filmeu

Disciplina Cultura do Som

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC é central na área dos Sound Studies, pretendendo criar nos estudantes uma compreensão das influências do som na constituição de um ponto de vista sobre o mundo;

    Problematizar as artes contemporâneas;

    Compreender as relações entre as artes do som, espaço e técnica;

    Posição crítica sobre as artes contemporâneas a partir do sentido da audição;

    Compreender as mediações exercidas pela reprodução técnica sonora;

    Compreender as qualidades do som na constituição objecto artístico e a imersão do humano na paisagem sonora.

    As novas fronteiras da arte do som a partir do digital.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Breve história da acústica
    2. O sentido da audição
      1. Qualidades
      2. Distinção qualitativa com o sentido da visão
    3. As representações da audição e da visão
    4. O som e a técnica
      1. A relação do ruído com a técnica
      2. A invenção da aparelhagem de mediação a partir do som
    5. A imersão do sujeito
    6. A estenografia natural
      1. E o som
      2. E o desvio com os aparelhos de reprodução
    7. O som e as artes
      1. As literaturas do século XIX
      2. As vanguardas do século XX
    8. As técnicas de reprodução
      1. A gravação e reprodução do som
      2. A difusão das artes
    9. A aparelhagem de difusão
      1. O microfone e o altifalante;
      2. A sua influência na alteração dos objetos artísticos.
    10. O som como produto.
    11. As alterações na receção e produção artísticas.
    12. A alteração na produção e difusão da arte.
    13. O ruído, a música e a sociedade.
    14. O espaço dos objetos sonoros.
    15. O corpo como meio e instrumento.
    16. O ruído como conceito produtivo.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular integrada no que contemporaneamente se designa por estudos do som (Sound Studies) pretende constituir uma arqueologia, uma história e uma atualidade para as expressões e dispositivos humanos que utilizam, desde o século XIX, o som como meio de comunicação, independentemente do seu conteúdo. Com esta disciplina, os estudantes conhecerão o que se fez no século XX na relação do som com a música e com os instrumentos, possibilitando adquirir capacidades e competências para o pensar dos objetos e dispositivos sonoros atuais. Esta passagem faz-se a partir de diferentes caminhos, não apenas sonoros mas também técnicos. Aliás, a técnica e a tecnologia, enquanto assunto prevalecente na filosofia do século XX, irá permitir ao estudante entender as relações do humano com aquilo que se designa por tecnologia e a sua importância para o seu comportamento.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    1. Esta UC tem uma avaliação contínua, obrigando os alunos a uma presença assídua na sala de aula ou on-line (75% do total de aulas lecionadas).

    2. A avaliação compõe-se de trabalhos individuais ou em grupo em torno das principais questões da Cultura do Som e uma frequência em que se avaliam os elementos pedagógicos desenvolvidos em sala de aula. Nota Final =Prova Escrita de frequência (40% da classificação final)+ Trabalhos (60%).

    3. A não entrega dos trabalhos significa que o estudante optou por exame em detrimento de «avaliação contínua».

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Attali, J., Noise-The Political Economy of Music, Minneapolis/London: U.of Minnesota Press, 1985.

    Cage, J., Silence: Lectures and Writings by John Cage, London: Marion Boyars, 1978.

    Chion, M., Áudio-Vision, Sound on Screen, New York: Columbia U.Press, 1994.

    Erlmann, V., Hearing Cultures ¿ Essays on sound, Listening and Modernity, Oxford and New York: Berg, 2004.

    Gitelman, L., Scripts, Grooves, and Writing Machines, Stanford: Stanford U. Press, 1999.

    Kahn, D., and Gregory Whitehead, Wireless Imagination: sound and radio, and culture Avant-Gard, Cambridge: MIT, 1994.

    Kahn, D., Noise, Water, Meat: a history of sound in the arts, Cambridge: MIT, 1999.

    Ribeiro, L.C., O Mundo é uma Paisagem Devastada pela Harmonia, Lisboa: Ed. Vega, 2011.

    Ribeiro, L.C., O Som Moderno ¿ Novas formas de criação e escuta, Lisboa: Edições Lusófonas, 2011.

    Russolo, L., The Art of Noises, New York: Pendragon, 1986

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

     

     

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios