filmeu

Disciplina Política e Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Os vários patamares de abordagem desta disciplina foram estruturados com vista a fornecer aos alunos os principais conceitos e as bases teóricas sobre o interface Política e Comunicação em três vertentes fundamentais: comunicação política, marketing político e jornalismo/opinião pública. As mudanças registadas na comunicação política por influência das novas técnicas e tecnologias da comunicação e informação e o modo como se têm vindo a processar as relações entre a comunicação de massas e a política constituem bases de trabalho. Esta unidade curricular visa incentivar os alunos para o estudo da articulação entre comunicação, democracia e cidadania, a partir da problematização e análise de casos concretos da atualidade, com recurso sistemático a estudos e análises científicas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 – Definição de conceitos

    1.1. Comunicação, informação, propaganda, publicidade e marketing.

    1.2. Política, Comunicação Política, Políticas de Comunicação.

     

    2 – Sistemas políticos, sistemas dos media e sistemas partidários.

     

    3 – Política, função social dos media e opinião pública.

     

    4 – A comunicação política e seus efeitos

  • Objetivos

    Objetivos

    1. Definir e relacionar cientificamente os conceitos de política e comunicação.
    2. Analisar criticamente o poder e os media.
    3. Relacionar o marketing e a propaganda nos efeitos políticos da comunicação.
    4. Compreender o poder e o efeito político-social das redes.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Ao longo do semestre procura-se ampliar o interesse e proatividade dos alunos pela apresentação de matérias ligadas com a atualidade mediática, para que apliquem os conceitos analisados à realidade em curso, apresentando e discutindo o "estado da arte" neste campo científico e, também, desenvolverem competências enquanto cidadãos para que sejam mais participativos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ao longo das aulas são disponibilizados artigos para cada matéria em análise.

    Ferin Cunha I., Guazina L., Cabrera A., Martins C (2023) Media, Populism and Corruption https://colecaoicnova.fcsh.unl.pt/

    - Barreiros, José Jorge (2012), Democracia, Comunicação e Media, Lisboa, Mundos Sociais.

    - Castells, Manuel (2009), Comunicación y poder, Madrid, Alianza Editorial.

    - Correia, João Carlos Correia, Gil Baptista Ferreira, Paula do Espírito Santo (orgs) (2010), - Conceitos de Comunicação Política, Covilhã, Livros LabCom.

    - Cunha, Isabel Ferin, Estrela Serrano (orgs) (2016), Media, Corrupção Política e Justiça, Lisboa, Mariposa Azul.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios