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Disciplina Jornalismo Económico

  • Apresentação

    Apresentação

    Os alunos vão adquirir conhecimentos de economia, mercados financeiros e contabilidade empresarial que os vai capacitar a elaborar notícias e reportagens sobre estas matérias em linguagem simples e rigorosa. Adquirem ainda capacidade de análise critica sobre a informação e números.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Matemática para jornalistas.
      1. A importância da análise critica dos números. Cálculos fundamentais: percentagens, variações e regras três simples.

    2. As publicações económicas.

      1. Análise da informação.

    3. Como se mede a economia.
      1. Conceitos gerais: a produção, o emprego e os preços; o Estado e as contas públicas; as relações com o exterior. O PIB: conceito, fontes de informação e notícias.

    4. As contas públicas e Orçamento do Estado
      1. Receitas e despesas públicas. O Orçamento do Estado. Conceitos de défice e de dívida públicas.

    5. Desemprego e Inflação.

      1. O emprego e desemprego, como se mede: Inquérito ao Emprego do INE. Outras fontes de informação.

      2. Os preços: a inflação e a queda de preços, causas e consequências. Fontes de informação.  

    6. As contas das empresas.

      1. Balanço e demonstração de resultados.

    7. Mercados financeiros.

      1. Os mercados accionistas e de dívida. Os mercados cambial. As taxas de juro. O papel do BCE.

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos vão aprender os conceitos essenciais para conseguirem compreender a linguagem utilizada nos sistemas de informação da macroeconomia, dos mercados financeiros e das empresas com o objectivo de conseguirem traduzir, com rigor e em linguagem jornalística, os dados obtidos das fontes de informação utilizadas no jornalismo económico. Pretende-se que, com os conhecimentos adquiridos, os alunos interpretem a linguagem e os conceitos económicos para elaborarem notícias sobre a conjuntura económica, as empresas e os mercados financeiros. Serão ainda capazes de detectar erros de natureza técnica em notícias e estruturar um trabalho com várias peças jornalísticas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas têm uma componente teórica e outra prática e seguem o alinhamento seguinte:

    1. Os alunos são desafiados a expor as notícias económicas e financeiras que marcaram a semana, identificar os conceitos que não entendem e a analisar a sua estrutura;

    2. Exposição teórica dos conceitos e fontes de informação do tema da aula;

    3. Elaboração de notícias sobre o tema da aula e exercícios de construção da estrutura de dossiers jornalísticos;

    4. Organização do trabalho jornalístico individual.

    Avaliação

    A avaliação é contínua e os alunos só podem faltar a um terço das sessões para se manterem neste regime. A nota final é a média ponderada pelos seguintes elementos e ponderadores:

    1. Avaliação nas aulas (20%): a) Participação nos desafios lançados na aula; b) Elaboração de notícias nas aulas.

    2. Trabalho jornalístico individual a desenvolver ao longo do semestre (40%).

    3. Frequência (40%): exercício individual.

    Exame

    Os exames são um exercício individual.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Garcia, R., Rosa, M. J., & Barbosa, L. (2016). Pordata. Obtido de Que número é este? Um guia sobre estatísticas para jornalistas: https://www.pordata.pt/Comunicacao/um-guia-sobre-estatisticas-128
    • Martins, C. (2007). 30 anos de jornalismo económico em Portugal ¿ 1974-2004. Livros Horizonte.
    • Rio, R. d. (2004). Periodismo Económico y Financeiro. Editorial Sintesis.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

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