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Disciplina Atelier de Marketing

  • Apresentação

    Apresentação

    Disciplina de aplicação prática de ferramentas de Marketing, lecionadas em disciplinas teorias de Marketing e áreas próximas, para o planeamento estratégico e operacional.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    No âmbito da elaboração do trabalho de avaliação do atelier, apresentam-se os conteúdos teóricos abordados em aula e de acompanhamento ao trabalho a ser desenvolvido pelo estudante.
     

    1. Análise interna e externa - micro e macro ambiente – análise PESTAL 
    2. Análise e matriz SWOT – simples e cruzada
    3. Análise e atratividade de mercados (modelo das 5 forças) Estratégias de crescimento
    4. Objetivos de Marketing
    5. Formulação de estratégias de Marketing: diferenciação e modelo STP
    6. Marketing Mix (Preço, Produto, Distribuição, Promoção)
  • Objetivos

    Objetivos

    O objectivo da UC é aprofundar os conhecimentos de Marketing através da realização de um plano de Marketing. Para tal, será criado um ambiente de problemáticas geradas pela incerteza dos mercados e criando a necessidade do estudante colocar em prática conhecimentos apreendidos ao longo do curso.

      Prevê-se que o estudante possa criar um edifício intelectual de raciocínio lógico e prático aplicado ao marketing e capaz de ser executado nos mercados.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas lecionadas em ambiente prático com acompanhamento e orientação de projeto final, com apresentações periódicas do trabalho realizado de acordo com os conteúdos programáticos apresentados em aula.

    Assim, ao longo do semestre são executadas tarefas orientadas pelo docente e que funcionam como elementos de work in progress do trabalho de avaliação final.
     

    Avaliação:     Estudo de caso (20%)
                         Plano de Marketing (70%)
                         Apresentação Oral (10%)


    Nota mínima no Estudo de caso e no Plano de Marketing de 9,5 valores. Caso o estudante tenha alguma classificação abaixo da nota mínima estabelecida, reprova no regime de Avaliação Contínua.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Westwood, J., (2019). How to Write a Marketing Plan. Elsevier, Kogan page
    • Chernev, A., (2019). Strategic marketing management: the framework. Chicago: Northwestern University. 
    • Kreutzer, Ralf T., (2019), Toolbox for Marketing and Management – Creative Concepts, Forecasting Methods and Analytical Instruments, Berlin, Springer
    • Chernev, A., (2017). The Marketing Plan Handbook (5th Edition). Chicago: Cerebellum Press
    • McDonald, Malcolm and Wilson, Hugh (2016). Marketing Plans: How to Prepare Them, How to Use Them, (8ª ed.). West Sussex, Wiley.
    • Wood, M. (2014). The marketing plan handbook. Boston: Pearson.
  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome e contacto do docente Horário de atendimento Sala

    Fernando Angelino

    fernando.angelino@esce.ips.pt

    Sempre que solicitado pelos estudantes, a combinar no final de cada aula.  

     

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