-
Apresentação
Apresentação
O Estágio realiza-se em instituições associadas ao exercício e bem-estar de reconhecido mérito mediante a celebração de um protocolo entre a UL e a instituição de Estágio (IE), sob supervisão e avaliação de um docente da FEFD. A intervenção organiza-se segundo um modelo de Aprendizagem Baseada em Problemas, pretende-se que, seguindo esse modelo, as práticas sejam escolhidas, organizadas e justificadas, nas seguintes perspectivas: 1) que as práticas propostas sejam baseadas na evidência, comprometidas com um elevado grau de cientificidade que presidirá às decisões tomadas; 2) promoção da saúde através do exercício dos receptores (i.e., clientes dos ginásios, utentes de clínicas ou hospitais) das intervenções; 3) qualificação do serviço da IE; 4) aprendizagem dos próprios estagiários, visando a formação das competências inerentes às funções de especialistas em exercício e bem-estar correspondentes ao grau de mestre.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 12
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT24-1-814
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1ª Etapa - Avaliação de Possibilidades
2ª Etapa - Avaliação Prognóstica
3ª Etapa - Avaliação do Processo
-
Objetivos
Objetivos
Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que:
1. i) sustentando-se nos conhecimentos obtidos num 1.o ciclo de estudos, os desenvolva e aprofunde, 2. ii) permita e constitua a base de desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em muitos casos em contextos de investigação;
3. b) saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares;4. c) capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver situações ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta;
5. d) ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;6. e) competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As reuniões semanais com os orientadores, decorrem num formato individual ou em regime de semiário.
As 3 etapas possibilitam, com crescente complexidade e profundidade, o desenvolvimento e avaliação formativa parcial dos trabalhos. As conferências de avaliação possibilitam a avaliação formativa parcial dos trabalhos, servindo como milestones.
A avaliação final perante um júri de pelo menos três elementos, inclui 20 min de apresentação oral, seguida de 60 min de questionamento pelo júri, estando este tempo igualmente dividido pelo júri e aluno.
As classificações são calculadas de acordo com o seguinte: 65% da nota é dada ao processo de estágio desenvolvido pelo aluno e 35% pela qualidade do relatório de estágio, com o seguinte critéro:
> 18 publicável em revista com IF>1; 17-18 publicável em IF<1; 15-16 Indexada no Pubmed, Sportdiscus ou Scielo sem IF; <15 não indexada
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
-
A bibliografia será trabalhada por cada um dos orientadores, de acordo com as necessidades específicas da IE.
-
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não