filmeu

Disciplina Governação Global

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Governança Global tem como objetivo fundamental promover o desenvolvimento das capacidades analíticas e críticas dos alunos, capacitando-os com as ferramentas conceituais e teóricas necessárias para uma compreensão aprofundada do fenômeno da governança global. O curso abordará a governança global em suas diversas dimensões, explorando como ela influencia e molda a sociedade internacional e as relações internacionais contemporâneas. Os estudantes serão expostos aos principais conceitos e teorias que estruturam a governança global, incluindo a análise dos principais atores e instituições envolvidas, como organizações internacionais, estados-nação, ONGs e corporações multinacionais. A disciplina também examinará as dinâmicas de poder e as interações entre esses atores em um contexto global, além de abordar questões como a governança ambiental, a segurança global e a justiça social.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos 1. Governança Global - Debates Debates teóricos Exercícios dirigidos e estudos de caso Trabalho de Equipa e prático 2. Governança Global - Sistemas Debates teóricos Exercícios dirigidos e estudos de caso Trabalho de Equipa e prático 3. Governança Global - Temas Debates teóricos Exercícios dirigidos e estudos de caso Trabalho de Equipa e prático 4. Governança Global - Informal Governance Debates teóricos Exercícios dirigidos e estudos de caso Trabalho de Equipa e prático 5. Governança Global - Non-profit governance Debates teóricos Exercícios dirigidos e estudos de caso Trabalho de Equipa e prático
  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre, os alunos devem ser capazes de: Analisar e discutir os principais fenómenos da governação internacional; Aplicar o quadro teórico-conceptual da governação internacional a diversos estudos de caso; Identificar as principais características da governação internacional e como esta estrutura e condiciona o desenvolvimento da sociedade internacional; Compreender, explicar e participar nos vários debates críticos em torno da governação internacional, seu papel nas relações internacionais e seu potencial desenvolvimento futuro. Identificar adequadamente fontes de informação relevantes para a temática estudada e analisar essa informação de forma crítica e integrada. Revelar capacidade de comunicação escrita e oral.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Esse curso conta com o desenvolvimento de portfolio individual ao longo do peri¿odo, a partir de atividades voltadas para o sistema "learning by doing". Metodologias ativas de ensino sa¿o aplicadas em todo o conteu¿do, de modo que os debates teo¿ricos reforcem os feedbacks por par e mediados, as simulacooes preencham a lacuna de transicca¿o entre a teoria e pra¿tica, as experimentacoes em grupo permitam desenvolver skills pertinentes ao mercado de trabalho.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bogers, M., Biermann, F., Kalfagianni, A., & Kim, R. E. (2023). The SDGs as integrating force in global governance? Challenges and opportunities. International Environmental Agreements: Politics, Law and Economics, 23(2), 157-164. Bevir, Mark. (2011). The Sage Handbook of Governance. Berkeley: Sage Bevir, M. (2012). Governance: A very short introduction. OUP Oxford. Biersteker, T. (2019). The role of transnational policy networks in informal governance. Graduate Institute of International and Development Studies Cornforth, C., & Brown, W. A. (Eds.). (2013). Nonprofit governance: Innovative perspectives and approaches. Routledge. Müller, P. S., & Lederer, M. (2003, October). Demarcating politics challenging global governance: a critical perspective. In ELRC/CPOGG workshop at Harvard Law School. Princeton.
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliacao e feita a partir de um Portfolio desenvolvido ao longo do curso e entregue na semana 14 , via Plataforma Moodle, segundo a seguinte estrutura:

    1. Ensaio teo¿rico que relacione os textos referentes a¿s semanas 1, 4, 7, 10, 13. Publicac¿a¿o de 2 rascunhos anteriores no moodle e inclusa¿o de prints como evide¿ncia no portfolio em seguida a¿ versa¿o final do portfolio. 30%

    2. Lista de atividades realizadas em sala com evidencias de sua participacao (prints do moodle, fotos da atividade, prints dos resultados, etc.) + ana¿lise de skills desenvolvidos. 30%

    3. Timeline com todas as contrinuic¿o¿es individuais para o trabalho em grupo (semanas 3, 6, 9, 12). Participacao individual no trabalho + resultado final do trabalho. 30%

    4. Autoavaliacao do aluno - sobre a sua partiicpac¿a¿o, incluindo a freque¿ncia nas aulas, sua performance, suas dificuldades e desafios, seu desenvolvimento, os skills desenvolvidos, os atributos positivos e a desenvolver. 10%

    -------------

    The evaluation is based on a Portfolio developed throughout the course and submitted in week 14 via the Moodle Platform, according to the following structure:

    1. A robust theoretical essay that relates the texts from weeks 1, 4, 7, 10, 13. Publication of 2 previous drafts on Moodle and inclusion of screenshots as evidence in the portfolio following the final version of the essay in the portfolio. 30%

    2. List of activities carried out in class with evidence of your participation (Moodle screenshots, photos of the activity, screenshots of the results, etc.) + analysis of developed skills. 30%

    3. Timeline with all individual contributions to group work (weeks 3, 6, 9, 12). Individual participation in the work + final result of the work. 30%

    4. Self-assessment by the student - regarding their participation, including attendance, performance, difficulties and challenges, development, skills developed, and positive attributes and those to be developed. 10%

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios