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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular (UC) de Marketing Operacional apresenta uma visão específica do marketing, nomeadamente das decisões operacionais. Nesta perspetiva, a UC fornece ferramentas de análise para permitir especificar as decisões que são tomadas e apresenta as diferentes variáveis a considerar para ter sucesso no contexto empresarial. Por último, alia a teoria à prática, estudando os diferentes conceitos teóricos do marketing mix para que os estudantes desenvolvam uma capacidade crítica / analítica e sejam capazes de considerar diferentes abordagens.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT24-1-7047
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
* O processo de Marketing * Planeamento estratégico orientado para o Mercado * Análise do ambiente de Marketing (Análise Externa/Interna) * Produto * Preço * Promoção * Distribuição * Força de Vendas * Avaliação e Controlo * Apresentar uma visão geral de diferentes tipos de Marketing, como por exemplo: Marketing Setorial, Marketing B2B, Marketing de Serviços, Marketing Social, Marketing Desportivo, Marketing Relacional, Marketing Turístico, entre outros.
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Objetivos
Objetivos
A UC tem os seguintes objetivos: - Apresentar os principais conceitos de marketing e os seus princípios teóricos; - Compreender as dinâmicas do mercado e a sua influência na estratégia empresarial; - Apresentar as principais variáveis do marketing mix e como se desenvolvem para atingir os objetivos da empresa; - Introduzir e debater as principais decisões associadas a estes conceitos, desenvolvendo uma consciência crítica de modo a analisar as estruturas e os processos de marketing; - Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à análise das atividades de marketing.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão usadas metodologias ativas de aprendizagem com vista à promoção da reflexão e discussão de tópicos da atualidade relacionados com o Marketing, na sua vertente mais operacional. Os alunos terão uma exposição teórica dos temas que englobam o marketing com exemplos práticos do mercado nacional e internacional que permitem a sua ligação com a prática. Em avaliação contínua: - Trabalho de Grupo (escrito) - 40% - Trabalho de Grupo (apresentação) - 10% - Teste Escrito - 50% Nota mínima no Trabalho de Grupo e no Teste Escrito de 8,5 valores. Caso o estudante tenha alguma classificação abaixo da nota mínima estabelecida, reprova no regime de Avaliação Contínua, Em Exame de Recurso: - Os alunos realizarão um teste escrito que corresponde a 100% da nota final (nota mínima de aprovação de 9,5 valores).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kotler, P, Armstrong, G., Opresnik, M.O. (2023) - Principles of Marketing, Pearson Education, 19th edition. Kotler, P. e Keller, K. (2012) - Administração de Marketing - Edição Novo Milénio. Northwestern University. Kotler, P., Keller, E., Hansen, T., Brady, M. e Goodman, M. (2016) - Marketing Administration. Pearson Education Limited, 3rd edition. Baynast, A., Lendrevie, J.; Lévy, J., D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2018), Mercator - 25 Anos - O Marketing na Era Digital. 1a Edição, Publicações D. Quixote. McDonald M., e Wilson, H., (2011) - Marketing Plans: How to Prepare Them, How to Use Them, 7a Edição, John Wiley & Sons Ltd.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não