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Apresentação
Apresentação
Formação teórica de base para os estudos em comunicação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-1421
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Determinação genealógica do conceito de «meio»: sentido e objecto de uma ‘teoria dos media’. Os dispositivos técnicos e a sua discursividade: da antiguidade ao presente.
Media, discurso, realidade: media e poder; media e suspeição; media e simulações; remediação.
Crítica marxista dos media: Walter Benjamin: media e arte; T.W. Adorno e a Indústria da Cultura; Günther Anders: mundo em imagens; Hans Magnus Enzensberger: media e mobilização.
A escola canadiana dos media: Harold A. Innis: tempo e espaço; Eric A. Havelock: a herança grega; Marshall McLuhan: as extensões do corpo.
Teoria dos meios na actualidade: Vilém Flusser: a escrita; Niklas Luhmann: forma e meio; Jean Baudrillard: a agonia do real; Paul Virilio: excesso e velocidade; Boris Groys: o submediático; Friedrich A. Kittler: o pós-humano; Peter Sloterdijk: «actio in distans».
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Objetivos
Objetivos
a) distinguir meio (media) e tecnologia;
b) descrever experiência enquanto mediada tecnicamente;
c) aplicar os conhecimentos de forma argumentativa e crítica à situação actual;
d) identificar os principais paradigmas no pensamento da mediação;
e) produzir um juízo crítico sobre os media em contexto criativo;
f) reconhecer as figurações dos media sobre a cultura;
g) conhecer a genealogia dos meios e como uma teoria dos media é possível;
h) reconhecer a ‘realidade dos media’;
i) identificar as diferenças e antíteses entre as diferentes posições teóricas;
j) posicionar-se criticamente sobre a história dos media;
k) conhecer as relações entre media e sociedade;
l) determinar o impacto dos media nas artes e na estética;
m) saber identificar as estratégias políticas possibilitadas pelos media;
n) identificar linhas de investigação nos estudos dos media.
o) saber capaz de construir um discurso argumentativo sistemático sobre as relações entre cultura, arte, media e realidade.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aula expositiva; hermenêutica e heurística textual; discussão pública dos argumentos; material visual de apoio.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Eric A. Havelock, A musa aprende a escrever. Reflexões sobre a oralidade e a literacia da antiguidade até ao presente. Lisboa, Gradiva, 1996.
Friedrich A. Kittler, Gramophone, Film, Typewriter. Stanford: Stanford University Press, 1999.
Günther Anders, La obsolescencia del hombre. Sobre el alma en la época de la segunda revolución industrial (Vol I). Valencia: Pre-Textos, 2011.
Hans Magnus Enzensberger, «Constituents of a Theory of Media». In Timothy Druckrey (ed.), Electronic Culture. New York: Aperture, 1996.
Harold A. Innis, The Bias of Communication. Toronto: Toronto University Press, 2006.
Jean Baudrillard, O crime perfeito. Lisboa: Relógio d’Água. 1996.
McLuhan, Marshall, Understanding Media. London/New York: Routledge, 2001.
Paul Virilio, Esthétique de la disparition. Paris: Galilée, 1989.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não