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Apresentação
Apresentação
Nesta disciplina, os alunos vão aprender as características da linguagem televisiva e as diferentes formas de relatar os acontecimentos aos espetadores. Os principais géneros jornalísticos em televisão e aquilo que os distingue.
A televisão como trabalho de equipa e os vários intervenientes. Como usar o poder da imagem sem ser redundante. Aprender a construir um jornal de TV, desde que agenda assinala o evento, ao acontecimento em si, a cobertura da notícia e a forma escolhida pela coordenação do jornal para o relatar.
Os alunos vão perceber como funciona o ambiente em televisão e ter contacto com a câmara, no estúdio da universidade. Vão escrever notícias para TV e apresentá-las,mas também experienciar os "diretos" em televisão. Vão ainda fazer uma reportagem, desde a apresentação da ideia, às gravações no terreno, bem como a edição de som e imagem.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT24-1910
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O "mundo" do Jornalismo em Televisão: A máquina por detrás do que aparece no écran/ Os vários departamentos (Redação, Continuidade, Estúdio, Régie, Arquivo, Salas de Edição, etc). A agenda e as várias editorias. O estúdio (presenças atrás das câmaras) e os profissionais que compõem a Régie: Realizador/ Assistentes/ Mistura/ Técnico de Som/Insersor de frases e oráculos.
As Notícias: Técnicas de escrita/Linguagem para TV. As fontes de informação (Próprias, Governamentais, Agências de notícias, Media em geral, Empresas, Denúncias de cidadãos/Telefonemas/e-mails de espetadores, o trabalho dos correspondentes.De que é feito um jornal de TV: Peças, Off's, Th's, reportagens, entrevistas, diretos, A Grande Reportagem e as Rubricas: diferenças e técnicas para cada uma delas.
Apresentação de jornais: A função dos Pivots - A informação que se transmite e a importância da credibilidade/ relação com a câmara. Apresentação e forma de estar em frente às câmaras.
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Objetivos
Objetivos
Os alunos devem ficar aptos para escrever notícias com as características próprias da televisão e vão fazer exercícios que permitem ganhar à vontade em frente à câmara, quer paraapresentação de jornais, o designado "pivot", quer para a realização de reportagens em direto, no papel de repórteres.
Vão ser fornecidas aos alunos ferramentas que permitem executar os vários passos a seguir para a realização de uma reportagem.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exemplos práticos de reportagens (visualização e análise)
Forma como as reportagens são tratadas/designadas "atrás das câmaras"
Trabalho prático com o material de apoio disponibilizado pela universidade (aulas em sala de aula, estúdio e utilização de material de vídeo e som)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
"Os Elementos do Jornalismo - o que os profissionais do jornalismo devem saber e o público deve exigir", Bill Kovach e Tom Rosenstiel, 2001, Porto Editora
"As Notícias no ecrã- uma etnografia da produção do noticiário televisivo", Jorge Souto, ed. março 2019, Teórica edições/poética edições
"Ainda bem que me pergunta- o 1o manual de escrita jornalística editado em Portugal", ed. março 2010, Casa das Letras
"Manual de Telejornalismo, os segredos da notícia na TV", Paulo Rodolfo de Lima e Heródoto Barbeiro, ed. 2005, editora Campus
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não