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Disciplina Espaço Lusófono

  • Apresentação

    Apresentação

    O estudo das relações entre os povos e a nações de língua portuguesa, institucionalizada através da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), é um dos desideratos desta unidade curricular.  Esse estudo é tanto mais relevante quanto, para além da institucionalização dessa comunidade, a investigação sobre as mais importantes dimensões daquelas relações (políticas, culturais, sociais, económicas) contribui para evidenciar: (a) a convergência de interesse nas relações entre povos e nações dos países de língua portuguesa; (b) a divergência acerca dos caminhos a seguir para fortalecer aquelas relações. Neste contexto, o desenvolvimento desta unidade curricular pretende providenciar aos alunos, cidadãos ou não dos países pertencentes a esse espaço, os conhecimentos necessários para nele intervirem de uma maneira sensata e refletida, contando, para tal, com o contributo dos inúmeros atores das instituições formais e informais desse vasto espaço.   

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Espaço lusófono: espaço policêntrico trans- nacional e continental de encontro linguístico, geopolítico, cultural, social e económico.

     

    2. Perspetivas coloniais, neocoloniais e pós-coloniais sobre o espaço lusófono: panlusitanismo, lusobrasileirismo e lusotropicalismo.  O Quinto Império e excecionalíssimo português. A ameaça neocolonial.  O reconhecimento mútuo, diálogo, cooperação. Narrativas cruzadas convergentes e divergentes.  

     

    3. Trans-nacionalidade e continentalidade do espaço lusófono. Relações lusófonas internacionais.  

     

    4. Políticas  linguísticas, geopolíticas, culturais e científicas.

     

    5. Organização institucional do espaço lusófono: CPLP, Instituto Camões.   

     

    6. Espaço lusófono nas redes sociais.

     

    7. Problemas no Espaço Lusófono: o conflito entre os interesses nacionais e o lusófono; assimetrias na integração dos países lusófonos nos diferentes contextos e organizações internacionais; a descontinuidade entre a ordem política e a ordem cultural…     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    No final da unidade curricular, os alunos deverão:

    1. Identificar a natureza do espaço lusófono.

    2. Conhecer   as diferentes   conceptualizações, a organização institucional as políticas e os problemas do espaço lusófono.

    3. Avaliar criticamente essas conceptualizações, organização institucional, políticas e problemas.   

    4. Desenvolver  a capacidade de raciocínio crítico e criativo. 

    5.Aplicar conteúdos abstratos a casos concretos.   

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     

    A apresentação dos conteúdos programáticos nas aulas teórico-práticas é feita através de excertos de textos de bibliografias e meios audiovisuais, estudos de caso e debates.

    A avaliação é contínua e requer:

    Teste de avaliação (35%).

    Realização de uma trabalho de cinco páginas   (35%).

    Apresentação oral: 20%

    Participação nas aulas (10%).

    Os alunos que obtiverem uma classificação inferior a 9,5 na avaliação contínua realizam obrigatoriamente o exame final.

     

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

       

    Charchalis, W. 2019. Lusophony – among myth, history and future Studia Romanica Posnaniensia, 46/3: 95-104. DOI: 10.14746/strop.2019.463.006

    Coutinho, F. P., Carapêto, M.J., Oliveira, E. 2020. Educação de Qualidade e Desenvolvimento na Lusofonia.  Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Direito CEDIS. ISBN Suporte Impresso - 978-989-8985-09-5 ISBN Suporte Eletrónico - 978-989-8985-10-

    Figueira, Carla 2017. Cultural policy between and beyond nation-states: the case of lusofonia and the Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. In Durrer, V. Miller, T. O’Brien, D. (eds.). The Routledge Handbook of Global Cultural Policy. London: Routledge.   https://doi.org/10.4324/9781315718408

    Franco, J. E. 2015. Lusofonia, Colonialismo e Globalização A possibilidade de refazer utopias. Vila Nova de Famalicão: Húmus. ISBN. 978-989-755-180-2

    Salgado, S. 2012. The Web in African Countries.  Information, Communication & Society, 15(9), 1373-1389, DOI: 10.1080/1369118X.2011.647044

     

     

     

     

     

     

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