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Apresentação
Apresentação
Disciplina de aplicação prática de ferramentas de Marketing, lecionadas em disciplinas teorias de Marketing e áreas próximas, para o planeamento estratégico e operacional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-1-1754
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
No âmbito da elaboração do trabalho de avaliação do atelier, apresentam-se os conteúdos teóricos abordados em aula e de acompanhamento ao trabalho a ser desenvolvido pelo estudante.
- Análise interna e externa - micro e macro ambiente – análise PESTAL
- Análise e matriz SWOT – simples e cruzada
- Análise e atratividade de mercados (modelo das 5 forças) Estratégias de crescimento
- Objetivos de Marketing
- Formulação de estratégias de Marketing: diferenciação e modelo STP
- Marketing Mix (Preço, Produto, Distribuição, Promoção)
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Objetivos
Objetivos
O objectivo da UC é aprofundar os conhecimentos de Marketing através da realização de um plano de Marketing. Para tal, será criado um ambiente de problemáticas geradas pela incerteza dos mercados e criando a necessidade do estudante colocar em prática conhecimentos apreendidos ao longo do curso.
Prevê-se que o estudante possa criar um edifício intelectual de raciocínio lógico e prático aplicado ao marketing e capaz de ser executado nos mercados.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas lecionadas em ambiente prático com acompanhamento e orientação de projeto final, com apresentações periódicas do trabalho realizado de acordo com os conteúdos programáticos apresentados em aula.
Assim, ao longo do semestre são executadas tarefas orientadas pelo docente e que funcionam como elementos de work in progress do trabalho de avaliação final.
Avaliação: Estudo de caso (20%)
Plano de Marketing (70%)
Apresentação Oral (10%)
Nota mínima no Estudo de caso e no Plano de Marketing de 9,5 valores. Caso o estudante tenha alguma classificação abaixo da nota mínima estabelecida, reprova no regime de Avaliação Contínua.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Westwood, J., (2019). How to Write a Marketing Plan. Elsevier, Kogan page
- Chernev, A., (2019). Strategic marketing management: the framework. Chicago: Northwestern University.
- Kreutzer, Ralf T., (2019), Toolbox for Marketing and Management – Creative Concepts, Forecasting Methods and Analytical Instruments, Berlin, Springer
- Chernev, A., (2017). The Marketing Plan Handbook (5th Edition). Chicago: Cerebellum Press
- McDonald, Malcolm and Wilson, Hugh (2016). Marketing Plans: How to Prepare Them, How to Use Them, (8ª ed.). West Sussex, Wiley.
- Wood, M. (2014). The marketing plan handbook. Boston: Pearson.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome e contacto do docente Horário de atendimento Sala Fernando Angelino
fernando.angelino@esce.ips.pt
Sempre que solicitado pelos estudantes, a combinar no final de cada aula.
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Mobilidade
Mobilidade
Não