-
Apresentação
Apresentação
- Aprofundar a compreensão dos alunos sobre as relações internacionais, levando-os a questionar preconceitos sobre os fenómenos internacionais.
- Aprofundar a compreensão dos alunos sobre os principais debates teóricos em relações internacionais, o contexto do seu desenvolvimento, as suas principais preocupações e como estes se relacionam com a dimensão empírica, tanto histórica como contemporânea, das relações internacionais.
- Aprofundar a compreensão dos alunos sobre como as teorias das relações internacionais constituem um conjunto de perspetivas/ferramentas ao seu dispor, que não são necessariamente mutuamente exclusivas, e que se revelam fundamentais para uma análise crítica e sustentada dos fenómenos internacionais.
- Estimular a pesquisa orientada em função de temas e casos no quadro das relações internacionais.
- Promover o debate fundamentado e a discussão temática com um sentido crítico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT24-2-10070
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
1.1 Natureza, objecto e metodologia da disciplina
1.2. Apresentação da bibliografia de base
2. Globalização e Democracia
2.1. Introdução
2.2. As Teorias da Globalização
2.3. A Globalização do Mundo Político
2.4. O que é a Democracia?
2.5. A Democratização da Globalização
3. Os Actores das Relações Internacionais
3.1. Os actores principais - os Estados
3.2. Os actores derivados - as Organizações Internacionais
3.3. Os actores secundários
3.3.1. A Opinião Pública Global
3.3.2. As Multinacionais
3.3.3. A Santa Sé
3.3.4. As Organizações Não Governamentais (ONG)
3.3.5. As Minorias
3.3.6. Os Movimentos de Libertação Nacional
3.3.7. Os Indivíduos
3.4. Os atores não reconhecidos e movimentos terroristas
4. O Poder nas Relações Internacionais
5. Introdução às Teorias das Relações Internacionais
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de Introdução às Relações Internacionais destina-se a apresentar aos alunos um quadro geral das Relações Internacionais contemporâneas, de forma a compreender-se a complexidade crescente da Sociedade Internacional, sacudida por profundas transformações nas duas últimas décadas, a globalização da vida política, económica, social e cultural que transformou o mundo numa aldeia global e a definir-se, com rigor, o objecto de estudo das Relações Internacionais. Pretende-se dar a conhecer o aparecimento e evolução das Relações Internacionais enquanto área específica das Ciências Sociais e Humanas, apreender as relações existentes entre a democracia e a globalização, analisar os principais atores, factores e técnicas das Relações Internacionais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
-
CRAVINHO, J.G.(2002) Visões do mundo. Lisboa: ICS.
YOUNG, J. e KENT, J. (2004) International relations since 1945. Oxford: OUP.
HEYWOOD, A. (2011) Global Politics. Londres: Palgrave.
KRASNER, S. D. (1999) Sovereignty. Organized Hypocrisy. New York: Princeton Uni.Press.
NYE, JR., J. S. (2004) Soft Power. Nova Iorque: Public Affairs.
STRANGE, S. (1996) The retreat of the state. Cambridge: CUP.
Willetts, P. (2001) “Transnational Actors and International Organizations in Global Politics” in J. Baylis e S. Smith (eds) The Globalisation of World Politics. Oxford: OUP.
SATO, E. (2003) “Conflito e cooperação nas relações internacionais: as organizações internacionais no século XXI” RBPI 46(2): 161-176.
BULL, H. ([1977]2002) The Anarchical Society. Londres: Palgrave
DA SILVA, J.V. (2003) “A Verdadeira Paz: desafio do Estado democrático”, São Paulo em Perspectiva, 16(2):36-43.
ZAKARIA, F. (2008) “The Rise of the Rest”, Newsweek.
-
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não