filmeu

Disciplina Espaço Lusófono

  • Apresentação

    Apresentação

    O princiopal objetio de estudo desta unidade curricular são as relações entre os povos e a nações de língua portuguesa, institucionalizadas através da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).  Esse estudo é tanto mais relevante quanto, para além da institucionalização dessa comunidade, a investigação sobre as mais importantes dimensões daquelas relações (políticas, culturais, sociais, económicas) contribuir para evidenciar: (a) a convergência de interesse nas relações entre povos e nações dos países de língua portuguesa; (b) a divergência acerca dos caminhos a seguir para fortalecer aquelas relações. Neste contexto, o desenvolvimento desta unidade curricular pretende providenciar aos alunos a contextualização histórica, as ferramentas conceptuais e a capacidade analítica para pensar o espaço lusófono, a partir dos seus atores e das suas instituições formais e informais.   
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Origens e contextualização histórica; Espaço lusófono: espaço policêntrico transnacional e pluricontinental de encontro linguístico, cultural, social e económico. Perspetivas coloniais, neocoloniais e pós-coloniais sobre o espaço lusófono: panlusitanismo, lusobrasileirismo e lusotropicalismo.  Formas de reconhecimento mútuo, diálogo, cooperação. As narrativas cruzadas, convergentes e divergentes: a memória, a literatura e o cinema.   Relações lusófonas internacionais.   Políticas  linguísticas, geopolíticas, culturais e científicas. Organização institucional do espaço lusófono: CPLP, Instituto Camões. Desafios no Espaço Lusófono: o conflito entre os interesses nacionais e o lusófono; assimetrias na integração dos países lusófonos nos diferentes contextos e organizações internacionais; a descontinuidade entre a ordem política e a ordem cultural.      
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da unidade curricular, os alunos deverão: 1. Identificar as origens e a natureza do espaço lusófono. 2. Conhecer   as diferentes   conceptualizações, a organização institucional e as políticas e desafios do espaço lusófono. 3. Avaliar criticamente essas conceptualizações, organização institucional, políticas e problemas.  4. Identificar as principais manifestações culturais (simbólicas, literárias, cinematográficas) que traduzem as divergências e convergências da lusofonia;  5.Aplicar ferramentas conceptuais e abordagens teóricas a casos concretos.     
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

      A apresentação dos conteúdos programáticos nas aulas teórico-práticas é feita através de excertos de textos de bibliografias e meios audiovisuais, estudos de caso e debates. A avaliação é contínua e pressupõe uma forte componente prática e a participação dos alunos em aula: Teste de avaliação (50%) Exercícios em aula (20%) Apresentação oral (30%) Os alunos que obtiverem uma classificação inferior a 9,5 na avaliação contínua realizam obrigatoriamente o exame final.    
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

       Charchalis, W. (2019). Lusophony – among myth, history and future. Studia Romanica Posnaniensia, 46(3), 95–104. https://doi.org/10.14746/strop.2019.463.006 Figueira, C. (2017). Cultural policy between and beyond nation-states: The case of lusofonia and the Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. In V. Durrer, T. Miller, & D. O’Brien (Eds.), The Routledge handbook of global cultural policy. London: Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315718408 Pinto, A. C. (2001). O fim do império português. Lisboa: Livros Horizonte. Salgado, S. (2012). The Web in African countries. Information, Communication & Society, 15(9), 1373–1389. https://doi.org/10.1080/1369118X.2011.647044 Thomaz, L. F. F. R. (2021). A expansão portuguesa: Um prisma de muitas faces. Lisboa: Gradiva.            
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

     31 de Maio

    50%

    Apresentação Oral

    31 de Maio

    30%

    Participação e exercícios a desenvolver em aula

    31 de Maio

    20%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria