-
Apresentação
Apresentação
“Os Direitos Humanos têm sido ao longo dos tempos, um sinal de valorização da dignidade humana enquanto pressuposto de manifestação e incremento dos princípios mais elementares de cidadania. Contudo, apesar deste esforço, como decorre da História – inclusive dos períodos mais recentes -, nem sempre o Ser Humano tem sido alvo das preocupações de outros Seres Humanos” (Campos, 2019, p.15).
A segurança dos povos e nações faz parte do roteiro dacomunidade internacional, em ordem ao cumprimentos dos direitos humanos. Esta UC surge da necessidade, cada vez maior, de refletir e apresentar pressupostos, que evidenciem a necessidade de conjugar esforços, em ordem à promoção da segurança internacional, tendo em conta os diferentes atores: políticos, económicos, sociais, religiosos e de segurança. Tudo isto só faz sentido, se tiver um papel preponderante na promoção da dignidade humana. O Jornalismo pode aqui contribuir para essa promoção da dignidade humana.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT24-2-23571
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O que são Direitos Humanos?; História dos Direitos Humanos; Principais Instrumentos de Direitos Humanos; A Comunidade Internacional e os Direitos Humanos; Direitos Humanos Desenvolvimento e Segurança; A dignidade humana e os Direitos Fundamentais; Trabalho digno, crescimento económico, fluxos migratórios, refugiados e segurança internacional; Os Direitos Humanos na era digital; Por uma ética na informação; Cooperação: Liberdade, justiça e Paz no Mundo; Diversidade e Multiculturalismo – uma questão de Direitos Humanos; O Jornalismo e os seus contributos para os Direitos Humanos, o Desenvolvimento e Segurança Internacional; O meio ambiente, os Direitos Humanos e a agenda 2030, em ordem à paz e segurança internacionais; O século XXI e os novos desafios aos Direitos Humanos.
-
Objetivos
Objetivos
A UC de Direitos Humanos e Segurança Internacional, inserida no elenco das UCs do 1º Ciclo de Ciências da Comunicação, Ramo de Estudos de Jornalismo, visa articular os problemas da dignidade humana, tais como: migrações/refugiados; desenvolvimento sustentável; desigualdade, acesso à educação, combate à pobreza como desafios estruturais e outros, que têm implicações na segurança internacional e compreender até que ponto o Jornalismo desempenha um papel importante na promoção da dignidade humana.
Assim sendo, pretende-se que os alunos sejam capazes de equacionar criticamente, as questões da dignidade humana com os modelos político-económicos existentes, em ordem à segurança e paz internacionais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas assumirão características diversificadas, de acordo com o momento da apresentação dos conteúdos, sendo apoiadas em bibliografia atualizada e material realizado pelo professor. Haverá momentos de interação argumentativa, principalmente no final de cada tópico. Para a avaliação, será privilegiada uma metodologia de avaliação contínua. A avaliação, pressupõe a realização de 2 testes de avaliação de conhecimentos obrigatórios e presença e participação nas aulas: 1º Teste - 45% 2º Teste - 45% Presença e participação nas aulas - 10%
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baldé. Aua (2017). O Sistema Africano de Direitos Humanos e a experiência dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa; Baltazar, Maria da Saudade, Ramos, Isabel Joaquina, Saúde, Sandra (Coords) (2020). Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança. Edições Sílabo, Lda; Campos, Fernando (2019). Na Senda dos Direitos Humanos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas; Duque, Raquel, Noivo, Diogo, Almeida e Silva, Teresa de (2016). Segurança Contemporânea. Lisboa: Pactor; Garcia, Maria da Glória (2016). Como defender hoje a Dignidade Humana. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa; A Lara, António de Sousa (Coord.) (2014). Crise, Estado e Segurança. Lisboa: Edições MGI; Miranda, Jorge (2020). Direitos Fundamentais. 3ª Edição revista e atualizada. Coimbra: Edições Almedina, S.A.; Miranda, Jorge (2022). Cidadania, sempre. Lisboa: Universidade Católica Editora; Wells, H.G. (2020). Os Direitos do Homem. Silveira: E-Primatur.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não