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Apresentação
Apresentação
Compreender as relações entre jornalismo e política na sua acepção multifacetada. Conhecer as principais instituições políticas do país, bem como a caracterização dos sistemas políticos, das fomas de governo e dos sistemas eleitorais. Dominar as especificidades do trabalho jornalístico na área política e saber agir enquanto profissional. Adquirir aptidões e competências para relacionar estes dois universos de poder. Compreender as transformações no campo dos media no que diz respeito à relação política e jornalismo e o papel daquele na co-criação de eventos socio-politicamentre significativos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT24-2-2604
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Acompanhamento e análise da atualidade política com elaboração de trabalhos jornalísticos e outros ao longo do semestre.
Sistemas político. Democracia e media. Avaliações da qualidade da democracia.
Noções importantes de política e jornalismo político, breve história da ideia política, recente transformações e interações do campo da política e dos media.
A Esfera Pública e o seu entendimento como parte do processo moderno de fazer política e o surgimento dos estados modernos.
Críticas e revisões ao modelo de esfera pública e de política e às mudanças com o surgimento das novas tecnologias.
Pontos de contato e caracterização do campo da política e dos media.
Argumentação política e desvio mediático.
Jornalismo como quarto poder?
Olhar empírico para as novas dinamicas.
Ideologia, jornalismo político e análise mediática.
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Objetivos
Objetivos
Com a aprovação na cadeira de Jornalismo Político, o aluno terá compreendido as relações entre os media e a política e o papel do jornalista e comunicador nas actuais sociedades, sabendo como agir.
O estudante terá aptidões que o qualificam para trabalhar na área da política de um órgão de comunicação social ou em comunicação política.
Saberá refletir autonomamente sobre os fenómenos políticos e mediáticos e mobilizar técnicas de construção de conhecimento e análise do jornalismo político e as suas diferentes funções sociais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O processo de ensino-aprendizagem é centrado no estudante que analisa a realidade político-mediática desenvolvendo o pensamento crítico, a cooperação e debate e outras qualidades fundamentais para profissionais de comunicação e cidadãos ativos e informados.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Materials, articles, etc, indicated for analysis in moodle
Correia, J. C. (2011). The Meanings of Public Sphere: is there any democratic role for Internet? In J. C. Correia (Ed.), Public Sphere Reconsidered. Theories and Practices (pp. 37–50). Covilhã: UBI Labcom.
Esteves, J. P. (2003). Estrutura de poder dos media: que «Quarto Poder»? In Espac¿o pu¿blico e democracia: comunicac¿a¿o, processos de sentido e identidades sociais (pp. 56–70). Lisboa: Edic¿o¿es Colibri.
Mesquita, M. (2004). Percepções Contemporâneas do Poder dos Media. In O Quarto Equívoco: O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea (2a ed., pp. 71–88). Coimbra: MinervaCoimbra.
Ramos, I., & Torres, L. (n.d.). Análise dos sistemas eleitorais dos Estados Membros da Comunidade Europeia. Revista de Assuntos Eleitorais, (3).
Revers, M. (2014). The Twitterization of News Making: Transparency and Journalistic Professionalism: The Twitterization of News Making. Journal of Communication, n/a–n/a. doi:10.1111/jcom.12111
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não