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Apresentação
Apresentação
Os alunos vão adquirir conhecimentos de economia, mercados financeiros e contabilidade empresarial que os vai capacitar a elaborar notícias e reportagens sobre estas matérias em linguagem simples e rigorosa. Adquirem ainda capacidade de análise critica sobre a informação e números.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-2-1908
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Matemática para jornalistas.
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A importância da análise critica dos números. Cálculos fundamentais: percentagens, variações e regras três simples.
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As publicações económicas.
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Análise da informação.
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- Como se mede a economia.
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Conceitos gerais: a produção, o emprego e os preços; o Estado e as contas públicas; as relações com o exterior. O PIB: conceito, fontes de informação e notícias.
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- As contas públicas e Orçamento do Estado
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Receitas e despesas públicas. O Orçamento do Estado. Conceitos de défice e de dívida públicas.
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Desemprego e Inflação.
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O emprego e desemprego, como se mede: Inquérito ao Emprego do INE. Outras fontes de informação.
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Os preços: a inflação e a queda de preços, causas e consequências. Fontes de informação.
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As contas das empresas.
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Balanço e demonstração de resultados.
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Mercados financeiros.
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Os mercados accionistas e de dívida. Os mercados cambial. As taxas de juro. O papel do BCE.
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- Matemática para jornalistas.
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Objetivos
Objetivos
Os alunos vão aprender os conceitos essenciais para conseguirem compreender a linguagem utilizada nos sistemas de informação da macroeconomia, dos mercados financeiros e das empresas com o objectivo de conseguirem traduzir, com rigor e em linguagem jornalística, os dados obtidos das fontes de informação utilizadas no jornalismo económico. Pretende-se que, com os conhecimentos adquiridos, os alunos interpretem a linguagem e os conceitos económicos para elaborarem notícias sobre a conjuntura económica, as empresas e os mercados financeiros. Serão ainda capazes de detectar erros de natureza técnica em notícias e estruturar um trabalho com várias peças jornalísticas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas têm uma componente teórica e outra prática e seguem o alinhamento seguinte:
1. Os alunos são desafiados a expor as notícias económicas e financeiras que marcaram a semana, identificar os conceitos que não entendem e a analisar a sua estrutura;
2. Exposição teórica dos conceitos e fontes de informação do tema da aula;
3. Elaboração de notícias sobre o tema da aula e exercícios de construção da estrutura de dossiers jornalísticos;
4. Organização do trabalho jornalístico individual.
Avaliação
A avaliação é contínua e os alunos só podem faltar a um terço das sessões para se manterem neste regime. A nota final é a média ponderada pelos seguintes elementos e ponderadores:
1. Avaliação nas aulas (20%): a) Participação nos desafios lançados na aula; b) Elaboração de notícias nas aulas.
2. Trabalho jornalístico individual a desenvolver ao longo do semestre (40%).
3. Frequência (40%): exercício individual.
Exame
Os exames são um exercício individual.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Garcia, R., Rosa, M. J., & Barbosa, L. (2016). Pordata. Obtido de Que número é este? Um guia sobre estatísticas para jornalistas: https://www.pordata.pt/Comunicacao/um-guia-sobre-estatisticas-128
- Martins, C. (2007). 30 anos de jornalismo económico em Portugal ¿ 1974-2004. Livros Horizonte.
- Rio, R. d. (2004). Periodismo Económico y Financeiro. Editorial Sintesis.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
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Mobilidade
Mobilidade
Não