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Disciplina Jornalismo Político

  • Apresentação

    Apresentação

    Compreender as relações entre jornalismo e política na sua acepção multifacetada. Conhecer as principais instituições políticas do país, bem como a caracterização dos sistemas políticos, das fomas de governo e dos sistemas eleitorais. Dominar as especificidades do trabalho jornalístico na área política e saber agir enquanto profissional. Adquirir aptidões e competências para relacionar estes dois universos de poder. Compreender as transformações no campo dos media no que diz respeito à relação política e jornalismo e o papel daquele na co-criação de eventos socio-politicamentre significativos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Acompanhamento e análise da atualidade política com elaboração de trabalhos jornalísticos e outros ao longo do semestre.

    Sistemas político. Democracia e media. Avaliações da qualidade da democracia.

    Noções importantes de política e jornalismo político, breve história da ideia política, recente transformações e interações do campo da política e dos media.

    A Esfera Pública e o seu entendimento como parte do processo moderno de fazer política e o surgimento dos estados modernos.

    Críticas e revisões ao modelo de esfera pública e de política e às mudanças com o surgimento das novas tecnologias.

    Pontos de contato e caracterização do campo da política e dos media.

    Argumentação política e desvio mediático.

    Jornalismo como quarto poder? 

    Olhar empírico para as novas dinamicas.

    Ideologia, jornalismo político e análise mediática.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Com a aprovação na cadeira de Jornalismo Político, o aluno terá compreendido as relações entre os media e a política e o papel do jornalista e comunicador nas actuais sociedades, sabendo como agir.

    O estudante terá aptidões que o qualificam para trabalhar na área da política de um órgão de comunicação social ou em comunicação política.

    Saberá refletir autonomamente sobre os fenómenos políticos e mediáticos e mobilizar técnicas de construção de conhecimento e análise do jornalismo político e as suas diferentes funções sociais. 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O processo de ensino-aprendizagem é centrado no estudante que analisa a realidade político-mediática desenvolvendo o pensamento crítico, a cooperação e debate e outras qualidades fundamentais para profissionais de comunicação e cidadãos ativos e informados.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Materials, articles, etc, indicated for analysis in moodle

    Correia, J. C. (2011). The Meanings of Public Sphere: is there any democratic role for Internet? In J. C. Correia (Ed.), Public Sphere Reconsidered. Theories and Practices (pp. 37–50). Covilhã: UBI Labcom.

    Esteves, J. P. (2003). Estrutura de poder dos media: que «Quarto Poder»? In Espac¿o pu¿blico e democracia: comunicac¿a¿o, processos de sentido e identidades sociais (pp. 56–70). Lisboa: Edic¿o¿es Colibri.

    Mesquita, M. (2004). Percepções Contemporâneas do Poder dos Media. In O Quarto Equívoco: O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea (2a ed., pp. 71–88). Coimbra: MinervaCoimbra.

    Ramos, I., & Torres, L. (n.d.). Análise dos sistemas eleitorais dos Estados Membros da Comunidade Europeia. Revista de Assuntos Eleitorais, (3).

    Revers, M. (2014). The Twitterization of News Making: Transparency and Journalistic Professionalism: The Twitterization of News Making. Journal of Communication, n/a–n/a. doi:10.1111/jcom.12111

     

     

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