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Disciplina Estudos de Mercado e Consumidor

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Estudo de Mercado e do Consumidor pretende fomentar nos estudantes a aquisição de conhecimentos, e o desenvolvimento de competências, que lhes permitam conhecer o conceito de mercado de moda, a sua estrutura e segmentação. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Definição do conceito de marca e a sua inserção no mercado de moda.
    . Seleção e caracterização do público-alvo (critérios demográficos, geográficos, de comportamento e psicográficos); identificação do lifestyle do público-alvo e posicionamento da marca no mercado de moda.
    . O Estudo de Mercado e do Consumidor: Concepção de um estudo de mercado. O que é um estudo de mercado. Papel dos estudos de mercado. Como fazer uma pesquisa de mercado.  Estudo de Mercado aplicados na Moda; Estudos quantitativos; Estudos qualitativos.
    . Observação do mercado de moda; Compra comparativa (LFL - like for like); Compra oculta. 
    . Inovação e tendências do mercado de moda.
    . O Negócio da Moda: A indústria da moda; Construção da identidade da marca; Mudanças no mercado global; Da pré-produção, à criação e ao desenvolvimento do produto moda; Distribuição do produto moda e suas estratégias; O negócio da moda no contexto digital. 

     

  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular de Estudo de Mercado e do Consumidor pretende fomentar nos estudantes a aquisição de conhecimentos, e o desenvolvimento de competências, que lhes permitam conhecer o conceito de mercado de moda, a sua estrutura e segmentação. Distinguir a tipologia de estudos de mercado, e saber realizar diferentes tipos de estudo de mercado aplicados no contexto de uma estratégia de marketing de moda, fazer análise crítica dos dados provenientes de estudos de mercado, bem como compreender a sua relevância. É facultado, ainda, o enquadramento conceptual que permitirá aos estudantes conhecerem a estrutura dos negócios de moda, em particular no contexto digital.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O processo de avaliação é contínuo, de forma a aferir com regularidade a aquisição dessas competências. Avaliação de frequência: trabalho 1 (20%) + trabalho 2 (20%) + teste ou trabalho final escrito (60%). O estudante que falhe injustificadamente 25% das entregas intermédias será excluído da avaliação contínua e a entrega de trabalhos com mais de 24H de atraso implica o desconto de dois valores na nota do referido trabalho. Não são aceites trabalhos com mais de 24H de atraso. Os estudantes com estatuto trabalhador têm que cumprir os momentos de avaliação nas datas estipuladas. Épocas de Exame: Normal e de Recurso - teste escrito ou realização de um trabalho sobre uma determinada temática lecionada ao longo do ano ou melhoria de algum trabalho realizado ao longo do ano (100%). Os alunos Têm de ser pontuais, caso atraso seja superior a 15 minutos, será sempre marcada falta de comparência, mesmo que o aluno tenha interesse e autorização do docente em permanecer em aula. 

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AGIS, D.; BESSA, D.; GOUVEIA, J.; VAZ, P. (2010), Vestindo o Futuro: Microtendências para as Indústrias Têxtil, Vestuário e Moda até 2020. VN.Famalicão: ATP. BAUDRILLARD, J.(s/d). A Sociedade de consumo, Lisboa: Edições 70. BURNS, l.; MULLET, K..; BRYANT, N. (2011), The Business of Fashion -Designing, Manufacturing and Marketing, 4th Edition. UK:Berg Publishers.DIAZ SOLOAGA, P. (2014). Comunicación y gestión de marcas de moda. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.DILLON, S. (2012). Princípios de Gestão de negócios de Moda. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.KEISER, S.

    ARNER, M. (2007), Beyond Design, The Synergy of Apparel Product Development, UK: Berg Publishers.MCDANIEL, C. & GATES, R. (2008). Marketing Research Essentials, Wiley. ISBN: 978-0-470-13198-5. LOPES, J.L. (2011). Fundamental dos Estudos de Mercado. Lisboa: Edições Sílabo. POSNER, H. (2016). Marketing de Moda. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.

     

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