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Disciplina Esfera Política e Redes Sociais

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Esfera Pública e Redes Sociais apresenta as várias formas como as novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) e as plataformas digitais podem contribuir para a reconfiguração do espaço político nas sociedades contemporâneas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Sistemas de média e transformação do conceito de democracia na era digital

    Transformação da comunicação (interna e externa) das instituições políticas

    Campanhas eleitorais e o impacto da COVID-19.

    A transição do offline para o online e os apelos dos candidatos num contexto sem mediador

    Redes sociais, manipulação, desinformação e fake news

    Participação política, preferências, ação coletiva e discriminação racial na era 4.0

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Compreender os conceitos básicos no estudo da política digital, social media e democracia.

    2. Aplicar alguns desses conceitos para entender/explicar como a política e o digital estão interligadas nos dias de hoje;

    3. Descrever com clareza os desafios impostos pelos docentes social media ao funcionamento tradicional das democracias liberais, bem como as abordagens que têm sido seguidas para mitigar tais constrangimentos.

    4. Analisar algumas das questões-chave na perspetiva da política digital (por exemplo, eleições, governação atual e a pandemia).

    5. Refletir sobre o impacto da inteligência artificial e dos poderes digitais sobre si próprios, a sua autonomia, e sobre a sustentabilidade da democracia representativa

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Coleman, S., & Freelon, D. (2015). Introduction: Conceptualizing Digital Politics. In Coleman, S., & Freelon, D. (Eds.). Handbook of Digital Politics (pp. 1-14). Cheltenham: Edward Elgar

    Feezell, J. T. (2018). Agenda setting through social media: The importance of incidental news exposure and social filtering in the digital era. Political Research Quarterly, 71(2), 482-494.

    Santana-Pereira, J., Ferrinho Lopes, H., & Nina, S. R. (2023). Sailing Uncharted Waters with Old Boats? COVID-19 and the Digitalization and Professionalization of Presidential Campaigns in Portugal. Social Sciences , 12(1), 45.

    Gibson, R. K., & McAllister, I. (2015). Normalising or equalising party competition? Assessing the impact of the web on election campaigning. Political studies , 63(3), 529-547.

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