filmeu

Disciplina Introdução à Economia

  • Apresentação

    Apresentação

    Compreender o quadro da análise económica, o funcionamento e dinâmica da economia, bem como os aspetos emergentes relacionados com o novo ecossistema tecnológico e o ambiente, com impacto na economia, tendo em vista não só a aquisição de conhecimentos mas também desenvolver capacidades de  aplicação a situações concretas, a nível teórico e prático. Pretende-se, ainda, estimular o espírito crítico em relação a problemas económicos e a capacidade de análise e discussão devidamente fundamentadas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I.O QUADRO DA ANÁLISE ECONÓMICA

    1. O raciocínio económico
    2. O circuito económico
    3. A “Lei” da oferta e da procura e a explicação da formação dos preços
    4. A “Moeda” no centro da relação económica
    5. Macroeconomia versus microeconomia

    II.FUNCIONAMENTO DA ECONOMIA

    1. A “PRODUÇÃO” como uma função do capital e do trabalho
    2. O financiamento da economia
    3. O investimento
    4. O Consumo
    5. A poupança
    6. O Estado-Providência e a redistribuição
    7. A Política Económica
    8. As análises do comércio internacional

    III.A DINÂMICA DA ECONOMIA

    1. O Crescimento e o desenvolvimento
    2. Crises e flutuações
    3. A Inflação
    4. A Inovação
    5. A concorrência
    6. O ecossistema tecnológico, o ambiente e a economia
    7. Novas abordagens heterodoxas
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos:

    • Compreender o quadro geral da análise económica;
    • Analisar o funcionamento da economia no que se refere às suas funções mais relevantes;
    • Compreender o a dinâmica da economia e o quadro de complexidade e incerteza atuais

    Aptidões e competências a desenvolver:

    • Aplicar grelhas de leitura e os conhecimentos adquiridos à explicação dos fenómenos e económicos;
    • Interpretar os problemas e os temas relevantes da economia à luz da análise e da teoria económica;
    • Comunicar de forma eficaz os temas relevantes da economia nas diferentes formas de linguagem, escrita, oral, gráfica e numérica;
    • Ser capaz de desenvolver processos de autoaprendizagem com elevado grau de autonomia e em contexto de trabalho de grupo.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC utiliza métodos ativos de ensino-aprendizagem centrados no aluno, por via de uma combinação adequada da exposição da matéria com a discussão de temas e artigos especializados de interesse geral, suscitando a reflexão critica e promovendo a dinâmica de grupos, bem como a autoaprendizagem por via da consulta de fontes e sítios da internet especializados, devidamente orientados pelo professor.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Neves, J.-C. (2017), Introdução à Economia, (11ª edição), Editorial Verbo, Lisboa, ISBN: 9789722230568.
    • Fernandes, A.; Pereira, E.; Bento, J.; Madaleno, M.; Robaina, M. (2021), Introdução à Economia, (3ª edição), edições Sílabo, Lda, Lisboa 989-561-149-2
    • Abreu, Margarida; Afonso, António; Escária, Vítor e Ferreira, Cândida (2018), Economia Monetária e Financeira, (3ª edição), Escolar editora; ISBN 978-972-592-533-1
    • Amaral, João Ferreira; Louçã, Francisco; Caetano, Gonçalo; Fontainha, Elsa; Ferreira Cândida; Santos, Susana, (2007), Introdução à Macroeconomia, 2ª Edição Escolar Editora, Lisboa, ISBN 978-972-592-206-4.
    • Araújo, Fernando (2014), Introdução à Economia, Almedina, Coimbra, ISBN: 9789724024592
    • Walker, Andrew Mell&Oliver(2014), The Rough Guide to Economics, Rough Guides, Penguim books, U.K, ISBN: 9781409363972
    • Mankiw, N. Gregory (2017), Principles in Economics, Cengage Learning; 8 edition
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios