filmeu

Disciplina Cultura, Redes e Globalização

  • Apresentação

    Apresentação

    Segundo F. Kittler, a topologia e a teoria de grafos não anunciam apenas a modernidade, mas inauguram-na. De facto, hoje em dia, a omnipresença dos efeitos da comunicação deve-se tanto à ubiquidade dos dispositivos de informação, de natureza reticular, como à ideologia comunicacional, que pretende legitimar discursos, comportamentos e acções. A globalização depende fortemente de uma vasta e intrincada rede de redes digitais, onde os processos de automação, que começaram a mostrar poderes sobre-humanos já durante a revolução industrial, atingiram níveis inimagináveis. Na lógica das redes, as pessoas são principalmente dados a serem manipulados por algoritmos especializados de inteligência artificial, ao serviço do capitalismo digital e de uma miríade de tendências políticas. A era da informação é, portanto, uma era de infoguerras, infobombas, infodemias e projetos de vigilância massiva, como Pegasus, a que se associam novas formas artísticas e culturais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1) Comunicação e Cultura

    1.1 Actualidade da questão comunicacional

    1.2 Experiência cultural na era da informação

    1.3 Modernidade e racionalidade comunicacional

    1.4 Sociedade em rede e omnipresença dos efeitos da comunicação

    1.6 Paradoxos da globalização cultural

    1.7 Globalização, aceleração e universalismo

    2) Tecnologias, Redes e Informação

    2.1 Introdução à topologia

    2.2 Teoria de grafos e algoritmos em grafos

    2.3 Aplicações da teoria de grafos

    2.4 Teoria de Informação (Shannon)

    2.5 Mimesis e Imersão: realidade virtual, aumentada e distribuída.

    2.6 A lógica reticular das tecnologias de informação

    2.7 Fronteiras culturais das tecnologias da informação

    2.8 Ubiquidade computacional, a Internet das coisas e computação na nuvem

    2.9 Virus, fake news, infowars, infodemics, Infobombs

    3) Criatividade

    3.1 A convenção de Berna para a protecção de obras literárias e artísticas (1886)

    3.2 Arte e técnica

    3.3 Artes digitais, interactivas e em rede

    3.4 Interarte, Intermedia

    3.5 Investigação artísitca

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta disciplina visa consolidar os conhecimentos dos alunos no âmbito das três dimensões da unidade curricular: cultura, redes e globalização, bem como promover o pensamento crítico em torno da conjugação destas mesmas dimensões, e deste modo contribuir para o desenvolvimento das suas capacidades analíticas acerca dos fenómenos sociais no contexto das redes telemáticas, da comunicação e da cultura contemporâneas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    METODOLOGIAS:

    1) Exposição teórica com debate sobre os conteúdos – os alunos terão de apresentar e debater em aula os tópicos escolhidos;

    2)  Análise e discussão de estudos de caso;

    3) Leitura e análise de artigos científicos;

    4) Visualização e discussão de documentários e outros conteúdos digitais relevantes e associados ao programa.

    5) Demonstrações computacionais e interactivas

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Appadurai, Arjun (2004). Dimensões Culturais da Globalização. Lisboa. Editorial Teorema
    • Castells, Manuel (2018). Ruptura. A crise da democracia liberal.  Zahar

    • Castells, Manuel (2002). A sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

    • Duarte Rodrigues, Adriano (2010) Comunicação e Cultura. Editorial Presença

    • Latour, Bruno (2005). Reassembling the Social - An Introduction to Actor-Network-Theory. Oxford University Press.

    • Kittler, F. (2013) The Truth of the Technological World: Essays on the Genealogy of Presence. Stanford University Press

    • Mcluhan, Marshall (1964) Os meios de comunicação como extensão do homem. Cultrix

    • McLuhan, Marshall (2011). The guttenberg galaxy. Toronto Press

    • Rodrik, Dani (2011) The Globalization Paradox. W. W. Norton & Company Ltd.

    • Shannon, Claude (1948) A Mathematical Theory of Information. University of Illinois Press

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios