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Apresentação
Apresentação
Os vários patamares de abordagem desta disciplina foram estruturados com vista a fornecer aos alunos os principais conceitos e as bases teóricas sobre o interface Política e Comunicação em três vertentes fundamentais: comunicação política, marketing político e jornalismo/opinião pública. As mudanças registadas na comunicação política por influência das novas técnicas e tecnologias da comunicação e informação e o modo como se têm vindo a processar as relações entre a comunicação de massas e a política constituem bases de trabalho. Esta unidade curricular visa incentivar os alunos para o estudo da articulação entre comunicação, democracia e cidadania, a partir da problematização e análise de casos concretos da atualidade, com recurso sistemático a estudos e análises científicas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-1422
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 – Definição de conceitos
1.1. Comunicação, informação, propaganda, publicidade e marketing.
1.2. Política, Comunicação Política, Políticas de Comunicação.
2 – Sistemas políticos, sistemas dos media e sistemas partidários.
3 – Política, função social dos media e opinião pública.
4 – A comunicação política e seus efeitos
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Objetivos
Objetivos
- Definir e relacionar cientificamente os conceitos de política e comunicação.
- Analisar criticamente o poder e os media.
- Relacionar o marketing e a propaganda nos efeitos políticos da comunicação.
- Compreender o poder e o efeito político-social das redes.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ao longo do semestre procura-se ampliar o interesse e proatividade dos alunos pela apresentação de matérias ligadas com a atualidade mediática, para que apliquem os conceitos analisados à realidade em curso, apresentando e discutindo o "estado da arte" neste campo científico e, também, desenvolverem competências enquanto cidadãos para que sejam mais participativos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ao longo das aulas são disponibilizados artigos para cada matéria em análise.
- Ferin Cunha I., Guazina L., Cabrera A., Martins C (2023) Media, Populism and Corruption https://colecaoicnova.fcsh.unl.pt/
- Barreiros, José Jorge (2012), Democracia, Comunicação e Media, Lisboa, Mundos Sociais.
- Castells, Manuel (2009), Comunicación y poder, Madrid, Alianza Editorial.
- Correia, João Carlos Correia, Gil Baptista Ferreira, Paula do Espírito Santo (orgs) (2010), - Conceitos de Comunicação Política, Covilhã, Livros LabCom.
- Cunha, Isabel Ferin, Estrela Serrano (orgs) (2016), Media, Corrupção Política e Justiça, Lisboa, Mariposa Azul.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não