Disciplina Arte, Cultura e Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC discute criticamente os conceitos de cultura na sua relação com a comunicação e as artes. Da definição antropológica de cultura às definições sociológicas do campo cultural como conectado às práticas artísticas (alta e baixa cultura, cultura de massas, cultura em rede), debate-se o lugar destas práticas nas sociedades interconectadas contemporâneas e a força das representações artísticas, tanto na legitimação de narrativas hegemónicas quanto de narrativas contra-hegemónicas. O debate sobre as definições do objeto artístico é trazido para contextualizar o papel crítico que tem sido atribuído às artes contemporâneas. Mobilizam-se, para o efeito, alguns exemplos da crítica feminista e pós-colonial, no âmbito das artes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    arte I : Questões de cultura e comunicação 

     

    1. Definições de cultura: 
      1. Noção antropológica de cultura
      2. A  “viragem cultural”: Stuart Hall e a escola de Estudos Culturais.
      3. Estudos culturais, linguagem e media.
      4. Noção sociológica de Cultura:  cultivada, popular e de massas; alta e baixa cultura; 
      5. As indústrias da cultura
    2. A Convergência da arte, da cultura e da comunicação:
      1. As transformações da arte pela reprodutibilidade técnica: as reflexões de Walter Benjamin e um estudo de caso sobre fotografia de teatro em Portugal
      2. O ambiente mediático contemporâneo e os novos “museus imaginários”.
      3. O “marketing cultural” no contexto digital.

    Parte II: Questões de arte

     

    1. Definições de arte
    2. Das teorias essencialistas da arte às teorias do funcionamento simbólico da arte
    3. O sistema da arte contemporânea: questões de gestão cultural
    4. As representações de género na arte
    5. Arte e feminismo: A “arte sem história” das mulheres artistas
    6. Repensar a herança colonial: as políticas de reparação na Europa
  • Objetivos

    Objetivos

    • Saber discutir as configurações da noção de cultura
    • Saber identificar o fenómeno artístico como um fenómeno cultural
    • Conhecer alguns aspetos das práticas da gestão cultural e das artes
    • Conhecer algumas estratégias de marketing cultural no ambiente digital
    • Reflectir sobre temáticas emergentes na cultura, nos media e nas artes, nomeadamente, relativa aos estudos de género e estudos pós-coloniais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Incentivar práticas de pesquisa na aula geradoras de debate, a partir de tópicos ligados ao programa. Uso de ferramentas do moodle (testes, quizzes, etc.)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BARRANHA, H., MARTINS, S. S. E PINTO RIBEIRO, A. (Ed.). 2015. Museus sem lugar. Ensaios, Manifestos e diálogos em rede. Lisboa: Edição do IHA, UNL. 

    HALL, S., ed. 2003. Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London, Thousand Oaks and New Delhi: Sage Publications. 

    KOTLER, N. G., KOTLER P. e KOTLER, W. Y.. 2008. Museum Marketing and Strategy. Designing Missions, Building Audiences and Generating Revenue and Resources. San Francisco: Jossey-Bass Edition.

    LIMA DOS SANTOS, M.L., “I. Questionamento à volta de três noções” in MELO, Alexandre (Org.), Arte e Dinheiro, Lisboa, Assírio & Alvim, 1994, pp. 101 - 120. 

    OAKLEY, K.; O’CONNOR, J.(org.) (2015). The Routledge Companion to the Cultural Industries. Oxon and New York, Routledge.

    D’OREY, Carmo (1990). «O que é a arte?» ou «Quando há arte?». Revista Análise, nº 14, Imprensa Nacional Casa da Moeda.

    MELO, Alexandre (2001). As três dimensões do sistema. In: Arte. Lisboa, Editora Quimera,  pp. 29-52.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios