filmeu

Disciplina Metodologias de Análise da Imagem

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular é sintoma de uma condição da experiência contemporânea que presta ao visual e à imagem um grande protagonismo, instituindo-os como eixos decisivos no funcionamento das mais variadas instâncias de mediação. Nem sempre essa sobreexposição às imagens nos autoriza um olhar atento sobre a sua dimensão cultural e mediaticamente construída, dando muitas vezes lugar a uma percepção que naturaliza as imagens e as suas estratégias comunicacionais. Debruçamo-nos aqui não só sobre os diversos «enquadramentos» a que as imagens são sujeitas, mas também sobre a importância desses para a recepção visual, designadamente para os actos de interpretação. Quais os recursos de que um intérprete dispõe? Por outras palavras, quais os saberes que autorizam essa sua condição? 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Imagem e representação

          1.1.       O que é a imagem?                                              

          1.2.       A imagem enquanto signo;

          1.3.       A constituição do signo em F. Saussure e em C.S. Peirce;

          1.4.       O ícone, o índice e o símbolo;

    2. A interpretação visual

         2.1.      Denotação versus conotação: os mecanismos associativos;    

         2.2.      Os códigos visuais;

         2.3.      Elementos formais e saberes técnicos;

         2.4.      O enquadramento mediático e ‘multimodalidade’;     

         2.5.       A imagem e o texto: ‘ancoragem’ e ‘ligação’;  

         2.6.       A retórica das imagens. 

    3.  A imagem e o Homem

         3.1       A imagem e a visão na cultura ocidental;               

          3.2.      Visão e conhecimento: o espírito empírico moderno;                

          3.3.      Imagem, técnica e ‘imagem técnica’: definição e especificidades;                           

          3.4.      A crença no fotográfico: «fotografia e verdade»;   

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão dos principais programas em torno dos quais gravita a visualidade moderna. Capacidade de compreensão da medialidade em que se inscreve o actual funcionamento das imagens. Maior conhecimento dos mecanismos de interpretação visual e da programação retórica das imagens, designadamente do jornalismo e da publicidade.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aplicação prática progressiva em exercícios de análise de imagem.

    Apresentações e discussão de trabalhos de grupo e de textos ao longo do semestre.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BARTHES, Roland (1984), «Retórica da imagem» em O óbvio e o obtuso, Lisboa, Edições 70

    DUBOIS, Philippe (1991), O acto fotográfico, Lisboa, Vega.

    GERVEREAU, Laurent, Ver, compreender, analisar as imagens, Lisboa, Ed. 70, 2007 

    JOLY, Martine (2003), A imagem e a sua interpretação, Lisboa, Edições 70

    JOLY, Martine (2005), A imagem e os signos, Lisboa, Edições 70

    KRESS, Gunther (2010), Multimodality. A social semiotic approach to contemporary communication, Routledge.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios