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Apresentação
Apresentação
O estudo das relações entre os povos e a nações de língua portuguesa, institucionalizada através da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), é um dos desideratos desta unidade curricular. Esse estudo é tanto mais relevante quanto, para além da institucionalização dessa comunidade, a investigação sobre as mais importantes dimensões daquelas relações (políticas, culturais, sociais, económicas) contribui para evidenciar: (a) a convergência de interesse nas relações entre povos e nações dos países de língua portuguesa; (b) a divergência acerca dos caminhos a seguir para fortalecer aquelas relações. Neste contexto, o desenvolvimento desta unidade curricular pretende providenciar aos alunos, cidadãos ou não dos países pertencentes a esse espaço, os conhecimentos necessários para nele intervirem de uma maneira sensata e refletida, contando, para tal, com o contributo dos inúmeros atores das instituições formais e informais desse vasto espaço.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT11-2-23599
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Espaço lusófono: espaço policêntrico trans- nacional e continental de encontro linguístico, geopolítico, cultural, social e económico.
2. Perspetivas coloniais, neocoloniais e pós-coloniais sobre o espaço lusófono: panlusitanismo, lusobrasileirismo e lusotropicalismo. O Quinto Império e excecionalíssimo português. A ameaça neocolonial. O reconhecimento mútuo, diálogo, cooperação. Narrativas cruzadas convergentes e divergentes.
3. Trans-nacionalidade e continentalidade do espaço lusófono. Relações lusófonas internacionais.
4. Políticas linguísticas, geopolíticas, culturais e científicas.
5. Organização institucional do espaço lusófono: CPLP, Instituto Camões.
6. Espaço lusófono nas redes sociais.
7. Problemas no Espaço Lusófono: o conflito entre os interesses nacionais e o lusófono; assimetrias na integração dos países lusófonos nos diferentes contextos e organizações internacionais; a descontinuidade entre a ordem política e a ordem cultural…
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Objetivos
Objetivos
No final da unidade curricular, os alunos deverão:
1. Identificar a natureza do espaço lusófono.
2. Conhecer as diferentes conceptualizações, a organização institucional as políticas e os problemas do espaço lusófono.
3. Avaliar criticamente essas conceptualizações, organização institucional, políticas e problemas.
4. Desenvolver a capacidade de raciocínio crítico e criativo.
5.Aplicar conteúdos abstratos a casos concretos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A apresentação dos conteúdos programáticos nas aulas teórico-práticas é feita através de excertos de textos de bibliografias e meios audiovisuais, estudos de caso e debates.
A avaliação é contínua e requer:
Teste de avaliação (35%).
Realização de uma trabalho de cinco páginas (35%).
Apresentação oral: 20%
Participação nas aulas (10%).
Os alunos que obtiverem uma classificação inferior a 9,5 na avaliação contínua realizam obrigatoriamente o exame final.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Charchalis, W. 2019. Lusophony – among myth, history and future Studia Romanica Posnaniensia, 46/3: 95-104. DOI: 10.14746/strop.2019.463.006
Coutinho, F. P., Carapêto, M.J., Oliveira, E. 2020. Educação de Qualidade e Desenvolvimento na Lusofonia. Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Direito CEDIS. ISBN Suporte Impresso - 978-989-8985-09-5 ISBN Suporte Eletrónico - 978-989-8985-10-
Figueira, Carla 2017. Cultural policy between and beyond nation-states: the case of lusofonia and the Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. In Durrer, V. Miller, T. O’Brien, D. (eds.). The Routledge Handbook of Global Cultural Policy. London: Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315718408
Franco, J. E. 2015. Lusofonia, Colonialismo e Globalização A possibilidade de refazer utopias. Vila Nova de Famalicão: Húmus. ISBN. 978-989-755-180-2
Salgado, S. 2012. The Web in African Countries. Information, Communication & Society, 15(9), 1373-1389, DOI: 10.1080/1369118X.2011.647044
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não