no processo de aprendizado, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura
    dos conteúdos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Abella-Osorio, J. D., & Torrijos, V. (2022). Modelo estructural para el análisis y la construcción de políticas de seguridad y defensa. URVIO Revista Latinoamericana de Estudios de Seguridad, (32), 112-126.
    • Mouly, C. (2022). Estudios de paz y conflictos: Teoría y práctica (p. 322). Peter Lang International Academic Publishers.
    • Newman, E. (2011). A human security peace-building agenda. Third World Quarterly, 32(10), 1737-1756.
    • Oliveira, G. C. (2017). Estudos da Paz: origens, desenvolvimentos e desafios críticos atuais. Carta internacional, 12(1), 148-172.
    •  Richmond, O. P., & Visoka, G. (Eds.). (2022). The Palgrave encyclopedia of peace and conflict studies. Springer Nature.

     

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