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Apresentação
Apresentação
A actual sobreexposição às imagens nem sempre nos autoriza um olhar atento sobre a sua dimensão cultural e mediaticamente construída, dando muitas vezes lugar a uma percepção que naturaliza as imagens e as suas estratégias comunicacionais. Esta unidade curricular debruça-se sobre os diversos «enquadramentos» a que as imagens são sujeitas, considerando a sua importância para a recepção visual , designadamente para os actos de interpretação. Os géneros da imagem fotojornalística e da imagem publicitária assumir-se-ão aqui como estudos de caso particulares dos usos argumentativos da imagem, da sua relação com as mensagens verbais, assim como do profundo investimento estético de que o visual é hoje um objecto privilegiado.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-1417
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Imagem e representação
1.1. O que é a imagem?
1.2. A imagem enquanto signo;
1.3. A constituição do signo em F. Saussure e em C.S. Peirce;
1.4. O ícone, o índice e o símbolo;
2. A interpretação visual
2.1. Denotação versus conotação: os mecanismos associativos;
2.2. Os códigos visuais;
2.3. Elementos formais e saberes técnicos;
2.4. A imagem e o texto: ¿ancoragem¿ e ¿ligação¿;
2.5. A retórica das imagens.
3. A imagem e o Homem
3.1 A imagem e a visão na cultura ocidental;
3.2. Imagem, técnica e ¿imagem técnica¿: definição e especificidades;
3.3. A crença no fotográfico: «fotografia e verdade»;
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Objetivos
Objetivos
Fornecer conceitos e enquadramentos teóricos que permitam pensar e analisar imagens. Fazer compreender a evolução dos pensamentos sobre as imagens e suas implicações na actualidade. Analisar a incidência de mecanismos de veridicção na imagem fotográfica. Interpretar imagens identificando códigos visuais, elementos paratextuais, enquadramentos mediático diversificados e mecanismos de conotação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão teórico-práticas, ou seja, a exposição oral dos temas do programa será acompanhada de exemplos práticos, de discussões de textos e de exercícios de análise de imagem.
A avaliação desta unidade curricular (u.c.) é contínua e estrutura-se do seguinte modo: uma frequência (60%) e dois exercícios de análise de imagem executados com o grupo de trabalho (20%) e individualmente (20%).
Aos momentos de avaliação acima descritos, acresce a possibilidade de cada grupo de trabalho poder fazer a apresentação oral de um dos textos propostos para discussão nas aulas (textos 1 a 6). Esta apresentação será cotada de 0,5 a 3 valores, e contará como majoração à nota final da avaliação contínua.
Devido ao contexto de pandemia de Covid-19 pode ser necessário recorrer ao ensino à distância, utilizando a plataforma Zoom.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BARTHES, Roland (1984), «Retórica da imagem» em O óbvio e o obtuso, Lisboa, Edições 70
BELTING, Hans (2011), A verdadeira imagem, Lisboa, Dafne Editora.
DUBOIS, Philippe (1991), O acto fotográfico, Lisboa, Vega.
GERVEREAU, Laurent, Ver, compreender, analisar as imagens, Lisboa, Ed. 70, 2007
JENKS, Chris (1995), Visual Culture, Londres e Nova Iorque, Routledge.
JOLY, Martine (1999), Introdução à análise de imagem, Lisboa, Edições 70
JOLY, Martine (2003), A imagem e a sua interpretação, Lisboa, Edições 70
JOLY, Martine (2005), A imagem e os signos, Lisboa, Edições 70
LISTER, Martin (1995), The photographic image in digital culture, Londres, Routledge.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não