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Disciplina Jornalismo Radiofónico

  • Apresentação

    Apresentação

    Além de proporcionar um conjunto de conhecimentos sobre a evolução do meio Rádio, analisando as suas características e especificidades, é privilegiado o estudo da linguagem radiofónica, em especial na edição de notícias (incluindo critérios de selecção e de hierarquização da informação), entrevista e reportagem, sem esquecer a importância da dicção e da fala específica associadas a este território da comunicação. Também é dada muita importância a técnicas de sonoplastia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Especificidades do meio Rádio, face a outros meios; futuro do meio Rádio; características da comunicação radiofónica; a linguagem radiofónica: estética de linguagem/discurso radiofónico; edição de notícias (rigor do texto; enunciação do texto; técnicas de construção do texto jornalístico e não jornalístico) e noticiários (critérios de escolha e hierarquia; técnicas de lançamentos e rodapés); reportagem na Rádio (preparação, realização e linguagem); entrevista na Rádio (preparação, realização e linguagem); outros géneros jornalísticos na Rádio (debate, crónica, etc.); técnicas de improviso. Técnicas de sonoplastia.

  • Objetivos

    Objetivos

    Depois de concluir com sucesso a unidade curricular, o aluno dominará o jargão próprio da Redacção de emissoras radiofónicas, podendo, desde que sujeito a supervisão cuidadosa, editar e apresentar noticiários com domínio das especificidades da "escrita para ser ouvido", efectuar reportagens, conduzir entrevistas, arriscar moderação de debates ou realizar crónicas e improvisar, se necessário.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O docente apresenta a matéria, frequentemente apoiado em exemplos (gravados ou não) produzidos por profissionais de Rádio, e dirige/corrige trabalhos individuais dos alunos, tendo em vista a
    apresentação ao microfone. Os alunos gravam os trabalhos que prepararam, com correcção imediata pelo docente (conteúdos e atitude/ânimo comunicacional). O docente pode solicitar aos alunos trabalhos(textos e/ou gravações) realizados fora das aulas. A avaliação dá como adquiridas as regras sobre comparência às aulas impostas pela escola, no regime de avaliação contínua, mas distingue a maior ou menor assiduidade e a qualidade da prestação dos alunos nas aulas (40%+15% da nota final); e implica um trabalho final de realização de noticiário ou reportagem (45% da nota final).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    MENESES, João Paulo - Tudo o que se passa na TSF... para um "livro de estilo" . Porto : Jornal
    de Notícias, 2003. 325 p. 972-9391-34-4

     

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